Páginas

domingo, 10 de maio de 2015

Para você, mãe!


Cícero Alvernaz

Neste dia, muitos vão falar de você, mãe. Vão cantar, recitar poemas e vão dizer que você é maravilhosa, linda e poderosa.

Neste dia, muitos vão te homenagear, te dar presentes e te abraçar com um sorriso no rosto e um carinho no olhar. Afinal, maio é o mês das mães, e o 2º domingo foi o dia escolhido para esta festa que será toda sua. Você, mãe, com muita justiça, será homenageada neste dia.

Desde criança que eu vejo esta festa e dela muitas vezes já participei. Como filho, eu sempre procurei não apenas homenagear a minha mãe, mas, sobretudo, prestar-lhe obediência reconhecendo a sua autoridade e importância dentro e fora do lar. Já recitei e escrevi poesias para te homenagear, mãe. Já sorri e chorei pensando em você quando estavas distante e eu desejava tanto a sua presença! Sei que você também chorava pensando em mim, muitas vezes escondida no seu quarto. Hoje, você não está mais entre nós, mas a saudade de você se faz presente - e de alguma forma estás presente e és merecedora desta homenagem.

As mães, em geral, são homenageadas neste dia, especialmente no dia 10 de maio. Mas será que todos os filhos sabem realmente o valor de uma mãe? No contexto da vida, nos momentos de alegria, de dor e de tristeza a mãe consegue mudar a ordem natural das coisas e sempre encontra uma forma de resolver ou amenizar o problema simplesmente porque Deus lhe deu esta capacidade. Isto é indiscutível e pode ser comprovado por todos os filhos. Mas será que todos os filhos sabem realmente o valor de uma mãe? Tenho certeza que não.

A gente sempre procura palavras para homenagear uma mãe. Ela, porém, está acima das palavras que comumente usamos, e por mais que seja rico o nosso vocabulário ele está muito aquém da grandeza da pessoa homenageada. Por isto, entendo que o mais importante é a nossa sinceridade nesta hora tão sublime e tão solene. O carinho acompanhado pelo respeito e consideração; o sentimento de alguém que deve a sua vida e os seus primeiros passos a outro alguém que hoje vê diante de si e pode, de repente, abraçar, beijar e dizer o quanto lhe deve... As palavras soam pequenas e inexpressivas diante deste momento que na vida a todos excede.

Neste dia, muitos vão falar de você, mãe. Porém nem todos serão sinceros e verdadeiros, mas a mãe perdoa e entende a fraqueza do filho. Para a mãe, isto não faz diferença. Seu coração consegue amar a todos, indistintamente. Neste dia, muitos vão te homenagear, te dar presentes e te abraçar - com um sorriso no rosto e um carinho no olhar. Quero que recebas minha homenagem através desta crônica que procura expressar todo o meu carinho e respeito a você neste dia tão especial. Você, mãe, merece ser homenageada sempre. Parabéns pelo seu dia!

Um comentário: