quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quarta Forte com Pr. Adriano Machado


Nas últimas semanas, a Quarta Forte tem sido marcada pelo contraste do inverno frio fora do templo com os corações aquecidos dentro do Santuário.  Neste dia 08 de junho, não foi diferente. Uma noite repleta de louvores abençoados e com uma ministração poderosa da Palavra de Deus, que nos alertou sobre a eminente volta de Jesus Cristo para arrebatar sua igreja. Afinal, como foi frisado nas ministrações do irmão Marco Vinicius e da Pra. Priscila Machado, somos “vasos na mão do oleiro” (Jeremias 18:4), e devemos viver em constante consagração ao Senhor (Romanos 12)

Com muita alegria recebemos os cantores Fabio Ribeiro, Thalia Tatiane, Miriam Guidine e Paola Machado, que nos encantou com o belíssimo toque do Shoffar. O Senhor se manifestou em cada canção, abraçando carinhosamente sua NOIVA, acalentando o nosso coração, numa noite que terminou com salvação de almas. O preletor especialmente convidado foi o Pr. Adriano Machado (Mogi Mirim SP), que inspirado no texto de Mateus 25:13, ministrou sobre a FIDELIDADE DO NOIVO, o nosso Senhor Jesus.

Desde que subiu aos céus, deixando para seus discípulos a promessa de seu retorno, o coração do Cristo pulsa apressado com saudades de sua igreja. Ele está contando os segundos que faltam para regressar sobre as nuvens, e levar consigo sua NOIVA amada, para finalmente entrar lado a lado com ela na Nova Jerusalém. Jesus está preparado para este encontro, mas será que estamos prontos também? Cristo já nos entregou seu coração, sem reservas e apaixonadamente. O que temos entregue à Ele?

O capítulo 25 de Mateus é sem dúvidas um dos textos mais viscerais de todo o cânon sagrado. Jesus sabia que seu tempo na terra estava se findando e ainda havia muito para ser ensinado, então ele reuniu os seus discípulos e começou a ensiná-los sobre as verdades mais relevantes do Reino de Deus, e o ensinamento começa com uma orientação muito simples e vital: Estejam preparados para a chegada do Reino! Em sua forma mais singela e incrivelmente eficaz de transmitir uma mensagem, Jesus se utiliza de um recurso que lhe era muito peculiar e conta-lhes uma história a fim de que o entendimento de uma verdade tão profunda acontecesse naturalmente e se enraizasse nas entranhas das gerações. Uma história sobre um casamento muito atípico. Jesus disse: – Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.  Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.

Numa primeira análise, não dá para diferenciar as noivas. Todas eram virgens, tinham uma lamparina na mão, possuíam azeite e todas as lâmpadas estavam acessas. Todas no horário marcado saíram de suas casas, adornadas e preparadas para se encontrarem com o noivo e adentrarem em sua festa. Todas chegaram praticamente juntas e ali, juntas permaneceram por longas horas... E todas foram pegas de surpresa com um fato nada convencional. A demora do NOIVO. Mas á meia-noite se ouviu este grito: - “O noivo está chegando! Venham se encontrar com Ele”. Todas as moças acordaram de sobressalto. Cinco delas acenderam suas lamparinas e a escuridão não era mais problema para elas. As outras cinco, porém, já não tinha uma única gota de azeite e suas lamparinas permaneceram apagadas. Elas não estavam preparadas

A história contada por Jesus ressalta a necessidade de estarmos em constante alerta, e jamais descuidarmos de nossa preparação.  Alguns cuidados precisam ser tomados para que não haja “desencontros” na chegada do Noivo. O primeiro deles é manter o azeite num nível que suporte o tempo necessário da espera. Com isso, somos levados a um questionamento que deve ser cíclico em nossa vida, se repetindo e repercutindo em nosso coração e mente: nossa lamparina esta acessa? Vivemos a vida nos preparando para tanta coisa frívola e banal, eventos passageiros e atividades momentâneas, e com isso, desviamos nosso foco do que é eternal. Ao invés de gastarmos nossa vida almejando status, posição, graduações e recompensas, precisamos “desejar” ardentemente estar pronto para o Encontro com o NOIVO.

Então, somos levados ao segundo ponto desta preparação:  - Como está o coração da NOIVA? Quantos corações estão repletos de feridas, cicatrizes, manchas e mágoas, fechados para o amor. O coração da Noiva deve estar aberto a Cristo, limpo, puro e imaculado, pronto a dar e receber perdão. O mundo é mal e endurece nossos corações, tornando-os maciços como rocha. Mas Jesus deseja que o coração de sua NOIVA seja feito de carne, irrigado com seu sangue, pulsando com ternura e compaixão. Deus deseja o homem por completo, e sonda minuciosamente seu interior. Ele almeja ver corações que se derramam em adoração e quebrantamento, latejando em amor.

O ENCONTRO já está marcado e o NOIVO não irá faltar. A variante está exatamente na nossa preparação, se estaremos prontos ou não. As virgens sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada. A Bíblia evidencia que Cristo virá buscar uma NOIVA adornada, vestida de branco, com suas vestes lavadas no Sangue do Cordeiro. Cristo é o NOIVO. VOCÊ é a NOIVA.  O Cordeio anseia. A Igreja almeja. O alerta ecoa. Cristo está as portas. Os ponteiros do relógio já marcam meia-noite. Mantenha a lamparina acessa. Seja prudente. Noiva preparada. Maranata... Ora vem Senhor Jesus!

- Abre-nos a porta Senhor! Que esta frase nunca saia de nossas bocas...

Colaboração: Luis Felipe Pavan




Nenhum comentário:

Postar um comentário