segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Marcas de um verdadeiro adorador


 As marcas que identificam o verdadeiro adorador estão gravadas no espírito, na alma e no corpo do adorador. O espírito do homem é a sede do Espírito Santo, possibilitando a manifestação do Deus trino.

Na conversão do pecador, o seu espírito se torna o depósito da presença de Deus, trazendo a ele, a possibilidade do retorno ao estado de comunhão com os céus. Nesse momento, um rio de águas vivas passa a fluir do interior do homem. Esse rio é a glória do Deus criador que passa a transformar o interior do homem.

A nova vida é manifestada, para logo em seguida, ter a sua alma atingida por esse turbilhão das águas que jorram do trono do Deus eterno. A alma é o centro das emoções do homem, e é bem ali, no antro das emoções, que a ação do Espírito Santo vem gerar mudanças profundas, radicais, pois esta locação que foi contaminada pelo queda do homem lá no Jardim, precisa passar por uma rígida e profunda transformação. Quando a Bíblia fala de coração do homem, literalmente ela está falando da alma do homem.

Essa alma tem sede de Deus, ansiedade descrita no Salmo 42:2: - “Minha alma tem sede de Deus, quando irei e me verei perante a face de Deus?” 

Todo verdadeiro adorador tem sede de Deus, tem sede pela presença de Deus, tem sede pela palavra de Deus, tem sede da justiça de Deus. Logo entendemos que para ser um verdadeiro adorador, a alma do homem precisa ser marcada por essas características básicas citadas acima. Por fim, vem o corpo. O corpo manifesta as características do Espírito Santo no espírito do homem, e também manifesta as características da alma renovada pela presença de Deus no espírito do homem. Sendo assim o corpo do adorador deve transmitir a glória do Deus Eterno.

Existem muitos versículos indicados para complementar este tema de grande valor instrutivo, mas, um deles tem me chamado a atenção. A leitura do texto de Neemias 8: 8-12 é fenomenal. O livro da lei é lido a todo povo em plena praça e todos tinham ouvidos abertos e atentos para ouvir ao livro da lei. A comoção foi estrondosa pois quando Esdras abriu o livro, "Oh! Glória”, todos se puseram em pé. Logo após a leitura o povo adorou ao Senhor com o rosto em terra. Esdras, Neemias e os levitas, disseram a todo povo: - “Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus”. 

Aqui fica explícito uma das grandes marcas que caracterizam um verdadeiro adorador: O desejo de restauração pela Palavra do Senhor. O desejo ardente pela lei do seu Deus é a marca mais visível na vida de quem é adorador. Como estamos necessitando de Neemias e Esdras nessa geração. Homens e mulheres amantes da lei do Senhor Jesus. Homens e mulheres impregnados por uma paixão avassaladora, que os arrebatam a um nível tão profundo que nada mais tem importância, a não ser, trazer o coração do povo a se render ao Senhorio de Cristo e do seu Reino.

Os pontos salientes destacados nos próximos tópicos são de um valor incalculável para nós que desejamos ser verdadeiros adoradores do Deus Eterno. Primeiro. A marca da verdade. A importância de ser verdadeiro é indispensável principalmente quando o assunto é conosco. Se queremos atrair a glória de Deus para nós e depois espalhar entre as pessoas e ver os resultados? É preciso vasculhar o nosso enganoso coração (Jeremias 17:9). O nosso coração é perverso, é enganoso. Só Deus pode sondar, perscrutar o nosso coração. Precisamos encarar essa verdade.

Infelizmente não são poucos os filhos de Deus que caem no conto da carochinha do enganoso coração. Se acham auto-suficientes, os dono do poder, os senhores de suas vidas, os “sabe” tudo e etc..

Muitos são os que não querem enxergar as suas mazelas, suas mentiras, seus enganos. Mas, a verdade é que todos nós sabemos que temos que fazer o que é certo fazer, e o que é certo fazer? O certo a fazer é: Reconhecer firmemente que somos totalmente dependentes de Deus e nessa firmeza buscar nos humilhar aos seus pés, tomarmos coragem de abandonar as ilusões de nosso coração enganoso e nos aproximar da cruz. Pois Deus conhece a verdade do íntimo de cada um de nós.  Muitas vezes a verdade de nossa vida não é a verdade de nossa voz. Falamos muito e não fazemos nada.

As pessoas dizem ser, mas entre o dizer e o fazer, eis a questão. É necessário rever muitas coisas em nós. Pois corremos sérios perigos em tentarmos viver sobre o comando do enganoso coração. A marca da verdade deve ser nossa bandeira, nosso brasão, nosso lema e nossa divisa.

Em segundo lugar temos a marca da excelência. Ser excelente é ser diferente. É sobressair é saber se diferenciar do normal, do comum e do banal. Fazer as coisas com experiência é deixar a marca da glória do Senhor Jesus dominar o ambiente, é deixar que Deus seja exaltado. E enfim a marca da paz é Jesus.

O senhor da paz, dele vem a paz que excede todo entendimento. Nessa paz temos a confiança de que nada pode nos separar do Deus eterno. Essa marca deve ser expressa na vida do verdadeiro adorador. Num meio de tantas ideologias a paz de Jesus Cristo deve permear nossas mentes. Pois temos a mente de Cristo. (I Coríntios 2:16).


Pb. Bene Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário