domingo, 16 de fevereiro de 2014

Fomos Sarados


Nada de especial era percebido naquele homem em um primeiro olhar. Seu jeito era simples, seu rosto era familiar demais para ser percebido. Ele havia nascido em uma pequena cidade e se criara em uma região sem maiores relevâncias. Sua profissão não era nobre e seu nome extremamente comum... Enfim, nada víamos naquele carpinteiro de Nazaré que despertasse nossa curiosidade em conhecê-lo melhor.

Ele era como uma pequena planta sob o sol, debaixo da qual não se procura sombra. Ele era como  raiz escondida embaixo de uma terra seca, a qual poucos se aventuram em encontrar.

Não havia no seu rosto uma beleza que saltasse aos nossos olhos, pelo contrário, sua pele estava queimada de sol e seus cabelos ressecados pelas longas caminhadas no deserto e castigado pela salinidade do mar da Galiléia. Seus olhos eram meigos mas demostravam o cansaço das longas viagens e refletiam a ausência de uma alimentação farta.

Quando ele passava pela rua, virávamos nosso rosto para não vê-lo, pois nos sentíamos superiores à ele e dizíamos que seu sofrimento era merecido e que de alguma forma  o próprio Deus lhe oprimia. E mesmo fazendo inúmeros julgamentos em relação a sua aparência, bastavam alguns minutos para que nos esquecêssemos completamente, pois dele não fazíamos causo algum.

O que todos não sabíamos é que aquele trabalhador braçal e de aparência tão insignificante, era na verdade o cordeiro de Deus que seria levado em silêncio até o matadouro e daria sua vida por todos que o desprezaram. Deus imputaria sobre ele uma multidão de pecados, sem que ele cometesse nenhum deles, pois foi pela transgressão de todos nós que na cruz ele foi mortalmente atingido.

E ali, no madeiro, um inocente em cuja boca nunca houve engano, era condenado pelos erros de toda a humanidade, e para aniquilar o poder da morte sobre seus próprios algozes, ele foi cortado da terra dos viventes, suportando a dor física da crucificação e carregando o fardo mui pesado de nossas iniquidades, ovelhas desgarradas que seguíamos nossos próprios caminhos errantes.

E nós nem se quer percebemos que ele era ferido por causa das nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nele foi infligido, na verdade era a chave que abria a porta para nossa paz e pelas suas pisaduras estávamos sendo curados.

Ele expirou pelos nossos pecados e seu sacrifício agradou ao Senhor, que o fez enfermar por nossa causa. O seu trabalho porem não foi em vão e se estenderá pela posteridade. Ele ressuscitará e vera o resultado de seu esforço, e se alegrará, pois a sua justiça irá justificar a muitos e nossa iniquidades (que ele já levou sobre si) deixaram de existir!

Neste domingo, 16/02/2014, nos reunimos mais uma vez para relembramos deste sacrifício e agradecermos a Jesus Cristo por sua morte que nos trouxe a vida. Pela sua dor na cruz do calvário, hoje podemos dizer: Estamos Sarados!

(Baseado em Isaías 53)



Nenhum comentário:

Postar um comentário