segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Quem é Satanás?

Embora uma das estratégias mais sabias em uma batalha seja o conhecimento sobre o seu adversário e as estratégias por ele usada, na pratica, muitos cristãos desconhecem quem de fato é nosso grande inimigo. Paulo explica aos convertidos em Éfeso, que nossa luta diária é contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas e contra as hostes espirituais da maldade (Efésios 6:12).

Existe portanto uma vasta estrutura muito bem organizada que converge para a liderança maléfica de Satanás, que automaticamente se torna o arqui-inimigo da igreja. Porém a recomendação bíblica em relação a este adversário não é o enfrentamento, como muitos insistem em ensinar. O texto já citado diz que devemos nos revestir da armadura de Deus para estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo, logo nossa posição é a de defesa, enquanto o ataque pertence ao Senhor. A Bíblia nos ensina em Tiago 4:7, a “sujeitar” a Deus, “resistir” ao Diabo e então ele fugirá de nós. O homem que decide “enfrentar” a Satanás com suas próprias forças, indeferidamente, será derrotado e consumido.

Mas de fato, quem é Satanás? Mais uma vez, nossa fonte de pesquisa é o excelente site de estudos bíblicos Got Questions, que nos fornece algumas das respostas aqui esplanadas.

A crença das pessoas sobre Satanás vai do tolo ao abstrato. De um pequeno ser vermelho com chifres que senta sobre seu ombro motivando você a pecar, a uma expressão usada para descrever a personificação do mal. Entretanto, a Bíblia nos dá um retrato claro de quem é Satanás, e como ele afeta nossas vidas. Colocando de forma simples, a Bíblia define Satanás como um ser angelical que decaiu de sua posição no céu por causa do pecado e está agora em posição exatamente oposta a Deus, fazendo tudo a seu alcance para frustrar os planos de Deus para a humanidade.

Satanás foi criado como santo anjo. Isaías 14:12 possivelmente dá a Satanás o nome, antes da queda, de Lúcifer. Ezequiel 28:12-14 descreve Satanás sendo criado como querubim, e foi aparentemente o anjo criado em posição mais alta. Ele se tornou arrogante em sua beleza e posição, e decidiu que queria se assentar em um trono que fosse acima do de Deus (Isaías 14:13-14; Ezequiel 28:15; I Timóteo 3:6). O orgulho de Satanás o levou à queda. Repare as muitas afirmações no futuro em Isaías 14:12-15 (subirei, exaltarei, me assentarei, subirei e serei).

Por causa de seu pecado, Deus expulsou Satanás do céu. Com grande violência ele caiu vertiginosamente em direção a terra, e como muitos teólogos acreditam, promoveu grande destruiu, a ponto do criador precisar reformar o planeta (Genesis 1:1-2). Quando questionado sobre a atuação de seu maior adversário, Jesus testificou de sua queda declarando que tinha o visto cair como um raio (Lucas10:18). Desde então, Satanás, embora seja um ser espiritual, atua na atmosfera humana.

Satanás se tornou o governante deste mundo que funciona longe de Deus, é o príncipe das potestades do ar (João 12:31; II Coríntios 4:4; Efésios 2:2). Ele é um acusador (Apocalipse 12:10), um tentador (Mateus 4:3; I Tessalonicenses 3:5) e um enganador (Gênesis 3; II Coríntios 4:4; Apocalipse 20:3). Seu próprio nome significa adversário ou “o que se opõe”. Outro nome usado para Satanás, o diabo, significa “maligno” ou “caluniador”. Apesar de ter sido expulso do céu, ele ainda busca elevar seu trono acima de Deus. Satanás, de maneira fraudulosa, imita tudo o que Deus faz, esperando ganhar a adoração do mundo e incitar oposição ao reino de Deus. Satanás é a maior força atrás de qualquer falso culto e religião mundana. Satanás fará qualquer coisa e todas as coisas em suas forças para se posicionar contra Deus e contra os que seguem a Deus. Entretanto, o destino de Satanás está selado, e de acordo com Apocalipse 20:10, é uma eternidade no lago de fogo.

Um comentário: