domingo, 11 de outubro de 2015

Sonhos Submersos



Baseado em II Reis 6 e livremente inspirado na ministração do Pr. Wilson Gomes no Culto da Família em 11/10/2015

O profeta Elizeu era o mentor de uma das famosas Escolas de Profetas do Velho Testamento. O lugar em que Eliseu ensinava aos jovens profetas estava pequeno para a quantidade de alunos que possuía, e um deles sugeriu que fossem as margens ao Jordão, para cortariam madeira para ampliar o local. Para isto, precisaram emprestar alguns machados a fim de iniciar os trabalhos. Enquanto trabalhavam, o ferro do machado de um deles acidentalmente se soltou o cabo, e afundou nas profundas águas do rio. Naquele tempo essa ferramenta era caríssima, tratava-se de uma peça forjada no fogo e nem todos poderiam comprar. Como eles eram inexperientes e não tinham recursos financeiros, o desespero tomou conta do jovem aprendiz. Nessa época se uma pessoa não pudesse pagar uma dívida era levado como mão de obra escrava até que a dívida fosse sanada (II Reis 4:1).

Aqueles jovens tinham um sonho. Eles planejaram uma casa maior e não ficaram acomodados apenas no projeto, mas colocaram a mão na massa. Correram atrás de recursos, afiaram a ferramenta e partiram para a ação. Mas no meio do caminho, um acidente acabou frustrando suas expectativas, e o sonho, literalmente pareceu afundar nas águas do Jordão. O que fazer quando nossos projetos parecem sucumbir ante as dificuldades da vida e nossos sonhos naufragam no mar da desilusão? O que aprendemos com estes moços, é que quando não temos a solução para um problema, devemos recorrer a quem pode de fato resolver.

Eliseu era um homem simples, um profeta que se identificava com as pessoas. Como mestre ele não somente ensinava, mas apresentava de forma nítida o poder do Senhor a seus alunos. Ele perguntou ao jovem aprendiz onde o machado tinha caído. Então, tomou em suas mãos um pedaço de madeira e o lançou no exato local da queda. Para o espanto de todos, o machado flutuou e logo ficou ao alcance das mãos. O peso específico do ferro é 7,84 vezes maior que o peso da água. O milagre desafiou a força da gravidade, e poder que diante do poder de Deus, nada pode manter nossos sonhos submersos.

Seu sonho afundou? Seus projetos naufragaram? Não se preocupe. Recorra àquele que tem o poder de fazer o que está perdido ser encontrado novamente: Jesus Cristo. Através de seu sacrifício, ele é o madeiro que se lançou nas águas para trazer a tona nossos sonhos perdidos, recolocando o “machado” em nossas mãos. Ele “já” fez a sua parte, e agora cabe a cada um de nós continuarmos o trabalho de onde se parou... Mãos a obra!




Nenhum comentário:

Postar um comentário