quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Herança do Senhor



Hoje os nossos filhos têm mais informações do que tínhamos no passado. Por isso, os pais também devem acompanhar o desenvolvimento e o progresso tecnológico para ajudar os filhos a crescerem sem prejuízo. Os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre o seu galardão (Salmo 127:3).

A responsabilidade recai sobre os pais, que deverão cuidá-los bem, da melhor maneira possível, pois os pais são apenas mordomos cuidando daquilo que não é deles. Tanto é que os filhos nascem, crescem se casam e vão embora constituir novas famílias.

Os filhos são recompensas da parte de Deus. São bens ativos e não dívidas. O Senhor espera que sejamos bons despenseiros na criação e educação dos filhos. Eles são privilégios dados a nós. É uma bênção usufruirmos durante a vida da companhia, do carinho e do amor dos filhos. Não podemos abrir mão da missão deliciosa que Deus nos confiou. As dádivas do Eterno Deus são tão despretensiosas como são milagrosas (Salmos 127:3-5).

Essas verdades são ilustradas com clareza no primeiro e no último parágrafo do capítulo 11 de Gênesis, onde o homem edifica para a glória e segurança, e acaba conseguindo nada mais do que um fiasco, enquanto Deus foi silenciosamente dando para Terá um filho (Abraão), cujas bênçãos têm proliferado desde então. A passagem bíblica de Salmos 127:3-5 nada fala acerca de riquezas monetárias ou de posição.

No entanto, o texto destaca que uma família temente ao Senhor é riqueza e honra suficiente.

Os pais têm a responsabilidade de ensinar aos filhos “no” caminho em que devem andar (Provérbios 22:6). Não adianta mostrar a porta, há necessidade de entrar por ela. Os pais não devem mandar os filhos para a igreja, devem ir juntos. Não adianta querer o filho na igreja se a mãe fica assistindo novela ou o pai assistindo futebol.

Além dos pais serem guias, sacerdotes e provedores, também deverá dar as suas vidas como exemplo aos filhos. Para educar os filhos na presença de Deus, os pais também precisam estar na presença de Deus. Os pais não devem só ensinar a ser honesto, mas ser honesto também. Não apenas ensinar a não falar palavras feias, mas não falar também. Não apenas ensinar contra os vícios, mas não ser viciado em nada também. Não apenas ensinar a não mentir, mas não mentir também. Não apenas ensinar a não xingar, mas não xingar também.

Muitos filhos querem imitar os pais, inclusive na profissão. Cuidado com os maus exemplos, pois os filhos poderão copiá-los. Alguém, certa feita, disse: “As palavras comovem, mas o exemplo arrasta”.

A maior herança que deixamos para os nossos filhos não são os estudos nem os bens patrimoniais, mas um nome limpo, uma vida honrada e digna, um exemplo a ser seguido. Infelizmente, alguns pais pensam que os filhos são bobos e que não estão de olho nas suas atitudes. Os pais são espelhos para os filhos. Por isso é necessário tomar muito cuidado com as palavras que não edificam, com o vocabulário baixo, torpe, com as atitudes insensatas e os exemplos negativos.


Os pais não devem fazer nada que os seus filhos não possam copiar. Um filho aprende mais observando as atitudes do pai do que o pai falando para ele fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário