domingo, 3 de maio de 2015

Amor e Gratidão - A motivação de nosso Ministério


Não faça a obra de Deus esperando recompensas pessoais.

Este foi o aconselhamento máster que os líderes da congregação receberam durante a Reunião Regional de Obreiros, realizada na manhã deste domingo, 03/05/2015, em nosso templo central na cidade de Estiva Gerbi. O Pr. Wilson Gomes escolheu o texto de Romanos 12, onde o apostolo Paulo discorre sobre dons de serviço, e apresenta uma serie de qualidades necessárias para exercer um ministério na igreja.

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Romanos 12:3-17

Amor, zelo, equidade, liberalidade, misericórdia, temor... Muitos são requisitos para aqueles que desejam se engajar no episcopado. Não se engane... A obra do Senhor não é desfile de moda ou status social. Ela é um árduo servir, repleto de sacrifico, renúncia e autonegação, sem retorno financeiro ou regalias terrenas. Esta é a essência do serviço cristão ensinado por Jesus é registrado no Evangelho de Lucas:

Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos.

Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Fiquem naquela casa e comam e bebam o que derem a vocês, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.

Lucas 10:1-9

Quando nosso ministério é regido por hedonismo, materialismo, vaidades e interesses escusos, Deus é substituído pelo “EU”, a essência do genuíno ministério dá lugar ao desejo incontrolável do “ter” e a esperança da glória eterna é subestimada pela busca avassaladora de reconhecimento e saldo bancário.

Precisamos entender que a Obra de Deus é feita por gratidão e amor. Não no interesse do que Deus “vai” fazer, mas em louvor perpétuo por tudo o que Ele “já fez”. Serviço é louvor, e louvor não é comprável, pois não há moeda no mundo que dure pela eternidade. Que o serviço de cada um seja um cântico eternal, onde o amor ao nosso Deus seja o epicentro e a força motriz que nos impulsiona em transmitir aos homens (através de nossas vidas) o grande amor do nosso Deus!


Pr. Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário