segunda-feira, 27 de março de 2017

Jeremias – Deus convoca seu povo ao arrependimento



Vai começar um novo trimestre da Escola Bíblica Dominical. E nós próximos meses, faremos uma viagem histórica e teológica até os anos 630 e 580 AC, onde iremos acompanhar o declínio espiritual de Judá, e testificar sobre o corajoso ministério de sacerdote ao qual Deus convocou para profetizar com ousadia e poder.

Jeremias Deus convoca seu povo ao arrependimento

As aulas terão início no dia 02 de abril, sendo lecionadas nas manhãs de domingo, a partir das 9:00 horas, pelos seguintes professores: Pb. Miquéias Daniel Gomes, Pb. Abdenego Alves Wanderley, Pb. Paulo Gonçalves Oliveira e Pr. Wilson Gomes. Haverá classe especial para crianças.

O material didático será a Revista Betel Dominical Nº 103, tendo como comentarista o Pr. Clementino de Oliveira Barbosa, Bacharel em Teologia, Conferencista e Articulista; Membro da Mesa Diretora da CONEMAD SP, Membro do Junta Conciliadora do Estado de São Paulo e Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Guarulhos SP.

SUMÁRIO:

- O chamado de um profeta
- A intensidade das profecias de Jeremias
- A postura profética de Jeremias
- Jeremias: crises e solidão
- Atributos indispensáveis de um profeta
- O Senhor, Justiça Nossa
- A coragem de um profeta levantado por Deus
- O perigo de ser enganado por falsos profetas
- O Senhor é soberano entre as nações
- O profeta desce a casa do oleiro
- A soberba precede a ruína
- Judá é levado para o cativeiro da Babilônia
- Deus estabelecerá governo justo e eterno


Palavra do Comentarista:


Neste trimestre, o assunto abordado é o livro do profeta Jeremias. Ele foi escolhido por Deus e revestido de autoridade pelo Eterno, a fim de cumprir sua missão.  A princípio, o jovem profeta hesitou e temeu, até porque sua missão era falar a Palavra do Senhor ao povo, aos reis, aos falsos profetas e aos sacerdotes. Veremos no decorrer das treze lições que o serviço na obra do Senhor é bastante árduo. Jeremias foi abandonado e aprisionado devido às mensagens ásperas em suas profecias. Foi acusado de infidelidade por dizer, em nome do Senhor, que o povo de Judá deveria se render à Babilônia. Porém, mesmo diante de falsas denúncias e de ameaças de morte, Jeremias nunca se esquivou do seu chamado, cumprindo-o com esmero e afinco. Será uma excelente oportunidade para meditarmos sobre os propósitos de Deus ao disciplinar o Seu povo e as profecias de restauração e renovo. Esperamos que, após estudarmos estas lições, possamos ter a força necessária para prosseguir nos caminhos do Senhor e possamos nos tornar pessoas melhores na caminhada diária de nossas vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário