sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Deus e as Fraldas Sujas

Pb. Miquéias Daniel Gomes


Bebês tendem a terem assaduras. Ninguém estranha isso. A pele é fina e sensível, e as fraldas são quentes e úmidas. Basta um breve descuido e pronto... Assaduras.

 Meu filho, entretanto, praticamente não passou por esta experiência desagradável. Mas antes que você coloque a mim e a mamãe no pedestal de “grandes e zelosos pais”, fique sabendo que o maior responsável pela pele saudável do meu bebê era ele mesmo.

O Nicolas nunca aceitou estar sujo... Então ele desenvolveu uma técnica para que medidas fossem tomadas antes que o pior acontecesse. E que técnica era essa?  Simples. Ele gritava!

Não era um chorinho ou uma manha qualquer, era grito mesmo. Um grito único, facilmente identificável: -  “Preciso urgentemente de fraldas limpas!”  - Ele gritava sem nenhum pudor, sem nenhum receio de incomodar. Ele queria ser ouvido. Como uma galinha choca que acaba de botar seus ovos, ele anunciava aos quatro ventos sua obra prima: “Ei! Fiz caquinha e quero que me limpem!” Seu grito ecoava pela casa: -“Uh! Uh! Uh!” (algo parecido com o guincho de uma corujinha neurótica). Ele gritava pois precisava gritar. Queria estar limpo de novo, mas para isso precisava de ajuda.

Você já se sentiu sujo alguma vez?

Caso sua resposta seja “sim”, saiba que você não está sozinho.

Eu já me senti sujo. Pedro, Moisés, Davi e Paulo também.

Pedro negou a Cristo por três vezes.
Se sentiu sujo!

Moisés matou um egípcio e escondeu  o corpo na areia (varreu a sujeira pra debaixo do tapete), mas quando o vento da verdade soprou, jogou toda a lama em seu rosto.
Sujo como um chiqueiro!

Davi se deitou com uma mulher casada e matou o marido dela. Passou um perfume para disfarçar o mau cheio do pecado, mas quando Natã lhe contou a história do homem rico e poderoso, ladrão de ovelhas e assassino, o odor da sujeira se espalhou pelo palácio.
Sujo!

Paulo, apesar de sua fé e testemunho, não estava se sentindo muito limpo quando exclamou: - “Miserável homem que sou!” 
Sujo!

Grandes homens. Suas histórias estão na Bíblia. 

Um simples bebezinho. Minha herança genética


Eu e você. Todos nós.

SUJOS!

O pecado é uma sujeira mortal que nos corrói caso não seja imediatamente lavado.

Quando o Nicolas gritava, uns poucos lenços umedecidos resolviam o problema, mas às vezes (muitas vezes) o caso era grave e exigia um bom banho. E como ele não sabia se banhar sozinho (nem ao menos sabia onde conseguir fraldas limpas), ele apelava para quem o podia limpar.  Uh! Uh! Uh! (A corujinha neurótica ataca novamente)...

 Assim como os bebês, não temos a capacidade de nós limparmos sozinhos. A sujeira do pecado é densa, grudenta e difícil de se remover. Então precisamos imitar o Nicolas... Olhar para cima em reverente humildade e gritar: - “Senhor, podes me limpar?” (Mateus 8:2-3)

O chuveiro de Deus tem conexão direta com o rio da Graça, água pura e cristalina (em abundancia) e fica ainda mais refrescante quando é usada junto com o sabonete da marca preferida de Deus: “MISERICÓRDIA”. 
Frescor revigorante... Limpos outra vez.

É verdade que às vezes esse banho exige um tratamento mais radical, principalmente quando Deus usa uma escova dura e áspera chamada “Repreensão”, mas depois do banho tomado, os arranhões são refrescos se comparados a craca do pecado que nos incomodava... Deliciosa sensação de limpeza.

 Pedro chora sua sujeira. Mas as margens do Mar de Tiberíades seu banho foi completo. – “Pedro, você me ama? Cuida dos meus cordeirinhos” (João 21:15)
Limpo de novo!

Moisés ficou quarenta anos no chuveiro. Banheira cheia da água escaldante aquecida pelo deserto – Volte para Egito e liberte nosso povo....“Eu serei contigo...”  (Êxodo 3:12)
Fresco e perfumado!

Davi adoeceu até os ossos devido a sua sujeira (banho de limpeza profunda para eliminar os germes e as bactérias) – “A morte me abraçou e o inferno se apoderou da minha alma... Então ergui minha voz e pelo Senhor fui socorrido...”  (Salmo116:3-4)
Tchau sujeira!

Paulo se entregou sem reservas ao banho perfeito. –“Onde abundou o pecado... superabundou a graça de Deus...” (Romanos 5:20) 
Que cheirinho bom de limpeza!

O chuveiro da graça está constantemente aberto a todos que precisam  se lavar. A condição: Arrependimento! O meio de se chegar lá: Confissão! (Provérbios 28:13).

Deus sabe que você está sujo, mas não te levará a força para as águas. Cabe a mim e a você “confessarmos a ele” nossas misérias e imundices e então clamarmos por Perdão e Misericórdia. Não tenha vergonha de gritar pelo pai... – “Ei  pai, algo está errado aqui. Acho que preciso de fraldas limpas”.

O pai não resiste ao clamor de seu filho ávido por se sentir limpo outra vez. (Salmo 34:18)

Quando ouvia o barulho do chuveiro era difícil fazer o Nicolas se concentrar em outra coisa. Ele ficava desesperado para entrar logo em sua banheirinha  e se esbaldar com a água fresca. Com o tempo ele  aprendeu a engatinhar para lá, e até mesmo os seus primeiros passinhos foram em direção ao chuveiro, sempre acompanhados de seu inconfundível Uh! Uh!


Deus espera a um longo tempo para ouvir seu clamor... Sua confissão... Seu grito, talvez apenas  um som sem palavras que ninguém entenderá, apenas ele...

Faça isso e você ouvira o barulho do chuveiro.

Desfrute da agradável sensação de estar limpo de novo...


Deus está preparando o seu banho...




Miquéias Daniel Gomes é presbítero, professor titular da EBD, faz parte do corpo docente da EETAD (núcleo 990), sendo também um dos Co-Pastores da igreja. É casado e pai de um filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário