John Nelson Darby nasceu em Westminster, Londres no dia 18
de Novembro de 1800, de uma bem conhecida família irlandesa, os Darbys de Leap
Castle no Condado do Rei (hoje Offaly). O facto do célebre Almirante da Marinha
Real Inglesa, Lord Nelson, ter sido padrinho do pequeno John a pedido dos pais,
mostra como esta família era de renome. Como honra recebeu como segundo nome o
do Almirante Nelson.
Entrou na faculdade de Trinity College, Dublin com apenas
15 anos de idade e graduou-se com distinção aos 18 anos de idade. Seu pai
desejou que fosse advogado, exercendo esta profissão por um período bem curto.
O que realmente desejava era ser pastor da Igreja Anglicana (Episcopaliana).
Tinha uma natureza profundamente religiosa, e entre 1820 e
1825 tentou viver de acordo com todos os regulamentos da Igreja. Não sabemos
nada certo referente aos seus estudos entre os anos 1822 e 1825, senão que se
ocupava com o pensamento de optar por uma carreira eclesiástica. O seu pai
ficou tão indignado com isso ao ponto de o deserdar. Um tio, porém, deixou-lhe
de herança uma considerável fortuna que o tornou independente durante toda a
sua vida.
Aos 21 anos de idade John Darby converteu-se ao Senhor. Em
Agosto de 1825 recebeu ordenação como diácono e em Fevereiro de 1826 foi
ordenado “sacerdote” pelo Arcebispo William Magee de Dublin. Darby tornou-se
pastor da igreja em Calary, no lado oeste da Irlanda, onde se esforçou muito na
visitação especialmente entre os pobres. Muitos converteram-se ao Senhor.
O jovem pastor anglicano entrou logo em rota de colisão
com as autoridades eclesiásticas de Dublin. A Igreja Anglicana irlandesa,
naquela época, estava a lutar contra a possibilidade de perder a sua posição
privilegiada como a Igreja oficial do país. O clero da Igreja Anglicana, junto
com o Arcebispo, publicou uma declaração oficial que denunciava a Igreja
Católica Romana, mas, não tomando por base a doutrina bíblica. Era porque a
Igreja Anglicana estava ligada ao Estado, enquanto a Igreja Católica estava
contra ele. Por isso, a Igreja Anglicana pensava que merecia privilégios
especiais.
Darby ficou (com toda razão) entristecido por uma
compreensão tão mundana da Igreja de Deus. Escreveu e circulou em particular um
protesto vigoroso contra a ação do clero. Sem duvida, uma ação corajosa de um
pastor de apenas dois anos ao serviço.
O protesto de Darby de nada adiantou. A ligação entre a
Igreja e o Estado era tudo para o clero daquela época, a Igreja de Cristo para
eles nada importava. Darby ficou mais triste ainda.
Ele começou a procurar, portanto, algum grupo de cristãos
que poderia satisfazê-lo quanto ao seu desejo de uma igreja baseada nos
princípios do Novo Testamento e não nos princípios da política mundana. Foi
justamente neste período que entrou em contato com os chamados “Irmãos”.
Na cidade de Dublin entre os anos 1825 e 1827, dois grupos
de irmãos reuniam-se a fim de estudar a Palavra de Deus e partir o pão na
simplicidade das Escrituras. A maioria deles era relativamente jovem e ficaram
logo unidos pelos seus ideais bíblicos. Entre estes se encontravam Anthony
Norris Groves, que era dentista na cidade de Exeter, John Gifford Bellet,
advogado do Tribunal, Edward Cronin, ex-católico, John Versey Parnell, que
posteriormente veio a ser o Lorde Congleton, e outros.
Antony Norris Groves voltou logo para a Inglaterra, mas
pouco depois um novo companheiro foi adicionado ao grupo, provavelmente através
de John Bellett. John Nelson Darby veio a ser um dos homens mais influentes
neste movimento (para o bem e para o mal). Devemos notar, porém, que, mesmo na
Irlanda, não foi ele o responsável pelo regresso às Escrituras, que era o alvo
do movimento. Ele uniu-se aos irmãos que já estavam se reunindo com este
propósito.
Deve-se notar que naquela mesma época e por muitos anos
depois, outras igrejas foram formadas na Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de
Gales, Alemanha, Suíça e na Guiana Inglesa. Muitas destas igrejas foram
formadas até sem terem o conhecimento de que existiam outros que se reuniam da
mesma forma, coisa que só mais tarde vieram a saber. Não temos nenhuma dúvida
que era um movimento de genuíno avivamento entre o povo de Deus. Muitos irmãos
e irmãs estavam cansados da formalidade e falta de poder espiritual nas igrejas
às quais pertenciam. Queriam um retorno à simplicidade e poder das igrejas do
Novo Testamento.
Alguns aspectos do seu ministério deixam muito a desejar,
sem uma luz positiva. Entretanto, há um ponto forte no seu ministério pelo qual
devemos sem reservas dar graças a Deus: é a recuperação de certas verdades das
Escrituras que estavam esquecidas, tais como as várias dispensações divinas no
governo do mundo, bem como a vinda do Senhor antes do Milênio para buscar a Sua
igreja.
Durante alguns anos, na primeira metade do século 19,
foram realizadas conferências sobre profecia. A partir de 1831, uma jovem viúva
da classe nobre, de nome Teodosia Howard, posteriormente conhecida como Lady
Powerscourt, grandemente impressionada pelos estudos proféticos, ofereceu o seu
castelo, o Palácio Powerscourt, onde periodicamente realizavam conferências
para estudar aquele assunto, sendo Darby um dos participantes de grande
destaque. Estas conferências eram franqueadas a todo o povo de Deus e eram assistidas
por muitos dos “Irmãos”.
Lady Powerscourt, que reunia-se com a igreja em Dublin,
foi, por algum tempo noiva de John Nelson Darby, mas o noivado foi desfeito.
Não sabemos de qual dos dois partiu o rompimento. Dizem uns que foi ela quem
rompeu por achar que o casamento iria perturbar o ministério de John Nelson
Darby, outros afirmam que o rompimento foi por iniciativa de Darby, enquanto
outros, ainda, dizem que houve uma decisão mútua e até afirmam que as cartas de
rompimento que ambos escreveram cruzaram-se no caminho. Nada, porém, pode ser
afirmado por certo, mas a verdade é que ambos sentiram muito a separação. Darby
escreveu mais tarde: “Recusei um casamento e parti um coração ao fazê-lo”.
Voltando ao assunto das igrejas, devem ser salientados o
amor e a simplicidade daqueles primeiros anos em Dublin. Já em 1830 existiam na
Irlanda cinco ou seis igrejas semelhantes, como resultado daquele impulso, mas,
como já mencionamos, também em outros lugares o Espírito estava a manifestar-se
espontaneamente.
Em Bristol e Barnstable, na Inglaterra, existiam igrejas
notáveis. Entre os lideres destas igrejas encontravam-se George Müller e Henry
Craik (Bristol) e Robert Chapman (Barnstable).
Em Plymouth, porto importante no sudeste da Inglaterra,
havia uma igreja grande e próspera (com mais de 700 membros em comunhão) que
tinha ensinadores capacitados, tais como Benjamim Wills Newton, Samuel Prideaux
Tregelles, este um erudito nas línguas originais da Bíblia, Henry W. Soltau,
que foi autor de dois livros úteis a respeito do tabernáculo no deserto,
William Dyer e James L. Harris. Por ser tão grande esta igreja ganhou do mundo
mais um apelido: “Irmãos de Plymouth”, um título absurdo que alguns ainda
insistem em usar. Naquelas igrejas encontravam-se muitos dos melhores ensinadores
bíblicos, tais como J. G. Bellet, já mencionado, Charles Henry Mackintosh e
William Kelly.
No ano 1837, John Nelson Darby iniciou as suas atividades
na Suíça, onde trabalhou abençoadamente em Genebra e Lausanne. Entre 1840 e
1845 viajou outra vez pela Suíça e França. Ali a obra espalhou-se de uma
maneira semelhante,. Nos anos de 1847 a 1853 diversas viagens levaram-no a
esses países, onde serviu às congregações ali e reuniu os irmãos em
conferências para o estudo da Palavra de Deus. No início do ano de 1853 ouviu
falar de um grupo de crentes da região Renânia na Alemanha. Em seguida houve
uma troca de cartas com Carl Brockhaus que resultou numa visita a Elberfeld em
1854.
Durante a viagem, John Nelson Darby ficou por alguns dias
nos Países Baixos, fazendo a primeira visita aos irmãos em Haarlem, Amsterdam e
Winterswijk. Esses irmãos também estavam a reunir-se separados das denominações
eclesiásticas existentes. Na primavera de 1855, novamente foi a Elberfeld, para
iniciar a tradução do Novo Testamento para o alemão.
Em conjunto com Carl Brockhaus e Julius Anton von Poseck
traduziu inicialmente o Novo Testamento. Nos anos de 1869 a 1870 também
traduziram o Velho Testamento para o alemão.
Nessa ocasião, Hermanus Cornelius Voorhoeve (da Holanda)
ocupou o lugar de Julius Anton von Poseck. Os anos de 1855 a 1857, John Nelson
Darby passou primordialmente no continente europeu, tendo estado principalmente
na França, na Alemanha (nos anos 1855 e 1857), nos Países Baixos e na Suíça.
Nos anos seguintes, de 1858 a 1859, permaneceu em Londres, onde trabalhou na
tradução do Novo Testamento para o francês impresso finalmente em 1859 em
Vevey. A Bíblia completa em francês foi completada em 1881 com a colaboração de
alguns irmãos. Enquanto isso, traduziu e publicou, em 1870, uma tradução para o
inglês do Novo Testamento (o Velho Testamento, mais tarde, foi completado
seguindo as suas instruções deixadas para trás).
No ano de 1861 escreveu a um amigo: “Sabe que sonhei de um
novo campo de trabalho — algo onde ainda não estive e onde o Evangelho, tal
como eu o entendo, ainda não tem sido levado. Não me alegro em ir a um campo
onde já trabalhei. Tornou-se para mim algo velho. Gosto muito de anunciar o
Nome do Senhor a pessoas que ainda não O conhecem.” Esse desejo cumpriu-se no
final do ano de 1862. Nos anos de 1862-63, 1866 a 1868, 1870, 1872-73 e
finalmente de 1874 a 1877 visitou os Estados Unidos e o Canadá. Durante a
última viagem também chegou a visitar a Nova Zelândia.
Depois da sua última viagem para além-mar, John Nelson
Darby visitou mais uma vez a Alemanha (1878), a Suíça, a Itália e a França. Na
avançada idade de 79 anos voltou à Inglaterra, onde ainda trabalhou como
escritor até ao seu falecimento em 1882. As suas obras completas (editados pelo
seu amigo William Kelly) englobam 34 volumes de escritos coligidos
(“Collected Writings of John Nelson Darby”). Acrescentam-se ainda 7 volumes de
notas e comentários (“Notes and Comments”), 3 volumes de miscelânias
(“Miscellaneous Writings”) e 3 volumes de cartas (“Letters”).
A sua obra mais conhecida e talvez a mais preciosa é a
“Sinopsis dos livros da Bíblia” (“Sinopsis of the Books of the Bible”), na qual
John Nelson Darby dá uma panorâmica de toda a Bíblia. Ele é igualmente
conhecido como poeta. Conhecido são os seus “Spiritual Songs” (“Hinos
Espirituais”) e os muitos hinos no hinário inglês dos irmãos.
John Nelson Darby fez viagens para a Suíça e para outros
lugares, onde viu muita bênção na pregação da Palavra e a formação de igrejas.
Foi de muita ajuda, especialmente a irmãos na Suíça, onde Igreja e Estado se
separaram, e que não tinham ficado satisfeitos com o ensino do metodismo.
Depois de trabalhar por um período de tempo na França, de
1853 em diante, Darby trabalhou muito na Alemanha entre irmãos batistas.
Igrejas dos “Irmãos” foram formadas em Dusseldorf e Elberfeld. Foi a fim de
ajudar estes irmãos que Darby fez a sua tradução da Bíblia para o alemão
conhecida como a “Bíblia Elberfeld”.
Também nesta época Darby encontrou-se com o afamado
teólogo Dr. Friedrich Tholuck. Ele explicou o seu ponto de vista a respeito dos
dons espirituais na igreja e como estes dons não são limitados ao clero. Dr.
Tholuck concordou que assim era na igreja original, mas perguntou se
funcionaria no mundo moderno. “O senhor já o experimentou?” foi a resposta de
Darby!
Além de traduzir a Bíblia para o alemão, Darby também a traduziu
para o francês (“Bíblia Pau”) e para o inglês. O Novo Testamento no inglês foi
completado por outros irmãos usando as anotações de John Nelson Darby. Devem
ser mencionados aqui também os trabalhos prodigiosos dele por escrito a
respeito de muitos assuntos bíblicos e polêmicos do dia. Embora que alguns dos
mais de 40 volumes não tenham mais relevância, outras tratam de assuntos
polêmicos ainda atuais, enquanto outros por serem acerca da Bíblia continuam
sempre válidos.
Foi por causa do facto dele só escrever livros de estudo
bíblico e livros contra a falsa doutrina, que John Nelson Darby falou certa
vez: “Só me interesso pela Bíblia e por livros ruins!”. Entre os seus trabalhos
mais úteis estão os 5 volumes da Sinopse dos Livros da Bíblia que está a ser
traduzido e publicado atualmente na revista “Leituras Cristãs”. Deve se notar
que a maneira normal de Darby ao escrever inglês é muito difícil de entender!
John Nelson Darby escreveu muitos hinos e nisso o seu
estilo tortuoso da língua inglesa desaparece completamente. Darby foi muito
amado pelos irmãos das igrejas que visitou. Como muitas vezes acontece até hoje
com certos irmãos (que infelizmente não têm os dons espirituais de um Darby!),
embora intolerante para com os irmãos que o contradiziam, sempre tinha muita
paciência e amor para com os mais fracos e necessitados do rebanho.
Depois de 1859, além dos países já mencionados, Darby
também visitou o Canadá, os Estados Unidos, as ilhas do Caribe, Nova Zelândia,
Holanda e Itália. Este extraordinário servo de Deus incansavelmente continuou a
visitar as igrejas e os irmãos em muitos países, ano após ano, vivendo uma vida
notável pela sua simplicidade e frugalidade até ao fim. Ele chegou ao lar
celestial em 29 de Abril de 1882.
Nos últimos meses do ano de 1880 John Nelson Darby sofreu
muito. Teve problemas de respiração bem como de coração. Em Dezembro teve uma
leve melhoria que lhe possibilitou escrever a um conhecido: “Pela bondade de Deus estou indo muito
melhor. Na verdade nem parece que estive tão perto da morte. Embora não com
muita frequência, ainda assim posso ir às reuniões. Também posso fazer o meu
trabalho costumeiro. É certo que nos meses que se seguirão haverá uma mudança comigo
face à minha iminente despedida deste mundo, porém não há mudança em relação à
doutrina e os meus pontos de vista. Isso não mudou; tudo o que encontrei foi
confirmado. É um doce e lindo pensamento, que tudo aquilo que ensinei o fiz em
Deus. No meu interior tenho a certeza de que pertenço a um outro mundo… por
quanto tempo ainda pertencerá a mim não sei. Para a saída, a palavra do amado
Senhor é importante: “Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (João 17:16).
— Neste sentido a mudança é perceptível e estou a aguardar”.
No ano de 1881, John Nelson Darby ainda estava a trabalhar
na edição do seu hinário inglês. No dia 15 de Dezembro de 1881, escreveu o
prefácio para a Bíblia francesa que foi publicada em 1882. No final de Janeiro,
a sua constituição física permitiu-lhe cumprir apenas metade das suas tarefas
diárias. Nas últimas semanas foi recebido e cuidado na casa do irmão Hammond em
Bournemouth. Foi ali que ele faleceu no dia 29 de Abril de 1882. Numa lápide
simples e branca do cemitério de Bournemouth lêem-se as palavras:John Nelson
Darby, como um desconhecido e bem conhecido faleceu no Senhor em 29 de abril de
1882 com 81 anos II Coríntios 5:21 Senhor, deixa-me esperar em Ti, a minha vida
seja consagrada a Ti, desconhecido aqui na terra, servo teu, vou herdar a
felicidade do céu.
A sua influência continua até hoje. Embora não possamos concordar com alguns dos princípios eclesiásticos desenvolvidos por John Nelson Darby agradecemos ao Senhor pelos ensinos preciosos que ele redescobriu, quanto às dispensações já passadas e quanto aos dias futuros!
A sua influência continua até hoje. Embora não possamos concordar com alguns dos princípios eclesiásticos desenvolvidos por John Nelson Darby agradecemos ao Senhor pelos ensinos preciosos que ele redescobriu, quanto às dispensações já passadas e quanto aos dias futuros!
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