domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ao cheiro das Águas

Texto inspirado no sermão ministrado pelo Pastor Wilson Gomes no Culto da Família em 23/02/2014



Havia um homem na terra de Uz  cujo nome era Jó... Homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Seu testemunho de fidelidade ecoava pelo universo enchendo Deus de regozijo e a Satanás de inveja. Sua vida se tornou o epicentro de um embate cósmico, onde sua fé determinaria a vitória de um dos lados.

Jó foi duramente atingido por esta disputa entre o bem e o mal. Sem tomar conhecimento das causas e motivos, viu todas as suas posses se tornarem em pó e serem varridas por um furacão. Tudo que ele tinha se foi... Família, bens, saúde. Apenas uma única coisa restou: Sua fé inabalável.

Baseados nesta linda (e verídica) história registrada no velho testamento, ouvimos hoje alguns conselhos pastorais:

1º) Mantenha sua família sob a proteção de Deus

Jó possuía no total dez filhos. Era hábito entre eles a realização de banquetes em uma de suas casas. Ao final destes encontros, Jó reunia todos os seus filhos para os santificar. Levantava-se de madrugada para oferecer sacrifícios por eles e pedir perdão pelos possíveis pecados que tivessem cometido (1:5). Seus filhos estavam portanto sob a proteção de Deus, mas bastou um segundo de legalidade concedida ao inimigo para que ele causasse a morte de todos em um único dia. (1:18-19). É claro que a perda foi apenas física, já que os filhos de Jó foram guardados por Deus no mundo espiritual, mas a lição retirada daqui é que Satanás não hesitará um único instante para destruir sua família caso a encontre desprotegida. Então tome as devidas precauções para que “os seus” estejam sempre escondidos à sombra do altíssimo.

2º) Escolha bem suas amizades

Vivendo dias de densas trevas e sofrimento inenarráveis, Jó recebe a visita de seus três melhores amigos, mas ao invés de conforta-lo e encoraja-lo; Elifáz, Bildade e Zofar ocupam mais de trinta capítulos com afrontas veladas e acusações infundadas. Muito cuidado ao rotular seus amigos, contar seus segredos e confiar suas verdades; pois na hora da angustia, você poderá encontrar apenas juízes parciais onde buscar bons advogados.

3º) Há esperança para a árvore cortada

Imerso em dor, lágrimas, críticas e dilemas existenciais, Jó se lembra que mesmo  sucumbindo  as mazelas da vida, nem tudo esta perdido. Por exemplo: Uma árvore que cortada ainda poderá brotar novamente, e caso um tronco esteja morto no chão e a raiz envelhecida sob a terra, ao cheiro das águas ela brotará e dará ramos como um planta nova (14:7-9).

4º) Libere perdão

Seus amigos intransigentes, após ofenderem sua dignidade e duvidarem de sua integridade; se voltaram ao Senhor para oferecer sacrifícios. Deus no entanto os repreende duramente e diz que a condição para que os seus sacrifícios sejam aceitos é que retornem a Jó e que o mesmo interceda por eles. Humilhados,  os três retornam a Jó, que ao contrário do que se espera, esta solicito aos seus desagradáveis visitantes e passa a interceder por eles, perdoando-lhes por toda humilhação sofrida (42:7-9).

5º) Seja generoso ao orar

Pobre e doente, Jó ignora seus problemas pessoais e com muita generosidade passa a interceder por seus amigos. E é exatamente ai que o céu se move em prol de Jó e seu cativeiro é virado (42:10). Esse é o segredo que diferencia o verdadeiro cristianismo de todos os ensinamentos revanchistas e vingativistas que hoje são disseminados em altares e canções: Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.  Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (Mateus 5:42). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário