segunda-feira, 1 de maio de 2017

Tudo Posso! (Palavra Pastoral - Maio 2017)


Sempre realizei a leitura de Filipenses 4:13 de uma maneira eufórica. Afinal, esta é uma afirmação que faz nosso coração dar cambalhotas de alegria - Tudo posso naquele que me fortalece!

Realmente, este é um texto maravilhoso, que o apóstolo Paulo escreveu para a jovem e amorosa igreja na cidade de Felipo. E embora ele continue me inspirando, o tempo mudou minha forma de interpretar estas retumbantes palavras.

Mas, o que mudou?

Aprendi a ler o texto, dentro de seu contexto. Neste caso, Paulo estava explicando aos filipenses sua capacidade de adaptação a todas circunstâncias vividas, independentemente da situação. Desde os períodos de grande abastança, até os momentos mais paupérrimos.

A exclamação que reverberamos como um brado de vitória, é na verdade, o testemunho visceral de alguém que estava pronto para servir ao Senhor em qualquer ocasião.

Chuva ou sol.
Alegria ou tristeza.
Celebração ou luto.
Fartura ou fome.
Eu me adapto. 
Tudo posso naquele que me fortalece!

A mensagem que extraímos deste texto, pode receber o título de “Prosseguir Sempre”. Prosseguir, mesmo que os ventos não sejam favoráveis.

Prosseguir, mesmo que o mundo esteja na contramão.
Eu tudo posso naquele que me fortalece.
É forte!

É comum nos deparamos com “levitas” e “pregadores” que cantam e encantam nos dias de bonança, quando a dificuldade está de férias no Alasca. Mas, é quando estamos no meio do deserto, a descrença bafeja em nossos ouvidos, e os fantasmas da dúvida sibilam contra nossa sorte, que demostramos o verdadeiro valor existente na confiança depositada em Deus.

Se as circunstâncias põem em xeque a nossa fé, Paulo nos dá a dica para um xeque-mate definitivo. Tudo posso naquele que me fortalece.


Estou procurando imitar a Paulo todos os dias. Diante das dificuldades, quero abrir minha boca para testificar: - Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Quando a escassez bater em minha porta, eu a receberei com uma canção que exalta a providência de Deus em tempos de crise e caos. Se minha dispensa estiver vazia, farei como a viúva de Serapta, e assarei um bolo para o profeta.

Como o menino no meio da multidão, quero ofertar o pouco que tiver, seja pão ou peixe, ao Senhor Jesus, único capaz de alimentar cinco mil pessoas famintas, apenas com o lanchinho de uma criança.

Tudo posso naquele que me fortalece. Dias de fartura testam nossa gratidão, mas, é nas horas de escassez que nossa fé é elevada a um status de excelência. Não há sentimentos, não há emoções. Só a razão nos mostrando as correntezas contrárias.

E nesta hora, contra tudo, contra todos, contra o mundo e contra você mesmo, conclame a força do Senhor em suprimento de suas fraquezas. Exalte, adore e diga para o mundo inteiro ouvir, de modo a reverberar nos céus e no inferno:

- Eu tudo posso naquele que me fortalece!

Mãozinhas para cima. Deus vos abençoe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário