sábado, 14 de janeiro de 2017

Requisitos para um culto genuíno


Desde os primórdios dos tempos, o homem se embrenha na busca por algo que preencha o seu vazio interior. Essa busca incessante pelo divino, pelo sobrenatural, traz vários benefícios a existência humana, mas ao mesmo tempo, tem a capacidade de criar transtornos quase irreversíveis na história da humanidade. E assim tem sido.

A necessidade de se adorar um ser superior, um deus poderoso e atemporal, vem mostrando ao logo dos anos, que essa vontade interior está entrelaçada no espírito e na alma do homem, e faz com que ele busque desesperadamente cultuar todo tipo de deuses e divindades, isso se não tiver um encontro real com o único Deus.

São vários os meios de se cultuar a uma divindade ou de se prestar culto a quem se adora. Mas a Bíblia Sagrada nos mostra a trilha do verdadeiro culto que agrada ao único e verdadeiro Deus.

Gosto muito dos Salmos 84, 100, 122, pois são referenciais para um culto agradável ao Senhor. Existem vários outros textos que expressam as verdades de Deus em relação ao culto que ele espera de seus adoradores.  E um pré-requisitos fundamental para o culto é a Fé, pois sem fé não se pode agradar a Deus (Hebreus 11:6). A fé é o firme fundamento das coisas que esperamos, a concreta certeza dos fatos que não podemos ver (Hebreus 11:1). A fé é a força promotora que faz que os justos vivam na certeza de estão agradando a Deus (Hebreus 10.38).

Outro fator imprescindível é o “envolvimento total” da vida do adorador. O apóstolo Paulo traz a luz à igreja de Roma como se adora a Deus envolvendo-se totalmente. Ele convida a que se apresenteis como sacrifício vivo, santo, agradável. O nosso culto deve nos custar sacrifício vivo, devemos trazer ao nosso culto o resultado vivo de um sacrifício diário de renuncias e resignações. (Romanos 12:1-3).

O nosso culto deve ser unicamente dirigido, devotado, sacrificado, prestado ao Deus único e eterno. O nosso culto deve ser dirigido, regido, monitorado, rigorosamente fiscalizado e modelado pelo ensino bíblico. A Bíblia é o manual único e verdadeiro onde temos todas as informações de como adorar ao Senhor, sem medo de cometer erros que venha nos afastar do verdadeiro Deus (Romanos 12:28).

Jesus é o único meio ou via de contato com Deus, Ele é o mediador entre criatura e criador. Ele tem que ser o centro do culto cristão. (Hebreus 9:12-28). Nos falta tempo para abordar em detalhes os Salmos acima citados, mas vale uma leitura corajosa e destemida de todos eles. Neles, todos nós encontraremos lições e advertências quanto a forma de prestar culto ao Senhor nosso Deus.

Pb. Bene Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário