sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Em Construção - (Palavra Pastoral - Novembro 2013)

Texto publicado originalmente na Edição nº 46 do Informe Gospel

Pr. Wilson Gomes

Nascemos não por mero acaso ou obra do destino. Para chegamos aqui houve luta, disputa, competição. Vencemos uma maratona que em proporção equivaleria a 5 km contra milhões de concorrentes. E agora que aqui estamos, precisamos fazer valer a grandiosidade dessa “dádiva conquistada” chamada vida, deixar nossa marca na história e estabelecer um legado para a posteridade.

Em nome do amanhã, a humanidade sempre investiu no hoje, inventando, reinventando e evoluindo, construindo algo novo, visando o sucesso e a prosperidade da espécie.  Porém, o grande desafio construtivo que enfrentamos ao longo da nossa vida não são aquelas construções que usam tijolos, areia, cimento e outros suprimentos de alvenaria. Todo o dia estamos tentando construir relacionamentos pessoais e interpessoais, simples amizades, ou, um amor que dure a vida inteira... Enfim, somos humanos, temos carências que só serão supridas por outra pessoa e é aí que às vezes, em face de ilusão, nos perdemos e caminhamos lado a lado com a dor e o sofrimento oriundo de relações frustrantes.

Construir requer planejamento e execução esmerada. Não é sair por aí dando marteladas aos quatro ventos e assentando tijolos onde a vontade mandar. É necessário estratégia.

Jerusalém estava em ruínas quando os judeus voltaram do exílio na Babilônia. Para reerguer a cidade foi necessário estabelecer prioridades e muito antes de Esdras e Zorobabel reformarem o templo, Neemias reconstruiu os muros. Muros servem para proteger as construções principais, para dar segurança ao que esta sendo construído e a seus construtores.

Quer construir um namoro?  Priorize em antes construir muros de contenção para se proteger. Invista em amizades leais e fraternas. Cada amigo será um tijolo e a amizade o cimento que os unirá e é essa parede que impedirá a depressão de entrar na obra no dia que a decepção marcar ponto por lá.

Quer construir um casamento feliz? Construa antes os muros da fidelidade e da compreensão. Eles deixaram do lado de fora a rotina, o marasmo e a falta de amor.

Quer construir uma carreira de sucesso e ter um emprego estável? Levante os muros do profissionalismo e da qualificação profissional. Eles te protegeram de uma concorrência injusta no mercado de trabalho.

Construir também significa que decisões importantes devem ser tomadas e escolhas difíceis necessitam ser feitas, e nestas horas é vital se ponderar sobre algo chamado custo-benefício, que é basicamente “perder” agora para “ganhar” depois. Por exemplo, alguém que gasta uma grande quantia de dinheiro para reformar sua casa, em troca recebe conforto, valorização do seu imóvel e possibilidades para bons negócios no futuro.

O que você está disposto a perder para ganhar? Quais investimentos precisam ser feitos (independentemente dos custos) para que você tenha retornos positivos em sua família, no seu casamento, no seu ministério e em sua vida pessoal. Faça as contas e veja que às vezes, perder um pouco hoje significa ganhar muito amanhã.

Neste mês o Informe Gospel chega à suas mãos como um desafio, e te convida a avaliar os “edifícios” em sua volta e a partir daí construir, reformar, ou reconstruir sua vida, seu casamento, seu ministério...  

Às vezes estamos como Pedro no mar de Tiberíades; a noite toda sem nada apanhar, mas Jesus aparece na praia. - Filhos apanharam alguma coisa? - E Eles responderam bem altos – Não!... - Lancem a rede ao lado direito! - Ordenou o Mestre, e então 153 grandes peixes foram trazidos para dentro do barco. 
(Joao 21.1-11)

O que quero dizer, é que todo processo de construção passa primeiro por ouvir Jesus, pois acredite; uma vez feito isso, além de fartura no barco,  lá na praia haverá peixe e pão assado.

Ele te convida para tentar uma outra vez, mas desta vez faça do jeito Dele... Mãos a obra!

Mãozinhas para cima... Obrigado Senhor pelos 6 anos do nosso Templo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário