Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Líder e suas Relações Pessoais



Por que existem recordes? Recordes existem para serem quebrados. Porque alguém sempre inspira alguém a vencer obstáculos. Porque quando as coisas acontecem com facilidade, sem luta, sem batalha, sem envolvimento, há a tendência de não darmos o devido valor. A Bíblia ensina que a operação de influenciar as pessoas é função do Espírito Santo (João 16:8). Mas, “Ele não fará nada” se não estivermos dispostos a cooperar em nossa parte. 

A palavra líder procede do inglês (leader) que tem, como significado, aquele que pastoreia, isto é, um pastor ou aquele que lidera. Dessa maneira, um líder é alguém que guia ou conduz pessoas a algum lugar para realização de um propósito (João 10:3-4). O líder é aquele que sabe para onde vai. Daí se pressupõe que um líder é alguém que sabe o que está fazendo, principalmente quando diz respeito ao bem estar das pessoas.

Um Líder inspira através do seu exemplo

Quer aceitemos ou não, somos influenciados uns pelos outros. Influenciar exige esforço, boas ideias e muitos riscos. Na verdade, ninguém deseja seguir as ideias de um derrotado. Por isso, líderes precisam ser inspiradores, ter ousadia e, acima de tudo, coragem. Norman Schwarzkopf certa vez disse que “a liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter, mas que se for preciso passar sem uma delas, que seja a estratégia. Davi foi o primeiro homem a derrotar um gigante em sua geração. Sua coragem e ousadia inspiraram o tremente e acovardado exército de Saul (I Samuel 17:11). O que fez Saul? Nada. Davi tinha unção, Saul também, mas unção sem atitude não forma um líder.

Um líder é diferente de um chefe. Enquanto um dá as ordens, o outro inspira e motiva através de seu exemplo (I Pedro 5:2). Influenciar o outro exige esforço, porque, na vida, tudo o que pode conduzir à vitória, requer empenho e dedicação, o que é dignificante (João 15.13). Ser líder não deve ser tomado como uma honra e sim como uma oportunidade de servir a Deus, servir a Deus, é motivo de honra, porém não se pode servir a Deus sem servir aos homens.

O Líder influencia na tomada de decisões

Um líder tem de ser um homem íntegro e possuir coragem e firmeza diante de situações difíceis. Tem que possuir caráter reto e integridade de princípios morais. Ele precisa conhecer e defender o que é justo, mesmo em face da desaprovação popular. Só então é que ele terá a força interior que inspira outros a segui-lo com confiança.   Tomar decisões acertadas envolve conhecimentos, experiência, coragem, riscos, perdas ou vitórias. Um líder é uma pessoa decidida, proativa, firme e imparcial na tomada de decisões com relação a um grupo, família, igreja, etc. Nada é corrigido sem liderança (I Coríntios 4:17).

Quando algo está errado, é para ser tratado e corrigido. É preciso ter coragem para confrontar e isso, até mesmo na família. A postura de liderança de Davi foi decisiva para trazer vitória aos hebreus. E, depois que derrotou o primeiro gigante, outros foram inspirados a fazê-lo. Não importa a condição que exista, em qualquer situação, nada muda sem liderança. Reclamar não muda a situação, liderar sim! (I Samuel 17:39-40;45-46).

Um Líder conduz seu povo ao cumprimento de metas

Todo líder deve ter visão (Gêneses 13:14), sem visão ninguém chega a lugar algum. Porque a visão nos leva a um destino, e, líder sem alvo é povo sem destino. Ser líder é ter essa chama acesa e contagiar outros através dela. A alegria de um líder são os seus liderados, e o destino dos liderados dependem da visão do líder (Números 14:6-8). Que triste seria desperdiçar uma vida inteira sem descobrir o propósito pelo qual fomos criados. No relacionamento com pessoas o líder é alguém que exerce um papel especial para incentivar seus liderados a alcançarem suas metas (Salmo 77:20).

Apesar de estarmos falando no perfil geral da liderança, não estamos esquecidos de que, no Reino de Deus, todo líder tem o compromisso de ser um servo, logo uma característica indispensável no líder cristão é a humildade. Essa é a maior virtude de um líder: ser servo (João 13.14-17). O líder que coloca Deus em primeiro lugar em sua vida e é leal ao seu empregador, demonstra que tem verdadeiro interesse pelos outros. Seu altruísmo fará com que ele trate dignamente aqueles que trabalham com ele.

Ele procurará a melhoria pessoal de cada um, e colocará o bem-estar dos seus empregados acima do seu próprio. Eles, por sua vez, responderão com trabalho qualitativo e quantitativamente melhor e se sentirão entusiasmados para alcançar seus objetivos. Um líder solitário nada poderá construir, mas ao agregar qualidade a um grupo e trazer ânimo a seus liderados, tudo se torna mais fácil, até mesmo, os alvos mais impossíveis se cumprirão em tempo recorde, como no caso de Neemias. Uma chefia pode até ser conseguida por indicação e decreto, mas a liderança é conquistada por caráter e atitudes.

Fonte EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário