domingo, 11 de dezembro de 2016

Festa das Primícias 2016


Na noite deste domingo, 11 de dezembro de 2016, todas as congregações filiadas à Assembleia de Deus Madureira com sede em Mogi Guaçu SP, celebraram a 13º Festa das Primícias, que marca a entrega simbólica dos primeiros frutos de 2017 ao nosso Senhor. Tambem celebramos a última Santa Ceia de 2016, onde a presença do nosso Deus foi marcante e poderosa.

Mas qual o significado de entregarmos ao Senhor nossas primícias?

Em Levíticos 23:17, encontramos a ordenança divina para que os primeiros frutos da prosperidade de seu povo, fossem oferecidos ao Senhor. “Shavuot” é o nome da festa judaica também conhecida como “Festa das Colheitas” ou “Festa das Primícias”, celebrado no quinquagésimo dia do Sefirat Haômer. Devido a esta contagem, a festa é também chamada de “Pentecostes”. Durante este período, além das ofertas entregas ao Senhor, os judeus se dedicavam a um estudo aprofundado da Torah, pratica que se mantem inalterada até os dias de hoje.

Nos tempos do Templo, “Shavuot” assim como “Pessach” (Páscoa) e a Sucot (Festa das Tendas), se caracterizava pelas peregrinações. Grandes grupos de agricultores afluíam de todas as províncias, e os peregrinos marchavam para Jerusalém acompanhados durante todo o trajeto pelos alegres sons das flautas. Em cestos decorados com fitas e flores, cada qual conduzia sua oferenda, ou seja, os primeiros frutos da terra. Chegados à Cidade Santa, eram acolhidos com cânticos de boas-vindas e adentravam no Templo, onde faziam a entrega de seus cestos ao sacerdote. A cerimônia se completava com hinos, toques de harpas e outros instrumentos musicais. Mas não para por aí...

Simbolicamente a festa das Primícias apontava para a outorga do Espírito Santo a Igreja, o que de fato ocorreu exatamente neste dia festivo (Atos 2:1). O apostolo Paulo chamou o Espírito Santo de "primícias" (Romanos 8:23). O Espírito, então, é descrito como o início de uma colheita. Neste caso é Deus, e não o adorador, quem dá as primícias. São as primícias de Deus para o homem (II Corintios 5:5). Assim como nos tempos do Antigo Testamento as primícias eram o início de uma colheita muito maior que estava ainda por vir, assim o recebimento do Espírito Santo pelo crente, é apenas o prenúncio das coisas melhores que hão de vir. 

Agora, nós temos o Espírito Santo e após o Arrebatamento, deveremos ter a bênção da colheita inteira que inclui a ressurreição e a glorificação dos eleitos de Deus.

Ao ordenar que o Seu povo lhe entregasse os primeiros frutos, Deus queria ser distinguido no coração de seus filhos. A entrega das primícias é uma forma de se dar honra ao Senhor: - Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3:9-10).

A definição que o Dicionário Aurélio dá acerca de primícias é: “primeiros frutos; primeiras produções; primeiros efeitos; primeiros lucros; primeiros sentimentos; primeiros gozos; começos, prelúdios”. A definição bíblica não é diferente, pois as Escrituras nos mostram a importância que Deus dá ao nosso ato de entregarmos a Ele as nossas primícias, cuja definição é: “a primeira parte de algo.”

Deus não instituiu as ofertas pelo fato de precisar delas, mas para provar o nosso coração numa das áreas em que demonstramos um grande apego. Deus não precisa dos primeiros frutos. Nós é que precisamos d’Ele em primeiro lugar em nossas vidas. Assim, a Festa das Primícias é um excelente exercício para mantermos o nosso coração consciente desta dependência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário