segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Por que cremos na ressurreição?


Embora a cruz, seja de fato, o símbolo de fé mais adotado por cristãos em todo o mundo, o elemento mais significativo para nossa fé é, sem duvidas, o “tumulo”. O diferencial do cristianismo para qualquer outra religião do planeta é exatamente o fato que seu fundador, líder mais proeminente e profeta majoritário, morreu como homem em prol de sua causa. Mas ressuscitou como Deus.

Sem a ressurreição, Cristo seria apenas mais um mártir como tantos outros, e nada de divino seria identificado nele. A importância da ressurreição de Cristo foi abordada com muita propriedade na lição nº 1 da Revista Betel Jovens e Adultos Nº 96, referente ao terceiro trimestre de 2015.

A realidade e historicidade da ressurreição são os pilares mais importantes do Cristianismo. Tudo o que somos e cremos está firmado nela (I Coríntios 15:14).

O pecado exigia um alto preço: a morte. No entanto, qual seria o homem que cumpriria a exigência divina, visto que o mesmo possui natureza pecaminosa? A missão de Cristo só foi completada após Sua ressurreição. Morrer resolveria apenas a questão da justiça. Todavia, continuaríamos subjugados pelo poder do pecado e da morte (I Coríntios 15:22). Era necessário que Ele vencesse a morte e nos desse a possibilidade de vencer juntamente com Ele (Filipense 2:8 / Colossenses 2:13-15).

Com a ressurreição, o poder salvífico de Deus, que já estava em evidência através dos milagres de Jesus, se tornou para a cristandade a realidade determinante. Desse modo, os milagres de outrora passaram a ser vistos como protótipos e ilustrações daquilo que é possível se experimentar através da fé (Marcos 9:23 / João 14:12).

O grande milagre da cruz fez recair sobre nós a graça, que nos permite resistir e vencer esses poderes, dando-nos capacidade para viver em obediência a Deus e em liberdade num mundo da morte. Somente sob a cruz de Jesus Cristo pode ser experimentado também o poder de sua ressurreição (II Coríntios 4:6-12 / Filipenses 3:9-10). É por esse motivo que a graça, favor imerecido, nos basta (II Coríntios 12:7).

Milagre é o poder da graça que, embora não satisfaça sempre os desejos subjetivos, fornece a energia para resistir à morte, à lei e ao pecado. Dessa forma, para o apóstolo Paulo, milagre não é preterição da morte, do pecado e do sofrimento. Explique para os alunos que a ressurreição de Jesus não eliminou todos os poderes malignos de uma vez por todas. Argumente que eles ainda existem. Nós, cristãos, ainda vivemos expostos a estes poderes, porém, em Cristo Jesus, somos mais que vencedores (Romanos 8:37). Milagre é o poder da vitória sobre os mesmos. Milagre é a força para resistir e a capacidade para viver em nova obediência a Deus e em liberdade num mundo da morte. Somente sob a cruz de Jesus Cristo pode ser experimentado também o poder de sua ressurreição (II Coríntios 4:8 / Filipenses 3:10).

A mensagem dos apóstolos estava alicerçada única e exclusivamente na ressurreição de Cristo (I Coríntios 15:13 / Filipenses 3:9-10). Mesmo sofrendo perseguição, eles afirmavam que jesus era a esperança da humanidade. Propagando a fé, tudo o que esses homens esperavam era o desprezo, as prisões, os tormentos e a morte. No entanto, com uma fé heroica, esses homens suportaram firmes todas estas misérias. É magnífico perceber que eles viram coisas espetaculares porque jamais retrocederam. Eles foram expostos a mortes miseráveis, contudo, os sobreviventes prosseguiram com maior vigor e determinação.

É extremamente importante lembrar que toda fé cristã tem por conteúdo básico a ressurreição de Jesus dentre os mortos. O poder vivificador de Deus salvou Jesus da morte e O entronizou como Senhor. Por esta razão, diante dEle todo joelho se dobrará nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confessará que Ele é o Senhor, para glória de Deus Pai (Filipenses 2:10- 11).  O poder de Deus está a disposição de todos nós (João 14:12). Milagres não são coisas do passado. Eles são e sempre serão uma realidade na vida de todo aquele que crê. Um dos propósitos mais importantes pelo qual Deus nos ungiu foi para nos tornar testemunhas do seu poder (Atos 1:8 / Marcos 16:17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário