quarta-feira, 8 de março de 2017

O propósito e os resultados


No livro de Números, capítulo três, a partir do versículo cinco, temos o relato da ordem de Deus à Moisés no que diz respeito a separação dos filhos de Levi para o serviço da tenda da congregação.

A função especificada era administrar o ministério do tabernáculo, e eles deveriam ter o cuidado de todos os utensílios e de guardar os filhos de Israel, além de auxiliar o sacerdote em suas funções. Alguns levitas também serviam ao tabernáculo com cantos e tocando seus instrumentos, além de atuarem como porteiros.

Hoje, está na moda ostentar o título de “LEVITA”, mas arcar com as atribuições deste ministério, é um fardo que os autodeclarados “levitas modernos”, não querem carregar. Um erro teológico e doutrinário dos mais bizarros possíveis.

É um glamour diabólico mascarado de uma fingida e santa modéstia, que tem levado muitos servos de Deus a viverem numa sequidão espiritual e uma frágil crença que nos faz sentir dor na alma. Na verdade, tudo aquilo que eu venha a fazer que não gere a glorificação do nome e do Reino de Deus, deve ser desmascarado e abandonado sem mais reservas.

O que vemos hoje, em muitos destes modernizados levitas, é uma corrida diabólica pelo status, a sede de ser reconhecido pelos homens e não reconhecido no céu, o que tem impedido o fluir do Espírito no meio da igreja de Jesus. O abandono bíblico é visível nos resultados de suas ações.  Existe uma enorme diferença entre o levita de ontem e os levitas de hoje.

Salvo exceções, as motivações hodiernas são anti-bíblicas, pura vaidade que visam lucros exorbitante, buscando receber glória terrena, mostrando uma coisa que não é.

Em resumo, hoje, não existe mais um ministério eclesiástico na igreja de Cristo para rotular “levitas”. Não temos mais levitas no sentido original da palavra e na chamada hereditária. Infelizmente, também é raro encontrar pessoas qualificadas para herdar este legado, ou seja, dispostas a viver integralmente para o Reino sem receber possíveis retornos.

Eu recomendo a todos os chamados levitas da atualidade, a buscar com afinco o verdadeiro sentido da vida levítica nos textos bíblicos. Eu o desafio a se dispor numa varredura por toda a Bíblia numa jornada profunda e teológica. Vamos! Eu os desafio a viverem no sentido original da palavra!  

Creio que muitos ao lerem vão discordar desta minha ideia, e este é um direito de cada um. Porém, não temos qualquer direito de se opor ao que diz a Bíblia, e é ela quem nos dá parâmetros para analisar o propósito e os resultados da vida de um levita, e as bases que encontramos nas escrituras, em nada validam o que vemos hoje nos nossos templos.

Eu sei que é difícil alguns admitir essa realidade, mas contra a palavra divinamente inspirada, não há argumentos humanos que prevaleça.


Pb. Bene Wandreley

Nenhum comentário:

Postar um comentário