Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Uma Quarta-Forte muito FORTE


Podemos resumir a Quarta-Forte de 26/02/2014 em uma única palavra... FORTE!

Muitos irmãos se achegaram as dependências do templo para uma linda celebração de fé e manifestação do poder de Deus, que contou com a presença de caravanas, cantores e pregadores de toda nossa região.

Palavras poderosíssimas e louvores abençoadores foram marcas registradas dessa noite maravilhosa que contou com a ministração do Pr. Diogo Torres da cidade de Sumaré-SP.

Pregador Marcio Alves (Mogi Mirim)  e Pregador André Silva (Mogi Mirim)
Pr. Júlio Cezar (Monte Sião-MG) e Cantor João Cobral (Mogi Mirim-SP)
Pr. Maximiliano Machado (Mogi Guaçu-SP)  e Pr. Mario Celso (Mogi Guaçu-SP)
Pr.  Diogo Torres (Sumaré-SP) e a dupla Tony e Robson (Sumaré-SP)
Grupo de Pandeiro (Congregação do Jd. Nova Odessa - Mogi Guaçu-SP)

Deus tem honrado a fé de seu povo e reagido as nossas ações. Basta que tomemos uma atitude, uma postura espiritual bem definida e nosso Senhor se moverá em nossa direção. 
A todos que desejaram sair do ostracismo e surpreender à Deus com uma nova resolução de fé, fica nosso convite para participar conosco na próxima quarta feira da continuidade da campanha "Ação que gera Reação".

Pr. Wilson Gomes, Ev. Lucas Gomes, Pr. Marcio José e convidados da Quarta-Forte.
Vem e vê!



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pastor Gessé Placido Ribeiro - Celebração pelos 20 anos de pastorado em Mogi Guaçu

(Adaptado do texto oficial de divulgação)


25/02/2014 marca a mobilização de nosso campo para celebrar e agradecer ao Senhor pelo vigésimo ano do atual pastorado em nossa igreja, festa que será realizada com as merecidas honras em nossa Catedral Sede na noite de hoje.

Há mais de vinte anos, no dia 8 de fevereiro de mil novecentos e noventa e quatro,  recebemos afetuosamente o Ilmo. Sr. Pr. Gessé  Plácido Ribeiro a sua mui digna esposa Pra. Cláudia Reis Ribeiro,  acompanhados de seus filhos, vindos da cidade de Campo Limpo - SP , para assumir a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mogi Guaçu - SP.

Na época o Ministério contava com apenas sete templos e aproximadamente setecentos membros e obreiros.

Com o decorrer do tempo e um trabalho árduo e incansável o amado Pastor e sua família foram angariando almas para o reino de Deus e o povo abriu o coração para a Palavra. Hoje regado de muitas bênçãos o Ministério de Madureira conta com sessenta congregações e aproximadamente sete mil membros e obreiros. Na atual gestão, por exemplo, a nossa igreja em Estiva Gerbi foi implantada no ano de 1996.

O Ministério é mantenedor de trabalhos de Missões Internacionais. Mantém uma Casa de Recuperação, além de diversos Projetos Sociais. Na área de Educação tem o Núcleo Teológico para aperfeiçoamento dos membros e congregados, também uma Escola de Preparação de Obreiros para a Obra.

E hoje, após vinte anos de trabalhos conduzidos pelo Ilmo. Pastor a Assembleia de Deus continua avançando e a cada dia com mais vigor.

Todos os Obreiros, Membros e congregados pedem a Deus que dê saúde, paz e prosperidade ao nosso Líder, Pai de todos nós, conselheiro e amigo, juntamente com a sua esposa, mulher dedicada, ajudadora e exemplar.


Pastores dignos de aplausos pela condução da Obra de Deus com lisura e dedicação. Exemplos para todos nós. 

Recebem os Parabéns de toda a cidade de Estiva Gerbi...

Pr. Gessé lançando a Pedra Fundamental do atual templo sede em Estiva Gerbi (2002)


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ao cheiro das Águas

Texto inspirado no sermão ministrado pelo Pastor Wilson Gomes no Culto da Família em 23/02/2014



Havia um homem na terra de Uz  cujo nome era Jó... Homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Seu testemunho de fidelidade ecoava pelo universo enchendo Deus de regozijo e a Satanás de inveja. Sua vida se tornou o epicentro de um embate cósmico, onde sua fé determinaria a vitória de um dos lados.

Jó foi duramente atingido por esta disputa entre o bem e o mal. Sem tomar conhecimento das causas e motivos, viu todas as suas posses se tornarem em pó e serem varridas por um furacão. Tudo que ele tinha se foi... Família, bens, saúde. Apenas uma única coisa restou: Sua fé inabalável.

Baseados nesta linda (e verídica) história registrada no velho testamento, ouvimos hoje alguns conselhos pastorais:

1º) Mantenha sua família sob a proteção de Deus

Jó possuía no total dez filhos. Era hábito entre eles a realização de banquetes em uma de suas casas. Ao final destes encontros, Jó reunia todos os seus filhos para os santificar. Levantava-se de madrugada para oferecer sacrifícios por eles e pedir perdão pelos possíveis pecados que tivessem cometido (1:5). Seus filhos estavam portanto sob a proteção de Deus, mas bastou um segundo de legalidade concedida ao inimigo para que ele causasse a morte de todos em um único dia. (1:18-19). É claro que a perda foi apenas física, já que os filhos de Jó foram guardados por Deus no mundo espiritual, mas a lição retirada daqui é que Satanás não hesitará um único instante para destruir sua família caso a encontre desprotegida. Então tome as devidas precauções para que “os seus” estejam sempre escondidos à sombra do altíssimo.

2º) Escolha bem suas amizades

Vivendo dias de densas trevas e sofrimento inenarráveis, Jó recebe a visita de seus três melhores amigos, mas ao invés de conforta-lo e encoraja-lo; Elifáz, Bildade e Zofar ocupam mais de trinta capítulos com afrontas veladas e acusações infundadas. Muito cuidado ao rotular seus amigos, contar seus segredos e confiar suas verdades; pois na hora da angustia, você poderá encontrar apenas juízes parciais onde buscar bons advogados.

3º) Há esperança para a árvore cortada

Imerso em dor, lágrimas, críticas e dilemas existenciais, Jó se lembra que mesmo  sucumbindo  as mazelas da vida, nem tudo esta perdido. Por exemplo: Uma árvore que cortada ainda poderá brotar novamente, e caso um tronco esteja morto no chão e a raiz envelhecida sob a terra, ao cheiro das águas ela brotará e dará ramos como um planta nova (14:7-9).

4º) Libere perdão

Seus amigos intransigentes, após ofenderem sua dignidade e duvidarem de sua integridade; se voltaram ao Senhor para oferecer sacrifícios. Deus no entanto os repreende duramente e diz que a condição para que os seus sacrifícios sejam aceitos é que retornem a Jó e que o mesmo interceda por eles. Humilhados,  os três retornam a Jó, que ao contrário do que se espera, esta solicito aos seus desagradáveis visitantes e passa a interceder por eles, perdoando-lhes por toda humilhação sofrida (42:7-9).

5º) Seja generoso ao orar

Pobre e doente, Jó ignora seus problemas pessoais e com muita generosidade passa a interceder por seus amigos. E é exatamente ai que o céu se move em prol de Jó e seu cativeiro é virado (42:10). Esse é o segredo que diferencia o verdadeiro cristianismo de todos os ensinamentos revanchistas e vingativistas que hoje são disseminados em altares e canções: Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.  Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (Mateus 5:42). 






sábado, 22 de fevereiro de 2014

Grupo Nova Dimensão - Primeiro culto de 2014

Grupo de Jovens Nova Dimensão

Com uma nova liderança (Ev. Carlos Alberto, Caíque Rodrigues, Cp. Valquiria Gomes e Catia Caldeira), o Grupo de Jovens Nova Dimensão realizou seu primeiro culto de 2014.


E foi um GRANDE culto que contou com a participação do Grupo de Jovens Brasas Vivas e o Grupo de Coreografia Menina dos Olhos de Deus (ambos da congregação do Jd. Ypê Pinheiros - Mogi Guaçu/SP) e da preletora Missionária Josefa.

Que este seja apenas o primeiro passo para um ano muito produtivo... Uma nova posição... Uma nova atitude... Uma Nova Dimensão! 

Momentos do Culto
Grupo de Coreografia Menina dos Olhos de Deus
Grupo de Jovens Brasas Vivas
Missionária Josefa

Informe Gospel - Edição de Ouro


O Informe Gospel mal terminou as celebrações  pelo quarto aniversário e já tem mais um grande motivo para comemorar. Acaba de ficar pronta a Edição 50, um marco importantíssimo de nosso periódico mensal.

Nesta edição dourada, além de contarmos um pouco a história do Informe Gospel, nosso Pr. Wilson Gomes tráz um conselho especial de Deus para as mulheres (o texto será publicado neste blog em 01/03/2014); o emocionante relato da Midian Valim, que literalmente ressuscitou após ser declarada morta pelos médicos (o testemunho já está disponível na pagina "Histórias da Nossa Gente") e  uma homenagem póstuma a irmã Lazara Campos Brega. Além de tudo isso o Informativo traz a agenda e os eventos de nossa igreja para Março 2014, os aniversariantes e as datas comemorativas do mês e o já tradicional  humor gospel.

Somos gratos a Deus por mais esta vitória. Parabéns a toda a equipe que trabalha com afinco em busca da excelência: Pr. Wilson Gomes (diretor geral), Cp. Dionísio Barbosa (diretor executivo), Pb. Carlos Alexandre (coordenador), Pb. Miquéias Daniel Gomes (redator) e Erika Ezro (arte).

Pr. Wilson Gomes, Pb. Carlos Alexandre, Pb. Miquéias Daniel,
Cp. Dionisio Barbosa e Erika Ezro
A Edição Nº 50 do Informe Gospel começa a ser distribuída em 23/02/2014 e pode ser retirada em nosso templo em Estiva Gerbi.

Que venham mais 50 edições!!!!!!!

Pb. Miquéias Daniel Gomes
Editor




EBD - Seicho-No-Ié, a seita oriental mais popular no Brasil


Fonte: Blog da EBD
www.ebd316.com


O Movimento Seicho-no-iê é uma mistura de xintoísmo, bu­dismo e Cristianismo. Foi criado por Masaharu Taniguchi. E como é comum a quase todos os fun­dadores de movimentos religiosos, Masaharu Taniguchi afirma que teve a primeira revelação do seu chamado religioso em 13 de dezembro de 1929

Masaharu Taniguchi
Masaharu Taniguchi ingressou em 1911 na Universidade de Waseda em Tóquio, a fim estudar literatura inglesa. Ainda jovem se interessava por filosofia e religiões, ocidentais e orientais. Por problemas de saúde e outra desilusões da vida, largou a universidade, pois acreditava que era injustiça a grande maioria da população trabalhar de forma desgastante e sofrida, enquanto ele estaria estudando para ser alguém na vida. No ano de 1929, Taniguchi afirmou ter recebido uma revelação divina, que o deu a missão de levar ao mundo uma nova doutrina, compilada no livro “A verdade da vida”. Segundo Taniguchi, o mundo ao nosso redor é apenas reflexo de nossa mente. Depois de algum tempo, Taniguchi dedicou-se ao estudo teórico e prático das ciências psíquicas que sentia atração, ele acreditava que essas ciências poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade. Quando a Primeira Guerra Mundial estava no auge, imperava no Japão uma literatura moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente à leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), extraiu dela o ensinamento fundamental: "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração. Assim, a doença pode ser curada com o coração...".

A Seicho-no-iê declara ser a harmonia de todas as coisas do Universo e a reunião de todas as religiões. Ensina, inclusive, que Cristo, na Judéia, Buda, na índia, e o Xintoísmo, no Japão, são manifestações de Amenominakanushi, o “Deus absoluto”, e que to­das as religiões têm como fundamento a verdade de que todos são irmãos, filhos do mesmo Deus. A missão da Seicho-no-iê é trans­mitir ao mundo parte dos ensinamentos de Cristo e de Buda, que não haviam sido ainda suficientemente revelados. Seus adeptos afirmam que não pregam uma religião, mas apenas uma filosofia, apesar de  possuir as características de uma religião. Mas, a Seicho-No-Ie possui: igrejas, ritos, preces e preceitos. Logo, trata-se de uma religião e, como veremos por meio de seus ensinos, é uma reli­gião falsa sem apoio bíblico.

A crença da Seicho-no-iê está baseada na compensação materi­al, como saúde, dinheiro e bem-estar, seu sistema doutrinário o identifica como uma seita herética. Na sua identidade visual, a Seicho-no-iê utiliza o emblema do Sol, símbolo do xintoísmo; da Lua, símbolo do budismo; e da estrela, símbolo do Cristianismo. É a união de três religiões: o xin­toísmo, o budismo e o Cristianismo. Portanto, trata-se de uma religião sincretista. Os livros sagrados que a Seicho-no-iê utiliza para propagar os seus ensinos são: escrituras do budis­mo, textos da antigüidade japonesa e a Bíblia. Freqüentemente a Bíblia é citada fora do seu contexto.

Esses ensinos são partes de algumas crenças praticadas no Seicho-no-iê:

Amenominakanushi é o Deus absoluto. Não são importantes os nomes que tenha nas diversas religiões, já que todas as crenças e todos os deuses levam o homem a ele.

Ser verdadeiramente salvo é compreender por que a doença se cura; por que é possível ter uma vida financeira confortável e por que se pode estabelecer harmonia no lar.

O pecado é como uma doença, os males e a morte, que não passam de meras ilusões. O pecado não existe, pois Deus não o criou.

O homem pode viver um "reino do céu" desde que compre­enda que não existem doenças, males, dores, etc.

O homem é perfeito.

Não existem fundamentos bíblicos nesses ensinos da Seicho-no-iê. Se referindo ao mal, o apóstolo Paulo ensina que a nossa luta neste mundo é contra o mal, que quer dominar nossa vida (Rom. 7.15-25; 2 Cor. 5.1-l0; Ef. 6.12). Malaquias profetizou que há um julgamento para os que praticam o mal (Mal. 3). Os outros profetas também falaram contra o mal. João Batista pregou que o machado está posto sobre os que praticam o mal (Mat. 3. l0). Falar que o mal é uma mera ilusão é contradizer não somente a Bíblia, que é a Palavra de Deus, mas também negar os acontecimentos diários que ocorrem na sociedade.

Como é de costume, a Seicho-no-iê distorce a verdade, pois, se a verdadeira salvação consiste em compreender por que a doença se cura, em ter uma vida financeira confortável e um lar harmonioso, é de se imaginar que aquele anjo do Senhor não pronunciou a verdade, pois, disse que Jesus haveria de salvar os pecadores dos seus pecados, e não de uma vida de privações materiais (Mt 1.21). Em João 16.13, Jesus falou que “no mundo tereis aflições”. Mas pela graça e amor de nosso Deus, Ele enviou seu Filho unigênito “JESUS CRISTO” para que o mundo fosse salvo por ele.  (Jo 3.16-17)

Pra conhecer mais sobre a mais popular seita oriental do Brasil, participe deste domingo, 23/02/2014  da Escola Bíblica Dominical

TEXTO ÁUREO
Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela fostes tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás (Gn 3.19).

VERDADE APLICADA
O pecado, o sofrimento e a morte, são realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto entre os homens tem conhecimento dessa verdade.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
(Gênesis 3:16-17, 22-23)

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E ao homem disse: Porquanto deste ouvido à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida
Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem tem se tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Quarta Forte recebe Ev. Silas Duarte


Nesta quarta feira (19/02/2014), no segundo dia da campanha "Ação que gera Reação",  recebemos na Quarta-Forte o Ev. Silas Duarte da Igreja Pentecostal Cristo Salva de Mogi Mirim SP, que trouxe ares de renovação para todos os presentes, primeiramente com louvores pentecostais que alegraram a congregação, e depois com uma lindíssima mensagem bíblica baseada em Isaías 40:29-31, onde tendo a "águia" como exemplo, discorreu sobre a potencialidade que existe no cristão, quando ele se submete ao seu Deus. Ao final da reunião, foi ministrada uma oração especial por todos os presentes.

Mais uma vez um numero grande de irmãos da região nos honraram com suas presenças, e o Ministério de Louvor Diante da Graça também marcou a noite com belas canções, como "Eu me rendo", "Grandes Coisas" e "Com muito Louvor".

"Estamos muito felizes com os frutos que já colhemos através desta campanha. Temos agido e Deus tem reagido em nosso favor! Pessoas de outros denominações estão vestindo a camisa deste trabalho e estamos recebendo visitantes até mesmo de outros estados. Uma grande obra esta sendo feita aqui e muito ainda há por acontecer. Vem e vê!" - Declarou o Ev. Lucas Gomes, um dos organizadores do evento.

Ev. Silas Duarte
Ministério de Louvor Diante da Graça



Ev. Silas Duarte ladeado pelos organizadores da Quarta-Forte, Ev. Lucas Gomes e Pr. Marcio José

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Fomos Sarados


Nada de especial era percebido naquele homem em um primeiro olhar. Seu jeito era simples, seu rosto era familiar demais para ser percebido. Ele havia nascido em uma pequena cidade e se criara em uma região sem maiores relevâncias. Sua profissão não era nobre e seu nome extremamente comum... Enfim, nada víamos naquele carpinteiro de Nazaré que despertasse nossa curiosidade em conhecê-lo melhor.

Ele era como uma pequena planta sob o sol, debaixo da qual não se procura sombra. Ele era como  raiz escondida embaixo de uma terra seca, a qual poucos se aventuram em encontrar.

Não havia no seu rosto uma beleza que saltasse aos nossos olhos, pelo contrário, sua pele estava queimada de sol e seus cabelos ressecados pelas longas caminhadas no deserto e castigado pela salinidade do mar da Galiléia. Seus olhos eram meigos mas demostravam o cansaço das longas viagens e refletiam a ausência de uma alimentação farta.

Quando ele passava pela rua, virávamos nosso rosto para não vê-lo, pois nos sentíamos superiores à ele e dizíamos que seu sofrimento era merecido e que de alguma forma  o próprio Deus lhe oprimia. E mesmo fazendo inúmeros julgamentos em relação a sua aparência, bastavam alguns minutos para que nos esquecêssemos completamente, pois dele não fazíamos causo algum.

O que todos não sabíamos é que aquele trabalhador braçal e de aparência tão insignificante, era na verdade o cordeiro de Deus que seria levado em silêncio até o matadouro e daria sua vida por todos que o desprezaram. Deus imputaria sobre ele uma multidão de pecados, sem que ele cometesse nenhum deles, pois foi pela transgressão de todos nós que na cruz ele foi mortalmente atingido.

E ali, no madeiro, um inocente em cuja boca nunca houve engano, era condenado pelos erros de toda a humanidade, e para aniquilar o poder da morte sobre seus próprios algozes, ele foi cortado da terra dos viventes, suportando a dor física da crucificação e carregando o fardo mui pesado de nossas iniquidades, ovelhas desgarradas que seguíamos nossos próprios caminhos errantes.

E nós nem se quer percebemos que ele era ferido por causa das nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nele foi infligido, na verdade era a chave que abria a porta para nossa paz e pelas suas pisaduras estávamos sendo curados.

Ele expirou pelos nossos pecados e seu sacrifício agradou ao Senhor, que o fez enfermar por nossa causa. O seu trabalho porem não foi em vão e se estenderá pela posteridade. Ele ressuscitará e vera o resultado de seu esforço, e se alegrará, pois a sua justiça irá justificar a muitos e nossa iniquidades (que ele já levou sobre si) deixaram de existir!

Neste domingo, 16/02/2014, nos reunimos mais uma vez para relembramos deste sacrifício e agradecermos a Jesus Cristo por sua morte que nos trouxe a vida. Pela sua dor na cruz do calvário, hoje podemos dizer: Estamos Sarados!

(Baseado em Isaías 53)



Lírio dos Vales realiza seu primeiro culto de 2014


Neste sábado (15/02/2014), o Círculo de Oração Lírio dos Vales realizou seu primeiro culto de 2014. Sob a liderança das irmãs Marta Ferreira e Samara Alves.

Preletora: Cpa. Milena Pieroni
Foi um culto maravilhoso com louvores abençoados, onde o Espírito Santo se manifestou e emocionou tanto aos ministros quanto aos ministrados. A preletora convidada para esta noite especial  foi a CpaMilena Pieroni Barbosa (Assembleia de Deus Madureira - Sconparim -Mogi Mirim SP), que baseada no texto de I Crônicas 13:9 trouxe uma palavra maravilhosa as famílias da igreja.


Pra. Marcia Gomes, Cpa. Milena Pieroni, Dca. Samara Alves e Dca. Marta Ferreira

sábado, 15 de fevereiro de 2014

EDB - Catolicismo Romano

O Lábaro de Constantino
Embora Roma se esforçasse para “eliminar” o CRISTIANISMO, ele não parava de crescer. Nos três primeiros séculos depois de Cristo, para cada cristão assassinado pelo império, muitos outros adentravam as fileiras de Jesus. A perseguição à esta “seita” continuou acirrada até que no ano de 312 na noite anterior a Batalha da Ponte Milvio contra as forças de Maxêncio, o Imperador Romano “Constantino” disse ter tido  um sonho no qual aparecia uma cruz, e nesta estava grafado a seguinte frase: In hoc signo vinces (sob este signo vencerás).
Antes da batalha começar, Constantino ordenou que os seus soldados pintassem o tal símbolo cristão ( o lábaro) em seus escudos, e de certa forma isso acabou lhe trazendo sorte, e eles venceram a batalha. Outras versões dizem que não fora um sonho, mas sim uma visão. Constantino andando pelo acampamento teria visto uma cruz no céu. Alguns historiadores sugerem que ele teria visto um meteoro ou estrela cadente e considerado como um presságio divino.

Depois desta vitória, Constantino mostrou interesse em se converter ao Cristianismo.  Teria sido esta uma atitude de fé ou uma estratégica política?

O fato é que em 313, Constantino juntamente com Lícinio o novo imperador do Oriente, assinaram o Édito de Milão, no qual se proibia a perseguição aos cristãos e legaliza o culto do Cristianismo pelos povos do império.  Esta decisão trouxe benefícios aos cristãos que poderiam agora expressar sua fé publicamente sem sofrerem retaliação. Igrejas foram construídas e o cristianismo expandiu-se livremente por todo o império.

Em 325 o Imperador convocou e organizou o Concílio de Niceia, o Primeiro Encontro Ecumênico da História. Neste concílio, o imperador reuniu-se com os altos bispos do império a fim de reformular a doutrina cristã. O efeito prático desta assembleia foi à estatização da igreja.

Em 380, o imperador Teodésio institui o Cristianismo como a  religião oficial do “Santo” Império Romano e seus líderes foram substituídos por asseclas nominados pelo próprio imperador. A igreja cristã genuína cede espaço para uma igreja politizada e regida por interesses escusos, perdendo completamente sua essência. Embora a Igreja Católica afirme ser a Igreja construída pelos apóstolos, o que Constantino fez de fato foi cristianizar as religiões pagãs e paganizar o Cristianismo. O Concílio de Nicéia em 325, pretendia unificar o Cristianismo, com a finalidade de unir o Império Romano, então fragmentado e dividido. Roma era o centro da idolatria da época, seus imperadores eram considerados deuses e toda essa cultura “ecumênica” foi absorvida pela tradição católica.

Ao todo, 21 concílios estabeleceram dogmas e inseriram heresias dentro da igreja, dentre as quais podemos destacar:

No ano 400 inicia-se o ensino da oração pelos mortos e o sinal da cruz no ar.

Em 431 Maria é declarada a Mãe de Deus

Em 593 nasce o conceito doutrinário do purgatório

Em 608 é estabelecido o papado.

Em 609 o culto á virgem Maria e a invocação dos mortos são definitivamente estabelecidos por lei

Em 758 é introduzida a confissão auricular

Em 787 é oficializado o culto das imagens e das relíquias

Em 880 dá-se início à canonização dos “santos”

Em 1074 o casamento dos sacerdotes é proibido

Em 1095 é estabelecida a Indulgência Plenária

Em 1100 é introduzido o pagamento por missas e o culto aos anjos

Em 1125 surgem as primeiras ideias da imaculada conceição de Maria

Em 1160 são estabelecidos os sete sacramentos

Em 1186 o Concílio de Verona estabelece a “Santa Inquisição”

Em 1190 tem início à venda das indulgencias

Em 1200 o chefe da inquisição, São Domingos,  passa a usar o rosário

Em 1220 é ensinada a adoração à hóstia.

Em 1229, após o Concilio de Tolosa, fica proibida a leitura da Bíblia para os leigos

Em 1303 a Igreja Católica Apostólica Romana se autoproclama a única verdadeira, e que somente nela o homem pode encontrar  salvação

Em 1414 a definição da comunhão é resumida apenas na hóstia. Somente os sacerdotes passam a utilizar o cálice

Em 1546 é conferida para  à “Tradição” a mesma autoridade da Bíblia.

Em 1573 os Livros Apócrifos são canonizados

Em 1854 é definido o dogma da imaculada concepção de Maria

Em 1870 é declarada a infalibilidade papal.

A resposta para pergunta, que muitos fazem, se a Igreja Católica é atualmente a igreja que Jesus instituiu é um grandioso NÃO. Mesmo sendo iniciada pelos Apóstolos escolhidos e comissionados por Jesus, hoje está totalmente fora dos preceitos bíblicos, conforme alguns exemplos estudados nesta lição. A Igreja de Jesus Cristo é aquela que segue fielmente a sua Palavra.

Para conhecer mais profundamente a maior e mais poderosa de todas as seitas, participe neste domingo (16/02/2014) da Escola Bíblica Dominical.

TEXTO ÁUREO

Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz”.
Salmo 115:3

VERDADE APLICADA

A oração cristã tem como alvo Deus, mediado pelo único intercessor: Jesus Cristo, que está nos céus à destra do Pai Celestial.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
(Salmo 115:4-8)

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem;
Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram;
Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta;

Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.