sábado, 12 de julho de 2014

Graça & Misericórdia

Na noite deste sábado, 12/07/2014, o Grupo de Varões Herança Divina, realizou seu culto mensal, sob a direção do Pb. João Garcia. A reunião contou a participação musical dos levitas Bene Vanderlei, Roger Toledo, Carlos Silva, e dos grupos Nova Dimensão e Diante da Graça. Para ministrar a palavra, foi convidado o Pb. Miquéias Daniel Gomes, que baseado no texto de Efésios 2:1-8, nos trouxe uma poderosa revelação sobre o efeito da Graça e da Misericórdia em nossa vida, nos chamando para uma maior proximidade com Deus.

No Jardim do Éden, uma regra foi estabelecida: O pecado é punido com a morte (Gênesis 2:17). E não é que o homem ignorou o perigo e mergulhou no pecado? E assim tem sido aos longos dos séculos, transgressão em cima de transgressão, iniquidade vezes iniquidade. E embora todos nos saibamos que a alma que pecar está condenada à morte (Ezequiel 17:20), insistimos em nossos erros, e basta uma pequena retrospectiva de algumas horas, para identificar uma serie de pecados em nossa vida.

Então, a pergunta que não se cala é: Por que ainda estamos vivos?

O mesmo Deus que estabeleceu a morte como a sentença do pecado, em sua infinita sapiência, deixou uma válvula de escape, pois se um inocente morrer no lugar do pecador, então o ciclo vicioso estará quebrado. E assim aconteceu por muitos anos, período em que dezenas de cordeiros inocentes foram sacrificados pelos pecados de Israel; mas para cada transgressão perdoada, uma outra centena era agregada, e assim o homem progredia vertiginosamente em seu afastamento de Deus. Era necessário que um sacrifício supremo fosse realizado, com força suficiente para cobrir toda a transgressão passada, presente e futura, aniquilando de vez o efeito mortal do pecado. Para tal feito, era necessário muito mais que um simples cordeiro... Era necessário que um completo inocente se voluntariasse a morrer pelos pecadores.

Mas quem estaria disposto a tamanho sacrifício?

Pb. Miquéias Daniel Gomes
Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, pelo bom talvez alguém tenha coragem de morrer. 

Mas Deus demostra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:7-8)

O nome deste maravilhoso presente é GRAÇA, ou seja, favor imerecido. O exato valor exigido por nossa dívida foi escrito com sangue em um cheque em um cheque nominal ao portador: Eu e Você. 

Para aqueles que aceitam de bom grado tal dádiva, a sentença de morte é revogada, e os pecados pretéritos e futuros são perdoados. Isto significa que estávamos virtualmente mortos em ofensas e pecados, mas Deus, que é rico em misericórdia, por seu imenso amor nos amou e nos vivificou juntamente com Cristo... Agora a misericórdia nos abre as portas da Graça, e pela Graça somos salvos, por meio da fé, e isto é uma dádiva pela qual poderíamos pagar (Efésios 2:1-8).

Mesmo assim, muitos se negam a passar pelas portas da Graça e continuam vivendo uma vida de pecados e transgressões, e a eles, Deus ainda destina imensa misericórdia. Exatamente por isto, os céus não expurgam da Terra toda essa corja de homens maus e impiedosos, e que por hedonismo se negam a aceitar a Graça manifesta em Cristo... Mas viver apenas por misericórdia oferece riscos.

A Graça nos garante o céu...

A Misericórdia retarda o inferno...

Um dia, quando as portas da Graça se fecharem, os laços da misericórdia irão se romper, e então, a paga pelo pecado recairá sobre os portadores originais da transgressão, e o perdão deixará de existir...

Em suma: Quanto mais dependemos da misericórdia, menos desfrutamos da Graça; pois quem se entrega sem reservas para a Graça, a cada dia é menos dependente da misericórdia.

Hoje, as portas da Graça estão completamente abertas, a escolha de passar por elas, cabe a mim e a você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário