sábado, 8 de fevereiro de 2014

EBD - Adventismo do Sétimo Dia


Existem duas características inconfundíveis que identificam esta seita (embora não sejam exclusivistas): As previsões datativas a respeito da volta de Jesus e a guarda do sábado como dia santo; e é exatamente daí que oriunda o nome pela qual é conhecida – “Igreja Adventista do Sétimo Dia”.
Sua origem remonta a um pregador leigo da Igreja Batista americana chamado Guilherme Miller (1782-1849), que ao ler o texto de Daniel 8:13-14, realizou alguns cálculos e conclui que a volta de Jesus se daria em 23/03/1843. Uma vez que nada aconteceu nesta data, ele refez seus cálculos com base no calendário romano e remarcou a data para 22/10/1844. Este dia porém, ficou conhecido como “O Dia do Grande Desapontamento”, sendo Miller obrigado a fugir de uma multidão enfurecida.
Em 1845, após o “Grande Desapontamento”, foi realizada uma conferência em Albany,  onde 61 delegados de todos os Estados Unidos tencionaram decidir sobre os rumos do movimento Millerita. Esses delegados organizaram um movimento que ficou conhecido como Associação Milenial Americana que, por discordâncias teológicas inconciliáveis se esfarelou em muitas dissidências espalhadas mundo a fora. As mais conhecidas se subdividem em três grupos: Adventistas Dominicais (Igreja Evangélica Adventistas, Igreja Cristã do Advento, União do Advento e Vida); Adventistas Sabatistas (Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Adventista da Promessa, Igreja Adventista Brasileira, Igreja Cristã Adventista) Estudantes da Bíblia (Crentes do Novo Pacto, Igreja Melenial)

Para tentar justificar o erro de Miller, um de seus seguidores, Hiran Edson, afirmou que a volta de Jesus acontecera sim da data marcada, mas em um lugar diferente do previsto, já que neste dia Jesus teria entrado no santuário celestial para purifica-lo. Neste mesmo tempo, surgem outros líderes expressivos tais como Joseph Bates que instutui a guarda do sábado, além do casal James e Ellen G. White que exerceram influencia através de profecias, visões e escritos considerados divinamente inspirados. Esta ramificação do Adventismo, em 1860 é oficializada como “Igreja Adventista do Sétimo Dia”.

Suas heresias não se resumem apenas a guarda do sábado, pois também acreditam no sono inconsciente da alma e na destruição da alma do ímpio. Tambem afirmam que Cristo não concretizou sua obra salvífica na Cruz e precisou  “purificar o santuário celestial” em 1844.

Para maior entendimento desta seita tão influente, participe neste domingo (09/02/2014), da Escola Bíblica Dominical.

Texto Áureo

“Por isso os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia essas coisas no sábado.”
João 5.16

Verdade Aplicada

Dos Dez Mandamentos registrados no Antigo Testamento, nove são ratificados no Novo Testamento, ficando fora apenas o quarto, que é a guarda do Sábado.

Texto de Referência

joão 5:8-11
 

Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.
Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário