quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A Cartilha do Vencedor



A Bíblia está repleta de passagens que demonstram o poder da fé. A fé como uma característica do Fruto de Espírito, possibilita ao cristão um poder sobrenatural de andar em cima dos vendavais e voar acima das tempestades, pois não há nada mais poderoso no reino espiritual do que a fé. Essa dádiva de Deus nos é dada como garantia de uma vida plena em Cristo Jesus.

A nossa fé tem tamanha importância para Deus, que Ele nos deixou escrito nas Sagradas Escrituras, mais precisamente no livro de Hebreus, capítulo de número 11, a cartilha do vendedor. Aliás, esta epístola anônima, começa exatamente trazendo a revelação de Deus; dizendo:

- Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de várias maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também, fez o universo. Ele (Jesus) é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter a purificação dos pecados, assentou - se à direita da Majestade, nas alturas. Tendo - se tornado tão superior aos anjos quando herdou mais excelente nome do que eles (Hebreus 1:1-4).

Aleluia! Jesus é o nosso Senhor e com ele herdamos também todas as coisas. Ele nos deu do seu Espírito e com essa herança temos o poder de Deus em nós, que nos capacita a viver uma vida virtuosa, através do amadurecimento do Fruto do Espírito.  E não há vida mais vitoriosa que esta. O escritor aos hebreus nos revela que a fé é o firme fundamento de coisas abstratas, e a certeza daquilo que não vemos, mas esperamos.

Em Efésios 6:16, Paulo identifica  a fé como um escudo que apaga todos os dardos inflamados do diabo. Arma de defesa poderosa e acessível, que está disponível para todos os servos de Jesus. Todos podem se apropriar dessa arma de defesa, e vencer as artimanhas de Satanás. A fé é o caminho que nos leva a ter uma vida que agrada a Deus (Hebreus 11:6). A fé nos dá garantia de que a volta de Jesus Cristo será iminente e que todos os que servem ao Senhor com fidelidade serão arrebatados. A fé é a fidelidade em ação.

A Bíblia esta repleta de exemplos de homens que usaram a fé em situações adversas e através dela foram salvos. Em I Reis 17:2-6, temos o profeta Elias confiando sua vida nas mãos (ou garras) de um corvo, que sobre ordenança divina trazida comida ao homem de Deus. Em Daniel 3:13-30, temos três jovens hebreus que se negam a adorar uma imagem e como consequência enfrentam a fornalha flamejante de Nabucodonosor. Lá dentro eles têm um milagroso encontro como quarto homem. No capítulo 6 do mesmo livro, encontramos o próprio Daniel realizando orações que o mandaram direto para uma cova cheia de leões famintos, e de lá, ele saí ileso.

Em Atos 12:1-12, toda a igreja de Jerusalém está em oração, clamando pela liberdade de Pedro, que já tem sentença de morte decretada. Durante essa vigília, um anjo precisa “acordar” o apóstolo para tirá-lo da prisão. Em Atos 27:21-26, após sofrer um naufrágio, Paulo garante a seus companheiros de viagem que mesmo estando a deriva no mar, agarrados apenas em destroços e enfrentando a maior tempestade de suas vidas, todos vão sobreviver, e pela manhã o grupo chega sem perdas a ilha de Malta.

Em todos estes exemplos, vemos homens que se lançaram sem medo nos braços do Senhor, confiando a ele suas vidas. Nós como a igreja de Cristo hodierna, não podemos nos contentar em apenas “conviver” com as experiências da igreja primitiva relatadas nas páginas da Bíblia ou nos registros históricos, mas precisamos viver nossas próprias experiências com Deus, deixar escritas nossas histórias para impactar as gerações futuras, sentir na pele a Glória que há nas operações do Espírito Santo, acreditar no impossível e vivenciar milagres, surpreender a Deus de forma tão positiva que Ele passe a honrar nossa palavras como se fossem Dele, fazer com que nossos sonhos, desejos e crenças se tornem em realidade, e tudo isso só será possível através do desenvolvimento sadio e maduro da nossa fidelidade para com Deus.

Colaboração: Pb. Bene Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário