Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2016

Honrar aos pais, um mandamento com promessa


A maior crise do desenvolvimento social de qualquer país é a ausência de pais no lar. Enquanto muitos tentem redefinir o casamento, estudos científicos comprovam que não existe um substituto para os genitores. A educação dos filhos começa no lar. É responsabilidade dos pais ensinar seus filhos e prepara-los para serem pessoas íntegras, produtivas e responsáveis. A palavra honra se deriva do latim “honor”, que significa: respeitar, decorar ou ornamento.

De acordo com o dicionário, a palavra honra tem os seguintes significados: grande respeito e estima dada a outrem; nobreza de mente, retidão; dignidade, especialmente a que se outorga a altas posições; cortesia social. No hebraico é “hadar”, e sempre indica sinais de respeito, obediência à pessoa e leis (Provérbios 21:21). A honra é o resultado da soma de todas as virtudes. É o justo sentimento de reconhecimento, não somente de uma posição em si, mas de alegria em dar a outrem aquilo que é por si mesmo ou conquistou (Romanos 12:10; 13:7). 

A honra, além de ser uma qualidade moral que leva o indivíduo a cumprir os deveres para com os outros e consigo mesmo, é um mandamento divino que redunda em felicidade e vida prolongada. Temos a tendência de pensar que honrar nossos pais significa meramente obedecer-lhes. Não há dúvida, porém, de que o Senhor tinha em mente mais do que isso, quando disse: “Honra a teu pai e a tua mãe”. Os dicionários dão diversas definições da palavra honra. A maioria delas se relaciona à consideração, ao respeito, estima e admiração e alta reputação.

Honrar pai e mãe significa mais do que prestar-lhes obediência e respeito. Significa amá-los sem restrições, porque desejamos. Se realmente honramos nossos pais, obedecemos aos seus justos desejos e escutamos seus sábios conselhos.

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, a honra aos pais aparece vinculada a uma vida longa (Êxodo 20:12 / Efésios 6:2, 3). Isso não é mágica ou milagre, é uma realidade social. Se os pais forem responsáveis para com seus filhos e não fracassarem, não haverá tanta violência no mundo; os jovens completarão maior idade sem o risco de morrer na juventude. Esse é um mandamento com promessa: (“Honra a teu pai e a tua mãe”.

Para que”? Para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra”.

O que isso significa? Menos delinquentes no mundo, prisões vazias, vida prolongada, paz nos lares, amizade entre pais e filhos.

É isso que Satanás almeja destruir com a desintegração da família. É dever dos filhos honrar seus pais e a honra aos pais, diante de Deus, garante sucesso e vida longa (Deuteronômio 5:16; 6:6-9 / Provérbios 22:6).

Como acontece com todos os mandamentos, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é o exemplo de como devemos guardar o mandamento de honrar nossos pais. Mesmo na hora de Seu sofrimento na cruz, Jesus demonstrou preocupação por Sua mãe terrena (João 19:26-27).

Deus vinculou honrar aos pais a uma vida longa, isto significa que a taxa de mortalidade de um país está relacionada à desonra aos pais (Provérbios 20:20). Jesus está se reportando aqui aos filhos maldizentes, aqueles que falam mal de seus pais, que são injustos e que os traem negando suas responsabilidades (Provérbios 17:25 / 23.22). A desonra aos pais é um mal que assola as nações, o que resulta em uma maldição nacional (Malaquias 4:6).

Os noticiários estão cheios de histórias bizarras envolvendo filhos e pais, jovens morrendo prematuramente e a única maneira de frear essa maldição é não fracassando na paternidade. O texto de Mateus 15.4: “Porque Deus ordenou dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá”. A palavra “maldição” está sempre associada à morte (Mateus 21:19). Devemos refletir muito nesse assunto porque, ao fracassar em nossa paternidade, poderemos estar produzindo uma geração de filhos imprestáveis, que trarão sérios danos às famílias e a nação.

Ser pai é muito mais que gerar um filho. O que é honrar? Honrar não é somente obedecer. Esaú obedecia a seu pai, agradava-o, mas tomou atitudes que vieram a desonra-lo gravemente (Gêneses 25:34, 35). Esclareça para eles que honrar não é buscar somente a prosperidade material. O jovem Absalão foi amado por seu pai, o rei Davi, desde o seu nascimento até a sua morte. No entanto, seu interesse materialista resultou na desonra do seu pai e em sua própria morte (II Samuel 18:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário