Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Um teste para o seu coração

Texto baseado na mensagem pregada pelo Pr. Wilson Gomes no Culto de Santa Ceia do dia 27/07/2014

Deuteronômio 8:2-3 diz: “E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os teus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem"

E este é sem dúvida um texto bíblico que explica o porquê de tantos infortúnios e aflições que se abatem sobre nossa vida. Mesmo vivendo em fidelidade ao Senhor e compromissado com a obra do Pai, por vezes recebemos de Deus apenas negativas ao nosso clamor e fracassos em projetos que tinham tudo para dar certo. E nessas horas, somos abarrotados por um sentimento de injustiça que nos leva a crer que o grande “Eu Sou”, está cometendo um grave erro contra nós.

Mas porque estas atrocidades acontecem em nossa vida?

A resposta está nos versos que acabamos de ler e que para fixa-lo em nossas mentes, iremos reler outra vez:

“E te lembraras de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os teus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem”.

Deus retirou Israel do Egito com braço forte e poderosos sinais. Entretanto, bastou o primeiro contratempo para que o povo desejasse voltar para a terra da servidão. Agora o Senhor muda a rota de seu caminho e o povo salvo da escravidão se vê aprisionado em uma jornada aparentemente tortuosa de quarenta anos pelo deserto, privados de qualquer conforto e abastecidos apenas com provisões diárias. 

E pra quê? Para testar o que estava em seus corações!

Um homem só mostrará quem realmente é quando se encontrar em situações extremas, e é exatamente por isto que Deus por vezes nos leva ao nosso limite, para que o ser humano descortine seu coração e encontre sua verdade mais oculta. Por isso o Senhor nos prova profundamente em nossa fidelidade e devoção, colocando-nos em situações de calamidades, que testam ao máximo a nossa fé:

Ele nos humilha...
Ele nos priva de conforto...
Ele dificulta nossa jornada...

E com isso nos faz entender que existem coisas mais saborosas que pão e que o Senhor sempre proverá subsídios para os que lhe são fiéis, mesmo que neste processo falte abundância...

Mas um dia esta realidade irá mudar e para todos que são provados e aprovados, a promessa do Senhor é uma recompensa tão grande, que faz esta leve e momentânea tribulação valer a pena e parecer um leve sopro:

Porque o Senhor, teu Deus, te põem numa terra boa, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas. Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras, terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela, terra cujas pedras são de ferro e de cujos montes tú cavaras o cobre. Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu. (Deuteronômio 8:7-10)

O beneplácito do Senhor não nos acrescenta dor, e de modo algum pode cooperar para o corrompimento espiritual de alguém. Isso implica em dizer que Deus só dá bênçãos para quem tem  o coração preparado para recebe-las. 

E é nas aflições que nosso coração é testado por Deus.

Quer receber bênçãos do Senhor? Comece preparando seu coração para a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário