sábado, 15 de fevereiro de 2014

EDB - Catolicismo Romano

O Lábaro de Constantino
Embora Roma se esforçasse para “eliminar” o CRISTIANISMO, ele não parava de crescer. Nos três primeiros séculos depois de Cristo, para cada cristão assassinado pelo império, muitos outros adentravam as fileiras de Jesus. A perseguição à esta “seita” continuou acirrada até que no ano de 312 na noite anterior a Batalha da Ponte Milvio contra as forças de Maxêncio, o Imperador Romano “Constantino” disse ter tido  um sonho no qual aparecia uma cruz, e nesta estava grafado a seguinte frase: In hoc signo vinces (sob este signo vencerás).
Antes da batalha começar, Constantino ordenou que os seus soldados pintassem o tal símbolo cristão ( o lábaro) em seus escudos, e de certa forma isso acabou lhe trazendo sorte, e eles venceram a batalha. Outras versões dizem que não fora um sonho, mas sim uma visão. Constantino andando pelo acampamento teria visto uma cruz no céu. Alguns historiadores sugerem que ele teria visto um meteoro ou estrela cadente e considerado como um presságio divino.

Depois desta vitória, Constantino mostrou interesse em se converter ao Cristianismo.  Teria sido esta uma atitude de fé ou uma estratégica política?

O fato é que em 313, Constantino juntamente com Lícinio o novo imperador do Oriente, assinaram o Édito de Milão, no qual se proibia a perseguição aos cristãos e legaliza o culto do Cristianismo pelos povos do império.  Esta decisão trouxe benefícios aos cristãos que poderiam agora expressar sua fé publicamente sem sofrerem retaliação. Igrejas foram construídas e o cristianismo expandiu-se livremente por todo o império.

Em 325 o Imperador convocou e organizou o Concílio de Niceia, o Primeiro Encontro Ecumênico da História. Neste concílio, o imperador reuniu-se com os altos bispos do império a fim de reformular a doutrina cristã. O efeito prático desta assembleia foi à estatização da igreja.

Em 380, o imperador Teodésio institui o Cristianismo como a  religião oficial do “Santo” Império Romano e seus líderes foram substituídos por asseclas nominados pelo próprio imperador. A igreja cristã genuína cede espaço para uma igreja politizada e regida por interesses escusos, perdendo completamente sua essência. Embora a Igreja Católica afirme ser a Igreja construída pelos apóstolos, o que Constantino fez de fato foi cristianizar as religiões pagãs e paganizar o Cristianismo. O Concílio de Nicéia em 325, pretendia unificar o Cristianismo, com a finalidade de unir o Império Romano, então fragmentado e dividido. Roma era o centro da idolatria da época, seus imperadores eram considerados deuses e toda essa cultura “ecumênica” foi absorvida pela tradição católica.

Ao todo, 21 concílios estabeleceram dogmas e inseriram heresias dentro da igreja, dentre as quais podemos destacar:

No ano 400 inicia-se o ensino da oração pelos mortos e o sinal da cruz no ar.

Em 431 Maria é declarada a Mãe de Deus

Em 593 nasce o conceito doutrinário do purgatório

Em 608 é estabelecido o papado.

Em 609 o culto á virgem Maria e a invocação dos mortos são definitivamente estabelecidos por lei

Em 758 é introduzida a confissão auricular

Em 787 é oficializado o culto das imagens e das relíquias

Em 880 dá-se início à canonização dos “santos”

Em 1074 o casamento dos sacerdotes é proibido

Em 1095 é estabelecida a Indulgência Plenária

Em 1100 é introduzido o pagamento por missas e o culto aos anjos

Em 1125 surgem as primeiras ideias da imaculada conceição de Maria

Em 1160 são estabelecidos os sete sacramentos

Em 1186 o Concílio de Verona estabelece a “Santa Inquisição”

Em 1190 tem início à venda das indulgencias

Em 1200 o chefe da inquisição, São Domingos,  passa a usar o rosário

Em 1220 é ensinada a adoração à hóstia.

Em 1229, após o Concilio de Tolosa, fica proibida a leitura da Bíblia para os leigos

Em 1303 a Igreja Católica Apostólica Romana se autoproclama a única verdadeira, e que somente nela o homem pode encontrar  salvação

Em 1414 a definição da comunhão é resumida apenas na hóstia. Somente os sacerdotes passam a utilizar o cálice

Em 1546 é conferida para  à “Tradição” a mesma autoridade da Bíblia.

Em 1573 os Livros Apócrifos são canonizados

Em 1854 é definido o dogma da imaculada concepção de Maria

Em 1870 é declarada a infalibilidade papal.

A resposta para pergunta, que muitos fazem, se a Igreja Católica é atualmente a igreja que Jesus instituiu é um grandioso NÃO. Mesmo sendo iniciada pelos Apóstolos escolhidos e comissionados por Jesus, hoje está totalmente fora dos preceitos bíblicos, conforme alguns exemplos estudados nesta lição. A Igreja de Jesus Cristo é aquela que segue fielmente a sua Palavra.

Para conhecer mais profundamente a maior e mais poderosa de todas as seitas, participe neste domingo (16/02/2014) da Escola Bíblica Dominical.

TEXTO ÁUREO

Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz”.
Salmo 115:3

VERDADE APLICADA

A oração cristã tem como alvo Deus, mediado pelo único intercessor: Jesus Cristo, que está nos céus à destra do Pai Celestial.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
(Salmo 115:4-8)

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem;
Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram;
Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta;

Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário