Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pode a FÉ decidir uma Copa do Mundo?

A Copa do Mundo trouxe para nosso país 32 seleções, tendo os cinco continentes representados entre elas. Um verdadeiro turbilhão cultural invadiu nosso país, trazendo com ele uma infinidade de mandingas, superstições e crenças. Cada  cultura se apega no que pode, afim de conseguir uma ajudinha sobrenatural para seu time de coração, e inclusive, muitos evangélicos brasileiros tem dedicado algumas horas de seu tempo a orar  pela seleção de Scolari.

Mas será que a fé pode decidir uma competição esportiva, como o mundial de futebol?

Final da Copa do Mundo de 1994 no Estados Unidos. Em sua cobrança de pênalti, o italiano Roberto Baggio, praticante do budismo e suas filosofias de controle mental, manda a bola a metros do gol de Taffarel. O goleiro da seleção canarinho, evangélico fervoroso, cai no chão de joelhos, e com os dedos em riste, realiza uma oração  diante das câmeras de todo o planeta, agradecendo a Deus pela conquista.

Mas teria Deus ganho a Copa do Mundo para o Brasil?

Obviamente a resposta é um glamoroso NÃO, afinal competições esportivas são disputadas e decididas por recursos e habilidades puramente humanas. Entretanto, pode sim haver uma ajudinha celestial em campanhas vitoriosas como no tetra e no pentacampeonato de futebol, conquistados pelo Brasil.

Para afirmar isto, basta lembrar da história de José. O jovem hebreu manteve-se fiel ao Senhor em todos os momentos de sua vida. Sua FÉ era consistente e inabalável, sendo aplicada em todas as atividades por ele realizada; e assim, as bênçãos de Deus jamais deixaram de acompanha-lo. Entretanto, José não era de fato, o maior beneficiado com a prosperidade divina que o seguia, mas sim aqueles que o cercavam. Pelas mãos de José, a casa de Potifar prosperou. Por causa de José, a prisão se tornou um ambiente agradável. Pela intervenção de José, o Egito escapou da fome, e se tornou a maior potência econômica do mundo antigo. Ou seja, basta um servo fiel exercitar sua fé, agindo como um canal abençoador, para que todo um ambiente (até o mais improvável), seja abençoado.

Partindo desta premissa, podemos concluir que se existir um  “Servo de Deus” atuando em uma determinada seleção, ele será um canal de benção para todo o seu selecionado, e automaticamente, sua equipe terá uma “vantagem” espiritual sobre os seus adversários. Entenda: Deus não entrará em campo para decidir uma partida, mas abençoará seus filhos, e estes sim, terão a capacidade de decidir um campeonato em favor de seu time. E se assim for, então podemos ter grandes esperanças na conquista do HEXA.

Assim que o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou a lista com seus 23 convocados, o facebook oficial dos Atletas de Cristo (entidade formada apenas por esportistas evangélicos), postou uma nota dizendo: “Você orou conosco e quatro de nossos atletas foram convocados hoje para a copa deste ano: Jefferson, Fernandinho, Hernandes e Fred. ” Em 2013, o goleiro Jefferson se envolveu em uma polêmica ao professar sua fé usando uma camisa com o desenho de um peixe, símbolo do cristianismo. Já o atacante Fred, recentemente participou de uma reportagem do Globo Esporte revelando ser membro da Comunidade Evangélica da Zona Sul, no Rio de Janeiro. Além desses quatro jogadores já citados, outros convocados não se envergonham de expressar sua fé, e aumentam a fileira dos evangélicos na seleção canarinho, como por exemplos, os atacantes Bernard e nosso camisa 10, Neymar Jr. Mas nenhum deles tem se destacado tanto no quesito “testemunho de fé” quanto a dupla de zagueiros da nossa seleção: Tiago Silva e Davi Luiz.

Em 2005, ao ser contratado por um time russo, o hoje capitão Tiago Silva, contraiu tuberculose e quase perdeu sua vida. Os médicos disseram que ele havia morrido para o futebol e que jamais voltaria a jogar profissionalmente. Após uma milagrosa recuperação, aos 29 anos, Tiago é hoje considerado por muitos como o melhor zagueiro em atividade no mundo e testifica: Deus salvou minha vida. O jogador também usa as redes sociais para postar fotos dos cultos que participa com legendas do tipo: Tarde Abençoada!

Já Davi Luiz, um dos mais populares jogadores da atual seleção, quando ainda jogava em Portugal, chamava a atenção da mídia local, pelo gosto por adesivos automotivos com os dizeres: “Cristo é Vida” e “Deus é a Fé”. Em 2011, já na Inglaterra, Davi foi flagrado pelas redes de televisão “orando” com imposição de mãos pelo companheiro de time Fernando Torres, que amargava várias partidas sem marcar gols. Coincidência ou não, Torres foi para as redes por duas vezes naquele jogo.

No total, oito jogadores evangélicos compõem a atual seleção brasileira, o que aumenta consideravelmente as nossas chances na Copa do Brasil. Basta lembrar que em 1994, ano do tetra, apenas Taffarel, Jorginho e Paulo Sérgio eram chamados de Atletas de Cristo, e em 2002, ano do penta, esse grupo era formado apenas pelos jogadores Lúcio, Edmilson e Kaká.

Se orar pela seleção é um tabu para muitos cristãos, podemos orar por nossos irmãos que fazem parte do escrete canarinho, e por que não, unir nossa fé a deles.

E que Deus abençoe seus Servos.
Que Deus abençoe a Seleção.

Deus abençoe o Brasil.

Por: 
Miquéias Daniel Gomes

Fontes: 
www.noticias.gospelmais.com.br
www.cpadnews.com.br
www.atletasdecristo.org

O time dos evangélicos da Seleção Brasileira: Jefferson, Fred, Hernandes, Bernard, Fernandinho, Davi Luiz, Neymar Jr e Tiago Silva

Vai começar o novo trimestre da EBD - Liderança Cristã

Revista Dominical Jovens e Adultos
3º Trimestre de 2014
Tema: Liderança Cristã – Conhecendo os segredos da liderança eficaz
Comentarista: Pr. Abner Ferreira
Início das Aulas: 06/07/2014

Pr. Abner Ferreira (comentarista)
Neste trimestre, estudaremos o tema “liderança Cristã: Conhecendo os segredos da liderança eficaz, visto que, em nossos dias, o tema “liderança” tem recebido especial atenção. As qualidades da liderança eficaz, o caráter do líder, o equilíbrio de sua liderança e as suas atitudes são fatores fundamentais reconhecidos universalmente como uma questão estratégica em qualquer administração e, na dimensão eclesiástica, fazem com que uma liderança seja bem-sucedida. Portanto, em cada lição, teremos a oportunidade de aprofundar as questões bíblicas e teológicas na perspectiva de um delineamento do perfil da liderança cristã eficaz. O nosso objetivo pedagógico e nosso interesse, com este conteúdo, muito mais do que simplesmente apresentar fórmulas e métodos pragmáticos, estão voltados para o cerne da verdadeira liderança: glorificar a Deus. Por isso o objetivo de cada lição é levar os alunos a reconhecerem que a Igreja do Senhor Jesus Cristo necessita, urgentemente, de líderes irrepreensíveis com o coração segundo o coração do próprio Deus.  Líderes que estejam dispostos a pastorear o rebanho de Deus não como dominadores, mas de forma exemplar e eficaz, (1 Pedro 5:1-2)."

Pr. Abner de Cássio Ferreira
Presidente da CONEMAD/RJ (Convenção Estadual Ministério de Madureira no Estado do Rio de Janeiro); Presidente da Catedral Histórica das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira, 3º Vice-Presidente da CONAMAD, Advogado, Bacharel em Teologia; Escritor, Articulista e Conferencista.


domingo, 29 de junho de 2014

Terra seca... Água abundante

Texto inspirado nas ministrações do Pr. Wilson Gomes, Pb. Jackson Márcio Luiz e Min. de Louvor Diante da Graça, no  Culto da Família em 29/06/2014


Existe um chavão pentecostal que diz: “Quando o crente chora, Deus chora também”. E talvez seja esta a explicação para as águas misteriosas que milagrosamente enchem as nossas cisternas em época de sequidão.

Pr. Wilson Gomes
O rei de Moabe aproveitou o abatimento nacional provocado pela morte do rei Acabe, e promoveu uma rebelião contra Israel, a nação soberana. O herdeiro real, Jotão,  rei inexperiente e sem profundidade espiritual solicitou ajuda a Josafá, o rei de Judá, afim de que  marchasse com ele afim de conter aquela revolta, e foi prontamente atendido. Ambos os exércitos seguiram caminho por Edom, e ali foram reforçados pelos soldados edomitas. Mas o excesso de homens provocou um efeito colateral gravíssimo, já que no sétimo dia, todo o suprimento de água acabou. Sedentos e desesperados, os três exércitos se abateram grandemente, ao ponto de seus reis temerem uma grande derrota. Jotão solicitou então a Josefá que encontrasse um profeta de Deus, afim de que ele orasse ao Senhor pelo socorro, e abençoasse os guerreiros. Elizeu então é trazido diante dos monarcas, mas conhecendo o histórico pagão do rei israelita, ele se nega a proferir qualquer palavra de benção. Entretanto, Josafá, o rei judeu, era um homem temente ao Senhor, e assim, Deus decide intervir em favor daquele povo. O profeta Elizeu então ordena que um musico louve ao Senhor, e instrui que na terra árida daquele vale, sejam cavadas muitas cisternas. Após, o trabalho feito, o profeta reúne os líderes e lhes informa como se dará o socorro divino: - “Vocês não verão o vento e nem a chuva; porém, este vale ficará cheio de agua, e tanto vocês quanto os seus rebanhos saciarão sua sede.  Mas Deus pode, e vai, realizar algo ainda maior... Ele entregará Moabe em suas mãos e vocês destruíram a terra dos moabitas”.

Pb. Jacksom Márcio Luiz
E na manhã seguinte, inexplicavelmente, da região de Edon começam a correr águas, e em pouco tempo, toda aquela região está alagada, provendo hidratação para todos os exércitos e seus animais. Porém,  a mesma água que salvou os três reinos, selou a ruína do inimigo Moabe. Sob o nascer do sol, as águas dos poços refletem tons avermelhados, provocando uma coloração que aos olhos dos moabitas parece ser sangue. Seus estrategistas então concluem que houve uma guerra entre os três reinos, e aqueles são poças hemorrágicas. Então, eles baixam suas defesas e partem para saquear os cadáveres. Mas quando chegaram ao acampamento de Israel, encontraram um exército mais vivo do que nunca, e acabam sendo derrotados com muita facilidade.

O mesmo Deus que fez poços secos se encherem de água sem que houvesse chuvas no céu, é o Deus que continua trabalhando pelo seu povo em nossos dias. A voz do profeta agora ecoa da boca de nossos pastores, e nesta noite, fomos instruídos a cavar nossas cisternas, pois ainda que não existam prenúncios de chuva, nossos poços se encheram milagrosamente de águas...

Você tem chorado? Lembre-se que Deus tem chorado junto com você... E se sua lágrima tem apenas a capacidade de molhar seu travesseiro, as lágrimas de Deus perdoam pecados, regam nossos campos, transbordam nossos poços e saram a nossa terra.

Creia... Confie... Descanse... Deus já está agindo em seu favor.

Jardim Ludi e Jardim São José - Obra a todo vapor!


Nossas congregações estão a todo vapor, e Deus tem honrado o empenho de seus filhos. Além dos trabalhos em nossa Sede Regional, na Rua Silvio Aurélio Abreu, 595 – Jardim Florestal; a cidade de Estiva Gerbi tem sido impactada com uma série de eventos promovidos pelas nossas congregações no Jardim Ludi e Jardim São José.

Sob a responsabilidade do Pr. Adriano Silva, a congregação situada a Rua Maria de Lurdes Santos Abreu, 580 – Jardim Ludi, tem atraído muitas almas para suas reuniões, promovendo toda semana a QUINTA FORTE, e eventos especiais como as NOITES DE AVIVAMENTO e o CULTO DE CRIANÇAS. Em sua última e bem sucedida iniciativa, a congregação promoveu na noite deste sábado (28/06/2014), o seu primeiro CULTO DE MISSÕES, e mais uma vez Deus honrou o empenho do seu povo.

Já a sub congregação situada a Rua Niverson Gomes da Silva, 150 – Jardim São José, que bem como dirigente o Pr. Luiz Carlos Cândido; realiza as terças feiras um culto especial no endereço acima citado, e nos demais dias da semana, a equipe do Pr. Luiz promove evangelismo pessoal nas ruas da cidade. Na tarde deste domingo (29/06/2014), os irmãos desta congregação realizaram um lindo culto ao ar livre no sítio do casal Vagner e Suzana, levando a Palavra do Senhor para cada vez mais longe, e  Deus se mostrou a frente deste trabalho.

Continuem assim, firmes em seus propósitos, convictos em suas iniciativas e focados na mesma visão ... Estiva Gerbi é um campo fértil, e muitas almas ainda precisam ser ganhas para Jesus.... Afinal, é o pescador que vai onde os peixes estão!

Pr. Adriano Silva e Pr. Luiz Carlos Cândido

Confraternização - Herança Divina

O nosso  dia a dia é muito estressante. Muito trabalho, pressões externas e internas  cobranças, responsabilidades, chefe...  Ainda bem que podemos “aliviar” toda esta tensão aos pés do Senhor, seja numa oração solitária ou num lindo culto congregacional. Mas não é que até mesmo na igreja, o obreiro irá se deparar com um cenário laborioso... Muito trabalho, pressões externas e internas,  cobranças, responsabilidades, líderes... 

Por isso, as vezes, é necessário dar “um tempo”, se refugiar em uma “ambiente neutro”, e simplesmente, esquecer das rotinas e responsabilidades. Pensando no bem estar de seus integrantes, a liderança do Grupo de Varões Herança Divina promoveu neste domingo uma confraternização especial para os homens da igreja, que puderam por algumas horas, deixar de lado as preocupações hodiernas e literalmente “refrescar” a cabeça em momentos agradáveis e divertidos entre iguais. E foi exatamente isto que aconteceu... Sem filhos e mulheres por perto, esses maridos dedicados e pais zelosos puderam apenas se divertir, jogar conversa fora, falar de copa do mundo, trocar experiências ministeriais, contar causos,  praticar esportes; e é claro que o combustível para essas atividades foi uma carne assada no ponto e muita Coca-Cola...

Enfim uma manhã agradabilíssima, que nos ajudou a arejar a cabeça para os dias que se seguem, e a fortalecer os laços fraternais que nos tornam um só, apesar de nossas diferenças. Desta união são produzidos frutos para o próprio grupo Herança Divina, para a Igreja e, é claro,  para o Reino de Deus!


sábado, 28 de junho de 2014

Nova Dimensão - Festa de Louvor


O Grupo de Jovens Nova Dimensão preparou na noite deste sábado (28/06/2014), uma grande festa de louvor para finalizar os departamentais de junho. E este culto especial com os jovens da igreja, contou com a participação especial da Assembleia de Deus Madureira – Jardim Novo e da Assembleia de Deus Ipiranga, ambas da cidade de  Mogi Guaçu SP.

E recompensador olhar para a nave da igreja e ver o templo repleto de jovens ávidos por louvar e adorar ao Senhor, ao invés de “curtir” as muitas opções que mundo oferece fora do redil. Assim, fomos privilegiados com um das daqueles momentos inesquecíveis, onde a Glória de Deus se manifestou através do louvor... Louvor desta geração, levantada por Deus para mudar a história de um mundo caótico, sem princípios morais e entregue nas mãos de Satanás. Muitos levitas do Senhor participaram desta grande celebração, dentre os quais o Grupo Nova Dimensão, Grupo Fortes em Cristo, Grupo Shalon, Ministério de Louvor Jardim Novo e a cantora Sulamita Vital.

O ministro convidado como preletor da noite foi o nosso querido amigo Pr. Maximiliano Machado, que baseado no texto da primeira carta aos Coríntios 1:27, e em seu próprio testemunho pessoal, trouxe-nos uma palavra maravilhosa sobre a grandeza dos planos de Deus para a nossa vida. Plano este que consiste em usar as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias e entendidas. E somos nós, que por vezes julgados com incapazes e sem propósitos nobres, que ele usa como o ponto chave de seu grandioso plano, e nos leva para lugares de seu no seu Reino.

Foi uma noite impactante, onde novamente Deus nos lembrou que não estamos aqui por mero acaso, mas sim porque ELE tem um proposito especial para cada um de nós, e por mais que tentemos fugir deste chamado, Deus ira nos buscar, e ainda que seja do fundo do poço, ELE nos trará de volta para o seu lindo e perfeito plano.

Grupo Fortes em Cristo, Ministério de Louvor Jardim Novo, Sulamita Vital, Grupo Nova Dimensão, Grupo Shalon e Pr. Maximiliano Machado.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Grupo de Missões Ágape promove Campanha do Agasalho

O inverno chegou, e muitas pessoas estão sendo castigadas pelo frio. 

Este é um tempo propício para promover o calor humano, capaz de esquentar tanto o corpo, quanto o coração.  Exatamente por isto, o Grupo de Missões Ágape esta angariando doações que serão enviadas ao Paraguai, como ajuda humanitária aos irmãos de baixa renda daquela localidade.

Quem quiser se engajar nesta causa pode estar contribuindo com roupas, agasalhos, cobertores e brinquedos. Todo o material arrecadado em Estiva Gerbi terá como destino as cidades paraguaias de Pedro Ruan Caballero, Ybi Yau, Liberacion, Choré, Santa Rosa del Aguaray, Capiatá, Lomapoku, Sanguinaque, São Pedro, Lima, Santani e Assunção, alem da tribo indígena Unhurunguá e as colonias de São Luiz, Pedro Gimenes, Lopes Salinas, Nova Esperança e outras, onde nosso ministério mantem suas igrejas. Os pontos de recolhimento estão na Rua Silvio Aurélio Abreu, 595, Jardim Florestal, e as doações podem ser realizadas durante os horários de nossas reuniões. Maiores informações podem ser adquiridas com o Cp. José Osvaldo e a Dca. Carmem Silvia, organizadores da campanha.

Ajude a aquecer alguém neste inverno, e sinta o seu coração ser aquecido por Deus.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

EBD - O prazer de experimentar a cura das feridas da alma

Davi era apenas o oitavo filho de Jessé, moço ruivo e franzino, designado para cuidar de ovelhas enquanto seus irmãos serviam na guerra. O pastorzinho se tornara insignificante em uma casa de heróis nacionais, o que lhe rebaixava ao posto de filho menos notável e párea de seus iguais. Davi não experimentou do carinho do pai, não recebeu afagos de seus irmãos mais velhos e jamais foi recompensado pelo bom trabalho realizado nos pastos. Sua insignificância dentro da família era tanta, que nem mesmo após ser ungido pelo próprio profeta Samuel, como o novo rei de Israel, ele ganhou o respeito de sua família. Pelo contrário; na manhã seguinte a sua unção, lá estava o ruivinho no campo, lidando com animais e distante do calor paternal. O tempo passou e após muitas batalhas, Davi finalmente ascendeu ao trono de Israel, se tornando o maior rei daquela nação. Mas, se sobrava experiência militar para conduzir seu exército às grandes vitórias, faltava experiência familiar, e Davi acabou conduzindo sua própria casa para um caminho de fracassos e derrotas.

Refletindo o descaso que sofrerá na juventude, o Rei não concede privilégios ao velho Jessé. Seus irmãos, veteranos de guerra e heróis nacionais não obtém nenhum reconhecimento real. Sem grandes parâmetros provindo de berço, Davi se casa com diversas mulheres e com elas gera mais de 20 filhos, criando dentro de sua casa uma verdadeira guerra civil por poder e posição. Filho de pai ausente, Davi se torna um pai ausente, que não percebe os olhos lascivos de seu primogênito AMNON para com a própria irmã, TAMAR. Devido ao descaso de DAVI, o perverso AMNON sucumbe a seus desejos carnais, e após colocar em prática um malicioso plano, ele violenta sua irmã, e depois de deflorá-la, sentindo uma imensa repulsa pela moça, a expulsa de casa, jogando-a ao relento. Ao saber do fato, DAVI fica furioso, entretanto, mais uma vez é relapso e não toma qualquer atitude em relação ao estupro incestuoso. Não pune AMNON, e sequer, presta qualquer amparo a TAMAR, sua própria filha.

Um de seus outros filhos, chamado ABSALÃO, é que se encarrega de cuidar das feridas físicas e emocionais de TAMAR, e astuciosamente, elabora um plano para se vingar de seu irmão AMNOM. Durante uma festa, onde todos os príncipes estão reunidos e embriagados, os homens de ABSALÃO atacam de surpresa, e matam AMNON. Com a morte do futuro rei, DAVI se enfurece e exige que o assassino seja punido, e assim, ABSALÃO se vê obrigado a fugir para Gesur. Num mesmo dia DAVI perde dois de seus filhos mais queridos.

Pais tentem a perdoar os filhos com certo imediatismo, porém, DAVI demora três anos para conceder o perdão real a ABSALÃO, e quando este volta para casa, Davi não o trata como filho, mais sim, como um dos muitos nobres de Israel. Ressentimentos afloram no jovem príncipe e silenciosamente ABSALÃO começa uma revolução nas ruas. Sua estratégia dá resultados, e ele é declarado rei de Hebrom, e com um exército a sua disposição, parte para um ataque surpresa contra seu pai. Desprevenido, DAVI perde o palácio para seu próprio filho, que além de tomar para si o trono de Israel, humilha o velho rei estuprando em público as mulheres de seu pais. A guerra civil gerada devido a conflitos familiares, só termina quando após um trágico incidente, ABSALÃO morre, provocando ainda mais dor em DAVI.

Dramas e traumas. Sofrimento e dor. Descaso e lágrimas... Davi é um péssimo exemplo de pai, mas um grande exemplo de como devemos nos portar diante do Todo Poderoso, já que conseguia desfrutar plenamente da Graça de Deus, que é capaz de curar nossas dores mais agudas, e ser imerso pelo Amor de nosso Senhor, que tem o poder de cobrir uma multidão de erros. Assim, de cada experiência ruim e traumática, Davi se fortalecia através do perdão, e apesar de seus muitos pecados, através do arrependimento, conseguia construir a estrada que o levava de volta para os braços de Deus.

E é exatamente com o exemplo de Davi, que chegamos à última lição deste trimestre. Nos últimos meses estivemos falando acerca de diversas enfermidades que incomodam o homem e, em muitas situações, que o impedem de realizar a vontade de Deus. No entanto, ao nos depararmos com o Salmo 139, escrito pelo próprio Davi, começamos a entender muito da verdadeira alma humana. O sentimento do salmista aqui expressado nos mostra o seu desejo de servir e fazer a vontade de Deus, mas, com uma certeza, no coração, há de estar totalmente curado de todos os males que afligem seu interior.


Uma reflexão sobre a Vida...

Muitas vezes nos pegamos imaginando como seria a nossa vida se fossem realizados nela todos os tipos de milagres. É fato que, servindo ao Todo Poderoso, o homem está sujeito à ação dEle em sua vida, e essa ação inclui a realização de milagres, contudo sabemos que, ao longo da nossa existência, acumulamos uma série de experiências que são capazes de causar danos irreversíveis em nossa alma, atingindo diretamente a mente e refletido em nossas emoções. Em sua exposição, o salmista não esconde a consciência de que Jeová é capaz de conhecer o seu interior, mesmo que não seja revelado verbalmente (SaImo 139:4). Servimos a um Deus que tudo sabe e tudo conhece, no entanto fica claro para nós que um de seus desejos principais em relação ao homem é justamente vê-lo expressar os seus sentimentos para que possa intervir de maneira eficaz (SaImo 38:9). Já no Éden o Criador procurava Adão na viração do dia para conversar e, mesmo sabendo do desatino cometido por sua criatura, não tomou nenhuma atitude até que este expusesse o seu feito (Gêneses 3:8).

As enfermidades da alma, em sua maioria, tendem a agir de forma a nos afastar da presença de Deus, pois elas levam o indivíduo a um caminho obscuro e desconhecido capaz de promover dores profundas em seus sentimentos. Davi foi um homem que viveu e sobreviveu a muitas batalhas, tais batalhas se deram tanto na esfera material quanto na espiritual, elas, com certeza, provocaram cicatrizes profundas. Entretanto vemos Davi sempre disposto a permitir-se realizar verdadeiras catarses diante de seu Criador onde não se furta de exprimir seus mais profundos sentimentos. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?  Nestas palavras do Salmo 139:7, vemos que o salmista reconhece a sua incapacidade de lidar com seus medos e pavores e sabe que, nem mesmo em profunda depressão, estará fora do alcance dos olhos de Deus. A angústia vivida por Davi em alguns momentos de sua vida se apresentava como se fosse constante, todavia ele tinha certeza da companhia de Jeová (SaImo 139:8-10). Sabemos que o sentimento de culpa era o principal mal que assolava a sua existência; o medo da reprovação o levava a um choro secreto, só revelado ao Senhor em situações de extrema tristeza. Ao mesmo tempo em que Davi externava o seu temor a Deus, ele expressava a certeza da sua misericórdia para com ele (SaImo 139:14) e o louvava do mais profundo do seu íntimo, pois entendia a repreensão como expressão do amor do Pai, conforme mais tarde escreveu Salomão, um de seus filhos prediletos, em Provérbios 3:12.

Desmistificando o conceito de 
Maldição Hereditária

Atualmente vemos alguns grupos religiosos “ditos evangélicos” difundindo uma doutrina voltada para o que eles chamam de “maldição hereditária”. Em suas teorias, buscam afirmar que algo passado ou sofrido por um antepassado pode se manter como castigo ou maldição na vida do servo de Deus. Tais doutrinas contradizem peremptoriamente a Palavra de Deus que afirma exatamente o contrário. O texto do livro do profeta Ezequiel 18:20 nos mostra que o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho, deixando claro este ato de justiça do Criador. Os defensores da teoria da maldição hereditária tentam apresentar experiências negativas, tanto na esfera espiritual quanto na natural, como sendo herança. No entanto sabemos que grande parte de males sofridos por nossos descendentes são ocasionados por atitudes erradas que tomamos na criação de nossos filhos. Daniel Goleman, em seu livro “Inteligência Emocional”, diz que “alguns pais ignoram qualquer tipo de sentimento de seus filhos considerando sua perturbação emocional como algo banal; na verdade, deveriam aproveitar estes momentos para uma maior aproximação”, e com isso, evitariam muitos problemas no futuro. Entretanto podemos tentar esclarecer algumas situações que ocorrem no âmbito da alma e podem sim ter uma origem familiar, mas a este “efeito nepotista”, chamaremos aqui de Reprodução de Neurose.

Como funciona a Reprodução de Neurose

A Neurose nada mais é do que uma reação exagerada do sistema emocional em relação a uma experiência vivida, também chamada de REAÇÃO VIVENCIAL, e que se transforma em uma doença emocional, afetiva e da própria personalidade. Quando se diz que alguém é “neurótico” ou que “age de forma neurótica”, estamos dizendo que este indivíduo tem reações vivenciais “não normais”. Assim, essa pessoa adota uma série de comportamentos, que embora compatíveis com suas próprias emoções, são incompatíveis com os padrões sociais de seu convívio. O quadro de neurose é amplo e muito variado, onde cada tipo de transtorno neurótico tem seus próprios sintomas, e podem sim estar enquadrados em casos de ansiedade, fobias, depressão, estresse, histeria, obsessões e compulsões.  O Neurótico tem plena consciência do seu problema, mas geralmente, sente-se incapacitado para resolve - lo. Um dos agravantes da neurose, e que ela pode ser reproduzida nas pessoas próximas ao neurótico.
  
Para explicar o termo REPRODUÇÃO de NEUROSE, vamos explorar algumas situações vividas por Davi. O dia de um pastor de ovelhas era de muitos riscos, os quais fizeram de Davi um homem preparado para enfrentar inimigos perigosos ao longo de sua vida. Em suas batalhas, usou conhecimentos adquiridos em sua lida diária como o uso da funda contra Golias. Em outras situações, também demonstrou ser um homem de sentimento duro. Essa forma de expressar seus sentimentos pode ter ocorrido por causa da maneira dura que foi tratado por seu pai.

Em sua vida familiar, podemos perceber que não era o preferido de seu pai, visto que o mesmo sempre o procurava usar para serviços menores, pouco valorizados pela sociedade da época. Levar comida para seus irmãos era algo comum na vida dele e sempre que o fazia, voltava rapidamente para cuidar das ovelhas em Belém Tais acontecimentos ficaram registrados em sua mente e foram determinantes no processo de formação da sua personalidade, visto que, na criação de seus filhos, também deixou claro as suas preferências reproduzindo o que havia ocorrido com ele. Mesmo já tendo sido ungido por Samuel, em um episódio de impressionante desprezo, demonstrado por Jessé, que deixou claro a sua preferência por Eliabe, Abinadabe, Sama e os outros; Davi continuava a obedecer e fazer o que lhe era imposto. Os sentimentos de Davi certamente eram afetados por esse tipo de comportamento demonstrado por seu pai. Embora não se tenha rebelado contra sua família, não deu a seus irmãos nenhuma posição de destaque em seu exército. Essa atitude aliada ao fato de demonstrar preferência por alguns de seus filhos comprovam a reprodução de neurose herdada de seu pai.

A história do reinado de Davi foi marcada por algumas grandes tragédias, uma delas, talvez a mais importante, foi a rebelião de seu filho Absalão que não suportou o fato de seu pai não ter tomado nenhuma atitude em relação a seu irmão Amnon quando do estupro de sua irmã Tamar. A falta de um diálogo claro entre pai e filho pode sempre causar maus entendidos, pois vemos com o desdobrar dos acontecimentos, que, ao contrário do que Absalão pensava, o seu pai o amava intensamente (II Samuel 18:32-33). Neste fato, vemos, mais uma vez, um exemplo de reprodução de neurose. Uma vez que Jessé não se colocava claramente em relação a Davi, isso fez com que ele tivesse a mesma dificuldade em relação a seu filho Absalão.

Desfrutando da Ação de Deus em nossa vida

Os versículos 11 e 12 do Salmo 139 são, talvez, os mais impactantes, pois demonstram a certeza de que Davi tinha que, mesmo em estado de profunda depressão, o homem de Deus nunca se sentirá desamparado por Ele. Davi tomou algumas atitudes reprováveis aos olhos do Senhor, contudo, em momentos decisivos de sua vida, escolheu fazer a vontade de Deus. O texto de I Samuel, capítulo 25, mostra-nos que, em alguns momentos, a ira tomava conta do coração de Davi. Em sua vida, nada havia sido fácil; sempre esteve se deparando com situações limites (I Samuel 25:8) quando a melhor atitude, parecia sempre partir para o ataque (I Samuel 25:13). Nesse momento, ele já teria tomado a sua decisão, no entanto ouviu a mulher de Nabal (I Samuel 25:26-35) e esperou Deus trabalhar em seu favor (I Samuel 25:37-38). Não importa o quanto estejamos sofrendo por sentimentos obscuros que desconhecemos, o importante é reconhecer que Deus pode nos livrar desses sentimentos se pedirmos a Ele (SaImo 19:12)

Durante a sua expressão de louvor, Davi declara que a sua alma sabe do que Jeová é capaz (SaImo 139:14). Ao longo das lições estudadas, podemos aprender como o sofrimento da alma pode ferir, de maneira profunda, o indivíduo, levando-o a uma condição, em alguns casos, deploráveis, mas ainda assim, se tal indivíduo se apresentar ao Criador com o coração contrito, experimentará o melhor de Deus em sua vida. Existem técnicas de tratamento eficazes para solução das enfermidades da alma, todavia estar com o Senhor e reconhecer o seu poder podem evitar que o homem chegue ao fundo do poço, mergulhando em crises existenciais que ele mesmo desconhece. Entretanto, para algumas pessoas, isso se torna muito difícil, daí a necessidade da ajuda de alguém com conhecimento científico específico em áreas que estudem o comportamento humano para que, com tratamento terapêutico, ajude o indivíduo a identificar as causas de suas crises (Tiago 5:16).

Deus tem sempre o melhor para nós

O Criador sempre quer o melhor para nós, pois sempre está nos preparando algo especial (SaImo 139:17). Em nenhum momento, o Senhor quer ver um servo com sentimento de culpa, angustiado, sofrendo com o medo, insegurança, dificuldade de dizer não, falta de reconhecimento de culpa entre outros sintomas que poderão produzir um afastamento do indivíduo de Sua presença e consequentemente a falta de intimidade com Ele. O texto proposto por Paulo, em II Coríntios 5:17, nos dá a nítida noção de que, ao aceitarmos a Cristo, estaremos livres de tudo que nos fazia mal no passado, está totalmente correto, no entanto, em Romanos 12:2, vemos o mesmo Apóstolo nos apresentando a necessidade da renovação de nosso entendimento. O que entendemos a partir daí? O versículo de segunda aos Coríntios nos garante uma mudança total em nossa estrutura espiritual, enquanto o texto da carta aos Romanos nos mostra à necessidade de mudança e cura em nossa estrutura emocional. Só depois de passarmos por essas duas transformações, poderemos gozar plenamente da perfeita vontade de Deus e experimentar totalmente as maravilhas de vivermos debaixo de sua Graça.

Apo estes três meses de estudo aprofundado sobre as Enfermidades da Alma, fica a lição que podemos sim vencer os males que afligem nossas emoções, mas que será necessário na maioria das vezes, uma ajuda externa.  Que ao enfrentamos o diagnóstico de uma ENFERMIDADE DA ALMA, busquemos toda força que existe em cada um de nós para vence-la, mas que também contemos com a ajuda dos profissionais da área; e principalmente nunca rejeite a maior e mais excelente entre todas as ajudas: A do Espírito Santo, o qual não permite que as enfermidades da alma obscureçam a beleza das bênçãos que Deus tem para seus filhos. 

Texto Áureo
Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 
SaImo 139:1-2

Verdade Aplicada
As enfermidades da alma podem ser devastadoras. Mas não incuráveis. Jesus é a cura!

Textos de Referência
Salmo 139:11,12,14,23,24

Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. 


Para conhecer com maior profundidade os temas tratados neste estudo, participe neste domingo (29/06/2014), da Escola Bíblica Dominical.

Fontes:
Revista Jovens e Adultos nº 91 - Enfermidades da Alma Editora Betel
PsiqWeb - www.psiqweb.med.br
Bíblia em Ação: Editora Geografica




quarta-feira, 25 de junho de 2014

Quarta Forte recebe a Missionária Magna Sabino


Estávamos com saudades, e felizmente a QUARTA voltou. Dezenas de pessoas compareceram ao nosso templo, neste 25/06/2014, para recepcionar a Missionária Magna Sabino, da cidade de Araras SP, ministra convidada para nos trazer a mensagem de Deus, no retorno da Quarta Forte, que além de pregar a Palavra do Senhor, ainda louvou, orou e foi usada nos dons espirituais...

A palavra chave de nosso culto foi: CREIA. E a pergunta que ouvimos do Senhor nesta noite foi: Que queres que eu te faça?

Missionária Magna Sabino

Que maravilha é poder olhar para o lado e perceber que nosso Deus está presente a cada passo que damos, cuidando de nossa caminhada e disponível para nos atender em nossas dificuldades e carências, pavimentando com milagres e maravilhas nossa jornada rumo ao céu. Através da Santa Palavra fomos levados a compreensão que com Jesus, não existem causas perdidas.

Esta noite gloriosa, ainda contou com ministrações poderosas de nossos pastores Wilson Gomes e Adriano Silva, e com os louvores abençoados de Bene Wanderley, Lidiane Avile e Diante da Graça.


O trabalho se encerrou com uma palavra profética: Ainda que não haja chuvas, e nem sequer prognósticos de chuvas... Deus vais encher de água nossos poços!


Convidados da Quarta Forte