terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fábrica de Caráter

Pr. Wilson Gomes

Às vezes a vontade de Deus na nossa vida não é no momento o melhor para nós. Mas é preciso ser obediente. Para cumprir a ordem de Deus, temos que abrir mão de conceitos, renunciar coisas que gostamos e rever o que planejamos.

Não desçais ao Egito: Habita na terra que eu te disser.

Este foi o teste pelo qual Isaque passou: Viver na comodidade da estagnação nas fartas planícies do Egito ou ser um peregrino de Deus pela terra?

Isaque nunca lera I Pedro 1:17 onde diz somos peregrinos e forasteiros aqui neste mundo. Mas sobre ele havia um juramento: "serei contigo e te abençoarei como prometi ao seu pai Abraão”.

Quantos pais são egoístas e não pensam nas promessas para seus filhos. Não plantam para o futuro, querem honrar cargos, buscam reverencia instantânea e esquecem que estamos semeando para a posteridade. Questionamos publicamente a Deus pelo que não recebemos e com isso matamos a fé de nossos filhos, pois veem seus pais como figuras murmuradoras e críticas que estão estacionadas na fé, decepcionadas com Deus, com a igreja e com os irmãos.

Seguindo esse exemplo deturpado, eles tem seu caráter moldado num clima de frieza espiritual. Crescem almejando ter idade para abandonar a igreja (a mesma igreja que segundo seus pais “não possui mais a presença de Deus”) e depois choramos amargamente  para Jesus trazer nossos filhos de volta...

E se ao invés de murmuração, eles nos vissem fazendo orações de agradecimentos, lendo a bíblia, falando em línguas com lágrimas nos olhos, sendo gratos pelo que temos... O problema é que só choramos quando eles se perdem,  só que ai meu amigo, já é um pouco tarde. (Se eles vissem um altar de adoração em casa talvez isso não acontecesse)

Mude sua forma de enxergar a igreja, e quando digo igreja me refiro no âmbito “Reino de Deus”. O tempo passa, pessoas mudam, estações se renovam, conceitos caem, costumes são esquecidos... Mas o Reino persiste eternamente. O caráter de Isaque foi forjado na obediência de seu pai. Ele não nasceu em casa de alvenaria, mas sim em tendas numa nômade vida de obediente serviço a Deus e adoração por excelência, ambiente perfeito para a construção de uma fé convicta e avassaladora. Nosso lar é o agente formador do caráter e da estrutura espiritual de nossos filhos. Lares fortes, filhos forte. Pais vacilantes, filhos fracos e sem determinação. Alguém já disse certa vez que o lar é a oficina aonde os filhos são construídos. Lares abençoados fabricam filhos abençoados.

 O valor do sacrifício foi aprendido por Isaque ainda na adolescência, quando ele próprio era o inocente a ser oferecido em culto sacrificial que o seu pai quase levou as ultimas consequências, só sendo detido pela intervenção do próprio Deus. Qual lição tiramos desta história? – Leve Deus a sério, submeta-se ao seu poderio. Ele sabe o que esta fazendo!

O escritor americano Max Lucado nos faz a seguinte pergunta: - Como a presença de Deus chega até nós?  E nós da uma resposta surpreendente:   - Simples. Deus vem com suas próprias condições.  Abraão sabia disso. Sabia que Deus viria com suas próprias condições e que para ser feliz basta aceita-las.


Senhores pais, perdemos nossos filhos quando o que é santo torna-se trivial, o que é espiritual tornar-se monótono e o sagrado torna-se inferior. O meu conselho é: Não relaxe diante do que é sagrado... Pelo bem da posteridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário