sábado, 17 de maio de 2014

Sementes de Sangue

O tele evangelismo moderno tenta pintar as páginas da Bíblia de cor de rosa, prometendo saúde, prosperidade e sucesso, mediantes sacrifícios financeiros e contribuições generosas. Mas esta utópica visão materialista passa longe do genuíno Evangelho de Cristo, onde recompensas terrenas são irrelevantes, se comparado ao que Deus preparou para aqueles que o amam.

Se escolhemos seguir a Cristo, então abraçamos sua causa e isto nos trará alguns conflitos com o sistema que rege nosso mundo, afinal ele jaz no maligno. Para começar é preciso renunciar o que somos, o que gostamos e o queremos, em prol do que Cristo é, e do que precisamos fazer por ele e para ele. 

Assim sendo, tomamos sobre nosso ombro uma cruz e somos enviados como ovelhas para o meio de lobos, e isso, em nada se parece ao cenário fantasioso do evangelho moderno, que promete apenas o melhor da Terra, e oculta as aflições que teremos no mundo.

Segundo a tradição, por pregar o evangelho, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma; André também foi crucificado em uma cruz no formato de X; Tiago foi decapitado por ordem de Herodes; Felipe provavelmente foi enforcado em Hierápolis, embora muitos acreditem que tenha sido crucificado também; Bartolomeu teve sua pele retirada por um rei bárbaro; Tomé foi amarrado a uma cruz enquanto evangelizava seus algozes, morrendo lancetado na Índia; Mateus sofreu martírio por espada (ou punhais) na Etiópia, Tiago (o menor) foi lançado de cabeça do pináculo do tempo e depois foi apedrejado, Judas Tadeu e Simão provavelmente foram vítimas de um linchamento público a machadadas motivado pelos sacerdotes pagãos da Pérsia, Paulo foi decapitado em Roma e apenas João morreu de morte natural após sobreviver ao exílio em Patmos. 

Milhares de cristãos foram queimados vivos, jogados em arenas para serem devorados por leões, enforcados, serrados ao meio, degolados, linchados, escalpelados, dilacerados, desmembrados, barbarizados; e por maior que fosse o flagelo imposto, morriam cantando, louvando ao Senhor e testificando de sua fé em Cristo; e esta atitude era a mais impactante de todas as mensagens possíveis.

O cristianismo foi plantando com o sangue, quando seu fundador e líder sacrificou-se pela humanidade na cruz do calvário. Foi regado com o sangue dos primeiros cristãos, e seu crescimento se deve ao sangue que ainda hoje nossos irmãos derramam nos campos missionários, afim de que toda criatura conheça a Jesus.

E pra que tudo isso? 

A nossa recompensa é grandiosa demais e vale todo e qualquer sacrifício. Ela não é corruptível como o ouro e prata, e nem passageira como o dinheiro ou a fama. Ela é eternal e gloriosa, tão maravilhosa que Paulo não encontrou palavras que pudessem descreve-las(I Coríntios 2:9).

A morte é apenas o começo da vida do cristão. Então que vivamos nossa leve e momentânea tribulação terrena, sabendo que riquezas gloriosas estão sendo acumuladas no céu, e se a morte for o meio de obtê-las, que possamos ter a mesma certeza do apóstolo sob a lamina do carrasco: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé... Agora me espera a coroa justiça! (II Timóteo 4:7)

(Texto livremente inspirado na mensagem pregada pelo Pr. Luiz Carlos Cândido, no culto do Grupo de Varões Herança Divina em 17/05/2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário