domingo, 15 de novembro de 2015

A Mesa e a Arca


Livremente inspirado na ministração do Pr. Saulo Custódio de Avila, no Culto de celebração da Santa Ceia do Senhor realizada no dia 15/11/2015.

Deus preza pela unidade de seus filhos. Ele almeja que tenhamos paz com todos e nos alerta que sem este exercício de fé e paciência, não é possível ao homem contemplar a face sua gloriosa face (Hebreus 12:14). O Senhor prepara mesas diante de nós, a fim de assentamos lado a lado com amigos e irmãos, mas que também servem de contexto para reconciliações e liberação de perdão. Sem comunhão, não se está no corpo e nem integrado a família, e alguém que se acomodado nesta situação esta fadado a uma eternidade de solidão. Somos seres criados para com partilhar emoções e viver em sociedade.

Se o projeto de Deus para sua igreja é a união de coração e mente, imagine o quanto ele deseja que a “FAMILIA”, célula mater da sociedade, partilhe de uma mesma alma. O lar é o laboratório da sociedade e a fabrica onde é forjado o caráter do homem. Se o mesmo estiver estilhaçado, então a sociedade estará corrompida. Uma família pode salvar o mundo quando se une num proposito com Deus!

Noé pregou em um período de desmoralização social, moral e espiritual tão intensa, que Deus decidiu destruir a humanidade. Entretanto, uma chance de arrependimento seria dada ao homem, e assim, o velho Noé é escolhido como portador de uma mensagem de salvação. Durante 120 anos, enquanto trabalhava em sua famosa ARCA, ele anunciava para toda gente a destruição eminente e apontava sua construção como o único meio de sobrevivência.

Numa análise superficial poderíamos dizer que Noé foi o pior pregador da história, pois seu “ministério” durou mais de um século, ele só disponha de um único sermão e ninguém acreditou em sua pregação. Entretanto, quando Deus fechou a ARCA por fora, toda a FAMÍLIA de Noé estava dentro dela. Nenhum vizinho se salvou, nenhum compatriota creu, nenhum amigo lhe deu crédito... Mas Noé salvou toda a sua família, e pela fé de apenas oito pessoas, a humanidade não se extinguiu (Gênesis 6, 7 e 8). 

Se na antiguidade, a arca foi o meio proporcionado por Deus afim de que os que cressem escapassem da morte, hoje essa “saída” é Jesus, ele é a arca onde devemos nos refugiar, e esta é a mensagem que devemos pregar, independente de quem a escute e aceite. Mas a família, precisa estar na Arca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário