sábado, 25 de janeiro de 2014

EBD - Congregação Cristã no Brasil

Interpretar um único texto Bíblico fora de seu contexto literário, não considerando os aspectos históricos, culturais e sociais de seu escritor e do destinatário original e com certeza a causa raiz de diversos ensinamentos contraditórios presentes em diversas  igrejas cristãs.

A Escola Bíblia Dominical deste domingo (26/01/2014) visa entender a origem de muitos desvios bíblicos presentes na doutrina da Congregação Cristã do Brasil e consequentemente, refuta-los mediante o estudo sistemático da Bíblia Sagrada, que alias, é um livro autoexplicativo, onde um texto específico é elucidado por outro texto nela também presente.

Esses são alguns temas a serem abordados em sala de aula:
            
Negativa quanto ao ministério pastoral e ao sustento ministerial.

A CCB não aceita “pastores” em sua hierarquia, dizendo que apenas Jesus pode ser considerado como pastor. Embora no Novo Testamento nenhum líder tenha sido assim denominado, fica evidenciado a importância deste ministério em João 21:15-17,  Efésios 4:7-14 e  Pedro 5:2-4. Quanto ao sustendo ministerial, podemos encontrar argumentos para sua prática em I Coríntios 9:4-14, II Coríntios 11:8, I Timóteo 5:18.

O uso obrigatório do véu na liturgia eclesiástica.

A CCB utiliza apenas o texto de I Coríntios 11:4-15 para embasar tal ensinamento. Porem, uma simples leitura deste texto dentro de seu contexto já basta para refutar esse ensino, uma vez que o apóstolo esta dando um parecer “pessoal” para a resolução de uma crise interna daquela igreja e não “aplicando” uma doutrina universal. Considerando os aspectos sociais e culturais da época, onde o uso do véu era um símbolo de “decência” junto a sociedade, fica muito claro que a instrução de Paulo era destinada a uma igreja regional  e não a IGREJA de Cristo.

A prática do ósculo santo

A CCB se utiliza do texto de Romanos 16:16 para validar esse ensinamento. Mas uma vez não interpretam o texto considerando os aspectos culturais do destinatário da carta. Em varias sociedades orientais o beijo era ( e é) uma saudação formal. Paulo foi carinhosamente beijado pelos irmãos em Éfeso (Atos 20:37) e cordialmente recomenda esse beijo carinhoso em santidade aos romanos. Se esta prática estivesse destinada a virar uma doutrina, “todas” as saudações paulinas seriam completadas com um osculo (beijo no rosto), o que não acontece nas demais cartas deste apóstolo.

Rejeitam a prática do dizimo

Segundo a CCB, o dizimo é uma prática inerente a Lei Mosaica e não se aplica a igreja de hoje. Uma análise bíblica nos mostra porem que o ato de ofertar parte de suas rendas e posses para Deus tem origem em tempos remotos, muito antes dos dias de Moisés (Genesis 14:20 e 28:22). Na Lei, o dizimo se tornou obrigatório para Israel como nação (Levíticos 27:30-33). Em Malaquias 3:10-11 fica muito bem esclarecido  o motivo e a motivação desta prática: manutenção da Casa do Senhor e proteção espiritual sobre nossas finanças. E embora no Novo Testamento não encontremos nenhuma nova instrução quanto ao dizimo (Mateus 23:23, Lucas 18:12 e Hebreus 7-1-10), temos inúmeras referencias sobre a necessidade da contribuição voluntária  para a obra de Deus e os benefícios inerentes a ela (Atos 11:27-30, I Coríntios 16:1-2, II Coríntios 9:7).

Ensinam que a única posição para se orar é ajoelhado

Orar ajoelhado é uma das mais eficazes formas de se realizar uma prece, pois remete a “rendição” e “submissão”. Mas ao contrário do ensinamento da CCB, a oração pode ser realizada em qualquer posição, desde que seja em espírito e verdade. Na Bíblia encontramos pessoas orando em diversas posições e lugares distintos. Ezequias estava em casa e orou deitado. No ventre do peixe, provavelmente Jonas orou em posição fetal. Paulo e Silas oraram acorrentados na prisão. Bartimeu clamou assentado a beira do caminho. Jesus orou em pé junto ao tumulo de Lazaro e posteriormente  orou  já crucificado. Detalhe: Todas essas orações foram ouvidas e atendidas. A posição realmente relevante para se orar não é a física, mas sim a espiritual.

Creem na transubstanciação

Esta doutrina da CCB é idêntica a ensinada pelo catolicismo em sua homilia. Nela se ensina que no momento da celebração da Santa Ceia, pão e vinho se tornam (literalmente) o corpo e o sangue de Cristo. Entretanto se compararmos os textos de Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:14-21 e I Coríntios 11:23-26, entendemos perfeitamente que a Santa Ceia é um “memorial” onde seus elementos (pão e vinho) não sofrem qualquer alteração física, sendo apenas “símbolos” do corpo e do sangue de Cristo.

Ensinam que o batismo em águas purifica o pecador

Em Mateus 3:16 Jesus foi batizado em águas, mas não tinha pecado. Isso para servir de testemunho, pois o batismo em águas é um sinal publico de fé e arrependimento, mas não salva ninguém.  Em Efésios 2:8-9, Tito 2:11 e 3:5 fica evidente que a salvação é um favor, uma dádiva de Deus  aos homens e que a regeneração é obra do Espírito Santo. Atribuir um elemento salvífico ao batismo em águas seria como retirar de Deus a autonomia para conceder salvação.

Desestimulam o estudo das Escrituras

Em nome da inspiração divina, a CCB desestimula seus fiéis ao estudo das Escrituras dizendo que toda a mensagem deve ser apenas “inspirada”. Se baseiam em Mateus 10:19-20, mas não se atem ao contexto onde fica evidente  que o Espírito Santo instruiria os discípulos a como se comportar em situações de perigo e tribulações, tais como julgamento em tribunais. No dia a dia, o Espírito atua nos “fazendo lembrar” (João 14:26), e de uma forma bem pragmática podemos concluir que para isto precisamos antes aprender (I Timóteo 4:13).

Para maiores esclarecimento, frequente nossa  Escola Bíblica 
Domingos – 9:00hrs

TEXTO ÁUREO
“E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres” 
(Efésios 4.11).

VERDADE APLICADA
A incumbência de edificar a igreja de Jesus Cristo não foi dada aos anjos, mas aos homens, que a exercem através dos dons.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
I Coríntios 9:11

Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias?
Se outros participam deste direito sobre vós,porque  não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimentos algum ao evangelho de Cristo.
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

17 comentários:

  1. A paz de Deus amado irmão,

    Se me permite farei umas refutações meu querido, primeiro sobre o Ministério Pastoral:
    A Congregação Cristã no Brasil está sendo fiel as escrituras quanto a Ordenação Formal ao Oficio de Anciãos. Vejamos, no livro de Atos vemos os Apóstolos junto aos Anciãos tratando assuntos da Igreja, e posso comprovar em varias passagens:

    *E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito ANCIÃOS em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23

    *E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
    O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos ANCIÃOS por mão de Barnabé e de Saulo.
    Atos11:29-30

    *E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos Apóstolos e ANCIÃOS em Jerusalém. Atos 16:4

    *Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os Apóstolos e os ANCIÃOS para considerar este assunto. Atos 15:5-6

    Se possível leia as cartas sobre recomendação para Tito e Timóteo a ordenação a Anciãos (Grego: Presbyteros, Latim: Episcopos) e Diáconos (Grego: Diakonos).

    Nossos irmãos denominacionais usam Efésios 4.11 para comprovar o cargo pastoral, mas olha essa descrição da CPAD:

    Notemos que neste trecho o apóstolo não se ocupa com os DONS para o ministério da palavra, detalhados em Efésios 4.11-16, cujo préstimo não é limitado a uma determinada localidade, mas encara a edificação de todo o corpo de Cristo.” (S. E. McNair. A Bíblia Explicada, 8ª Edição 1992, pág. 458. CPAD, Rio de Janeiro – Brasil).

    Em nenhum momento nas escrituras encontramos os Apóstolos (Grego: Apostellein) se intitulando Pastores (Grego: Poimenas), mais vemos João e Pedro dizendo que eram Anciãos/Presbíteros como os demais, leia: 1 Pedro 5:1...2 João 1:1...3 João 1:1, e tão pouco ordenando alguém para Pastor.

    Em Atos 20.17.28 diz sobre o Espírito Santo ter incumbido os Anciãos a Liderança (Episcopos/Bispos) e ao pastoreio da Igreja de Cristo.

    Tratando-se de Hebreus 13.7.17, no original grego encontramos Lideres (Hegeomai) e não Pastores (Poimenas), e como apontei acima de maneira lúcida, a liderança da Igreja foi dada aos Anciãos (Presbyteros).

    Em João 21.15 como citam para justificar o ministério pastoral, ali trata-se de Cristo instruir, recomendar a Pedro que ele guia-se, zela-se de seu povo e não que ele fosse intitulado Pastor.
    Pois o mesmo apóstolo como já havia comentado nas passagens bíblicas junto a João se diziam Anciãos junto aos demais.

    Como pode ver, tenho muito mais respaldo bíblico para o Ministério de Ancião do que o de Pastor. Este ultimo teve sua origem na reforma protestante liderada por Lutero e Calvino, no demais é só ler as suas cartas.

    Esta aí amado irmão, aguardo sua resposta quanto a essa parte, desde já que Deus o abençoe, Graça e Paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o seu comentário prezado irmão Ed Silva. Desta forma o leitor pode vislumbrar dois pontos de vista sobre um mesmo tema, e assim tirar sua conclusão com imparcialidade.
      Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Amem meu querido, comentário justo. Como havia lhe dito, os Senhores me dando um retorno daria continuação...Vejamos:

    Em relação ao sustento do Obreiro, temos como exemplo Paulo, que era um construtor de tendas, ofício de onde tirava seu sustento (Atos 18.3); antes de se converter tornando-se discípulo de Cristo, Paulo havia aprendido a profissão como um dever de todo rabino em ter o próprio sustento.
    Ele confirmou isso aos Anciãos de Éfeso ao dizer que seu sustento era fruto do trabalho das próprias mãos:

    Vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em TUDO que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.34,35).

    Embora Paulo fale disso como um direito que ele tinha, afirmou que não fez uso do mesmo:

    Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.(1Cor 9.12ss). Continua...

    ResponderExcluir
  3. Paulo, em tudo, procurou o que é “MAIS BEM AVENTURADO”, esta é a mesma meta do ministério da CCB em não ser sustentado pelas “MÃOS” dos outros, foi o que Paulo procurou mostrar em tudo e até mesmo “TRABALHANDO NOITE E DIA”:

    Irmãos, vocês com certeza lembram de como trabalhamos e lutamos para ganhar o nosso sustento. Trabalhávamos de dia e de noite a fim de não sermos uma carga para vocês, enquanto anunciávamos a vocês a boa notícia que vem de Deus. (1Ts 2.9)

    As referencias apontados pelo irmão 1 Timóteo 5:18 e 2 Coríntios 11:8 aponta algo interessante, em nenhum momento ele faz exigências quanto a isso, mais ele aponta para que a Igreja reconhecesse o esforço do obreiro para com a obra, suprindo as suas necessidades matérias assim como os irmão da Macedônia o fizeram com ele ao verem a situação precária na qual se encontrava.

    Espero ter deixado claro quanto essa parte, se possível aguardo o seu retorno, logo mais poderei eu com mais tempo esta refutando os demais citados pelo nobre irmão,. Esse comentário havia enviado a um irmão, logo como não foge aos tópicos resolve copiar e disponibiliza-lo aqui... Deus seja contigo, Graça e Paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta serie de estudos publicada entre janeiro e março de 2014, teve por objetivos esclarecer pontos divergentes entre o ensinamento de nossa igreja e outros sistemas doutrinários. Toda a explanação realizada ao longo dos 13 estudos foi baseada em nossa interpretação dos textos bíblicos tradicionais, de acordo com nosso credo de fé. Da mesma forma que refutamos alguns ensinamentos da CCB no texto acima, é disponibilizado os comentários para aqueles que desejem nos refutar de acordo com suas convicções, e é claro, se valendo de embasemento bíblico, afinal, tudo aqui escrito tem por base a Bíblia Sagrada. Portanto, irmão Ed Silva, sinta-se a vontade para tecer seus comentários, que por sinal demostram muito respeito e nobreza. Afinal, como disse Salomão: Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

      Provérbios 11:14

      Excluir
  4. Amem nobre irmão, eu creio. Mais uma vez sinto agradecido pelo seu retorno e simpatia. Dando continuidade as refutações.

    Sobre o uso do véu amado irmão Wilson, usarei fontes, que comprovam a veracidade deste preceito ao qual RETEMOS sem questionamentos. Vejamos:

    De igual modo, poucas igrejas protestantes observam o mandamento para as mulheres usarem véu quando oram (1Cor 11.5). (A. VIRKLER, HENRY. Hermenêutica Avançada - Princípios e Processos de Interpretação das Escrituras, pág. 172. 10ª reimpressão, junho de 2001. São Paulo, Brasil. Vida).

    Tal mandamento, além de contrariar os usos e costumes locais também é estendível para todas as igrejas:

    “Descoberta
    Akatakaluptos, (ακατακαλυπτος ), “descoberto” (fornecido de a, elemento de negação, e katakaluptõ, “cobrir”), é usado em I Cor. 11.5,13 (“descoberta”), com referência a injunção proibindo as mulheres estarem sem “véu” ou “descobertas” nas reuniões da igreja. ¶Pouco importando que tipo de cobertura seja, deve estar na cabeça como “sinal de poderio” (I Cor. 11.10), e cujo significado é indicado em 1 Cor. 11.3 no assunto de supremacia, e cujas razões são dadas em 1 Cor. 11.7,9 e na frase “por causa dos anjos” (1 Cor. 11.10), indicando o testemunho e interesse deles naquilo que indica a supremacia de Cristo. As injunções não eram nem judaicas, que exigiam que os homens cobrissem a cabeça na oração, nem gregas, pelas quais homens e mulheres ficavam igualmente com a cabeça “descoberta”. As instruções do apóstolo Paulo eram “mandamentos do Senhor” (1 Cor. 14.37) e eram para todas as igrejas ( 1 Cor. 14.33,34).” (Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, pág. 547. 2ª Edição, 2003. Rio de Janeiro, Brasil. CPAD).

    ResponderExcluir
  5. As razões do uso do véu se baseiam em teologia, e não em costumes sociais da época:

    “As mulheres deveriam trazer sua cabeça coberta, ou usar um véu nas reuniões da Igreja, e os homens deveriam ter a cabeça descoberta. As razões de Paulo eram baseadas em teologia “hierarquia na criação, v. 3, na ordem na criação (vv. 7-9) e na presença de anjos nas reuniões da igreja (v. 10). Nenhuma destas razões tinha como base os costumes sociais da época.” (Kaldwell Rirye, Charles. A Bíblia de Estudo Anotada – Expandida, pág. 1119, São Paulo: Mundo Cristão; Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2007).

    A mulher não cobria o rosto. O que Paulo ensinou pelo Espírito Santo contraria os ditos usos e costumes:

    “O véu cobria a cabeça, e não o rosto. Era, ao mesmo tempo, símbolo da subordinação da mulher ao homem e do respeito que a mulher merece. As mulheres cristãs de Corinto, no entanto, mui naturalmente estavam seguindo os costumes das mulheres gregas, as quais conservavam a cabeça descoberta quando adoravam. Por conseguinte, Paulo assevera que é vergonhoso uma mulher cristã orar ou profetizar na igreja com a cabeça sem véu. Por outro lado, Paulo se manifesta contrariamente à prática dos homens judeus e romanos, os quais oravam com a cabeça coberta, e ordena que os varões crentes orem e profetizem de cabeça descoberta, como sinal da autoridade de que estão investidos.” (H. Gundry, Robert. Panorama do Novo Testamento, pág. 314. 2ª edição, 1998. São Paulo, Brasil. Vida Nova.

    ResponderExcluir
  6. Por falta de tempo, utilizei fontes do blog apologético de um de nossos irmãos que logo o citarei, sendo que este fez valer descrições de Teólogos e Pastores de renome, no intuito de mostrar que a também muitos cristãos de outras denominações que são a favor desta ordenança.
    Caso o irmão se interesse, este servo de Deus chamado Romário Neves Cardoso (CCB), é autor de um livro apologético chamado A doutrina bíblica do uso do véu, onde posso esta te encaminhando, óbvio que o mesmo é disponibilizado pelo autor sem fins lucrativos.

    Chegando ao fim dessa parte, deixo também aqui as palavras do Pastor e Professor José Américo Vitorino – Ministério: Luz , Verdade e Vida:

    Consequentemente, se são ordens do Senhor, em todas as Igrejas de Cristo, as mulheres devem usar o véu, pois o Evangelho de Jesus é um só para todos os povos e nações. Mas, se alguns cheios de “achismos” e interesses pessoais, não concordam e querem contender, não condenem aqueles que cumprem a Palavra de Deus, pois as Igrejas de Cristo não têm como costume a contenda. Ocorre que hoje a mulher não é submissa ao marido, e à semelhança da Igreja de Corinto as mulheres atuais reivindicam igualdade com o homem e muitas até afirmam superioridade. Dentro desse princípio já não é a mulher que foi criada para o homem, mas o homem que foi criado para a mulher, o que vem contradizer de forma contundente os propósitos e a Palavra de Deus. Assim, podemos concluir que a Epístola de Paulo enviada à Igreja de Corinto é muito bem apropriada para ser enviada, também, às mulheres de hoje.

    Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
    E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.
    2 Tessalonicenses 2:15-17

    É o que cremos, até a próxima refutação...Deus continue o abençoando e o guardando...

    ResponderExcluir
  7. Porque temos o Ósculo Santo como mandamento: Vejamos:

    O Ósculo ou Beijo como conhecemos, era um costume antigo, praticado desde os tempos patriarcais, citando como exemplos essas passagens:

    *Disse o Senhor a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o. Êxodo 4:27

    *E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. Gênesis 27:26

    Porem na Nova Aliança, o beijo, outrora um costume, passou a fazer parte dos ensinos (Grego. didachê) apostólicos, sendo transmitidos por cartas como saudações finais as nações GENTIS:

    *Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 1 Coríntios 16:20

    *Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 2 Coríntios 13:12

    *Saudai a todos os irmãos com ósculo santo. 1 Tessalonicenses 5:26

    *Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16

    * Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém. 1 Pedro 5:14

    É digno de nota que todas as saudações sempre estão no modo imperativo Saudai (Grego: Apasasthe) indicando injunção ou seja mandamento. Utilizando como base a hermenêutica:

    Por exemplo, o MANDAMENTO de saudar uns aos outros com ósculo santo aparece cinco vezes no Novo Testamento, e não obstante poucas são as igrejas que observam esta ORDEM hoje. (A. Virkler, Henry. Hermenêutica Avançada – Princípios e Processos de Interpretação Bíblica, pág.172. Editora Vida, 10ª reimpressão, junho de 2001, São Paulo, SP, Brasil.

    Se me permite usarei mais uma vez, uma fonte Teológica e conhecida por vocês da AD, a CPAD:

    “O “beijo” ocorria entre pessoas do mesmo sexo. Nas “Constituições Apostólicas”, escrito compilado no século IV d.C., há uma referência ao costume de que os homens se sentavam num lado da sala em que se realizavam as reuniões, e as mulheres no outro lado (como ainda é o caso em certas regiões da Europa e Ásia), e os homens são solicitados a saudar os homens, e as mulheres as mulheres com “o beijo do Senhor”. " (E. Vine, W; F. Unger, Merril; White Jr. William. Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, pág. 432, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Como havia afirmado em certo ponto acima, o beijo que outrora era um costume antigo, ganhou novo sentido na Nova Aliança, sendo agora ordenado imperativamente, este ensino fora transmitido as nações por intermédio de cartas, não mais como uma simples saudação costumeira e por certo afetuosa, mais agora como Ósculo SANTO (Romanos 16.16) ou Ósculo de CARIDADE ou AMOR (1 Ped.5.14).

    Continuando com a mesma fonte teológica a CPAD:

    O beijo é sinônimo de comunhão, pois somente quem desfruta desta condição, pode usar essa expressão confiante. (...) Os cristãos utilizavam o beijo nas reuniões litúrgicas. O uso do que Paulo chamou de ósculo santo nos dias apostólicos era praticado entre pessoas do mesmo sexo.” (Conde, Emílio. Tesouro de Conhecimentos Bíblicos – História, Geografia e Usos e costumes do Povo de Israel, págs. 103 e 105; 10ª Impressão 2011, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

    O Ósculo não era uma pratica ou costume entre as nações pagãs, mais este passou a ser ORDENADO nas Igreja Cristãs. Somos de Cristo amado irmão Wilson Gomes, e como sua família, a parede que nos dividia foi destroça, e por isso não a judeu, nem grego, nem romano, nem brasileiro, nem assembleiano, nem ccbeano, e como gesto afetuoso, santo e amoroso em Cristo nos saudamos.

    Um Ósculo Santo além de sua face mais em seu Coração...

    ResponderExcluir
  8. Não iremos tecer comentários argumentativos pois nosso parecer sobre estas questões já foram expressas na postagem. Apenas para titulo de conhecimento, um dos comentários mencionou "irmão Wilson", e alguns interpretaram, como sendo uma referencia ao nosso Pr. Wilson Gomes. Para esclarecimento, este material específico não foi assinado por ele (que no momento escreve apenas as Palavras Pastorais). Todas as postagens identificadas como "EBD" são concernentes ao curriculum da Escola Bíblica Dominical, e as postagens são de responsabilidade do Departamento de Educação Cristã, que usa como fonte de informação o mesmo material didático utilizado em sala de aula, e que também está identificado no texto. No mais, agradecemos os comentários e desejamos que jamais nossas divergências quanto a interpretação de alguns textos bíblicos, quebrem esse laço santo que nos faz irmãos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem queridos, perdoem-me o descuido, imaginava eu que estaria falando diretamente com o nobre irmão, mais fico agradecido e feliz em Cristo por estarem sendo gentis a permitirem meus comentários em defesa da minha e nossa fé, Deus os abençoe...

      Excluir
  9. Porque não pregamos o DIZIMO.

    Compreendemos que o dízimo foi uma da 613 ordenanças da Lei Mosaica (Levítico. 27.30-32), destinada a nação de Israel, por fruto das suas transgressões. (Gálatas 3.19-25).

    Esta Ordenança foi dada por herança a Tribo de Levi, pois esta não tinha parte nem herança na Terra Prometida ,sendo ela a única das tribos separada por Deus, tomarem o dizimo e a administrarem o ministério nas tendas das congregações. (Números 18:21,24)

    Tratando de Malaquias 3,10 não é diferente, pois o profeta aplicava o sermão para a Nação de Israel. O inicio da epistola já nos dar a entender:

    *Peso da palavra do SENHOR contra ISRAEL, por intermédio de Malaquias. (Malaquias 1:1)

    O Dizimo na Lei Mosaica é obrigatório, pois se as pessoas desta nação não a cumprisse, estas seriam amaldiçoadas, e na época que foi escrita, o nosso Messias ainda estava por vir (se não me falha a memoria da época que foi escrita a epistola, passaria mais de 400 anos até o seu nascimento)...
    Aproveitando, digo que tudo nos Evangelhos ainda se encontra dentro da Lei de Moises, afinal Cristo veio para cumpri-la, e de forma discreta ele já anunciava a Graça:
    *Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas CUMPRIR. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, SEM QUE TUDO SEJA CUMPRIDO. (Mateus 5:17,18)

    E como já sabemos, nosso Bom Salvador à cumpriu abolindo-a, cravando-a na cruz:

    *E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a CÉDULA que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:13-14)

    *Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; (2 Coríntios 3:14)

    E aqueles que se submetem a guardar uma só ordenança se quer, a palavra de Deus nos diz:

    * Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. (Gálatas 3:10-11)

    Então se for cumprir uma ou duas ordenanças, tem que cumprir TODAS, mesmo sendo alertado que o homem ou mulher não será justificado pela Lei naquele Grande Dia...

    Pois:

    *Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gálatas 5:4)


    Como se vê, o Cristão não está sujeito às leis do dízimo, como não está obrigado a guardar e observar as festas judaicas, nem tampouco o sábado. (Pr. José Amaral. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, pág. 76, 4ª Edição, Goiânia/2001, Intergraph Editora e form. Ltda. Brasil).

    ResponderExcluir
  10. E como foi mencionado no mesmo item ao qual refuto, vocês abordam sobre a importância das CONTRIBUIÇÕES VOLUNTARIAS, da qual é uma das nossas PRATICAS e como já citado por vocês nas referencias é lucidamente respaldado na Palavra de Deus:
    Citando:

    *Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)

    Em continuação no mesmo capitulo sobre essa forma de contribuição:

    *Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. (2 Coríntios 9:12)

    E depois:
    *Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. (2 Coríntios 8:12)

    O termo utilizado por nós é COLETA, como base nesta passagem de Romanos 15.25-33. A sua arrecadação é para a:

    - Obra da Piedade, tendo como o responsável o Diácono e as diaconisas = >atendimento aos pobres e necessitadas, muito dos casos, os desempregados);
    - Viagens Missionárias;
    - Manutenção das casas de oração => água, luz, produtos de limpeza e etc.;
    - Compra de terrenos => aquisição de propriedades para construção das casas de oração.

    Lembrando:

    Na CCB os anciães, cooperadores, diáconos, músicos, porteiros e demais membros do ministério não são assalariados.
    Na obra quem aparece é o Senhor Jesus, estas coletas são voluntarias e anônimas, e também pelo ZELO temos como base a palavra:

    *Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
    Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
    Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. ( Mateus 6:1-4)

    Até a próxima refutação, onde antes peço que por favor, num penses mal sobre meus comentários, a minha intenção é mostrar a realidade diferente da apresentada aqui, pois muitos questionamentos sobre nós tem sido forçados demais, onde estes beira a achismos e boatos, pois só temos como guia a Inerrante e Infalível Palavra de Deus, não publicamos livros em apologia a nossa fé o que teria mais logica, pois cremos unicamente no Deus de Paz que guia o Cristão e lhe concede sabedoria:

    *E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5

    *Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17

    Um forte abraço fraternal em Cristo Jesus...

    ResponderExcluir
  11. A paz de Deus irmãos,

    Tratando-se agora da Oração de Joelhos, a fazemos quando nos reunirmos e cultuamos em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo. Vocês mesmos já dão uma definição desta posição no referido item:

    *Orar ajoelhado é uma das mais eficazes formas de se realizar uma prece, pois remete a “rendição” e “submissão”.

    Outras definições sobre orar de joelhos:

    * Abaixar-se, curvar-se, humilhar-se em postura de súplica ou de adoração. Dicionário em português - Dicio.com

    *Posicionar-se no solo com uma postura de veneração ou de súplica. (Etm. do latim: prostrāre).

    Como nós em Cristo sabemos, o Senhor ouve as nossas orações, seja esta de pé (Lucas 18:13), deitado (Isaías 38:5), ou ajoelhado (Atos 9:40). No nosso meio já testemunhei obras e ouvi muitas ditas pelo próprio MINISTÉRIO na quais muitos de nossos irmãos alcançaram, estando eles de pé falando com Deus, andando pelas ruas falando com Deus, dentro do ônibus falando Deus (mesmo muitos rindo do irmão naquele dia), sentado falando com Deus, trabalhando mas falando com Deus, e deitado enfermo ou amargurado com alguma coisa mais falando Deus.

    Nunca nesses quase 6 anos servindo a Cristo ouvi ou li nenhum decreto formal da CCB, IMPEDINDO a oração seja ela em pé, andando, sentado e deitado e OBRIGANDO o Cristão a somente orar ajoelhado. No entanto somos aconselhados a fazer tudo com Ordem e Decência...

    Enfim por outros motivos, alguns não encontram na condição de se curvar, pois são cadeirantes, enfermos, mães e pais com bebês no colo e entre outros. E mesmo assim, o Senhor num deixa de receber o seu louvor e adoração.

    É só nos visitar para comprovar. E como um Pastor Assembleiano (Ministério Belém) daqui onde moro pregou aos irmãos na sua igreja a poucos meses atrás, se consagre muito, ore e pratique o jejum para só depois nos visitar.

    No entanto o Cristão gozando de boa saúde física, cremos que não só podemos como devemos nos curvar perante ao nosso Rei Eterno Divino e Soberano.

    Em conformidade com nosso coração, nos curvamos ante o Senhor todo – Poderoso.
    Até a próxima, Deus os abençoe graaaaaaaandemente...

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz irmãos, voltando agora sobre o Item da Santa Ceia:

    8º Ponto de Doutrina da CCB:

    Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão
    e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo, que
    por vós é dado; fazei isto em memória de mim". Semelhantemente tomou o cálice, depois da
    ceia, dizendo: "Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós". (Lucas, 22:19-20; I Coríntios, 11:24-25)

    A Santa Ceia é um Memorial de Cristo (Lucas 22,19), realizado também por nós na Congregação Cristã no Brasil uma vez ao ano, tendo como referencia por esta ser anualmente, as datas comemorativas e memoriais relatadas na BÍBLIA que são realizadas por ano.

    A Transubstanciação como já foi citado no item, é uma doutrina defendida pelo catolicismo e não por nós. Busquei mais informações com o meu ministério local a esse respeito, a fim de obter mais conhecimento, que até então tomaram um susto com a informação. No entanto, as únicas diferenças que tem a celebração da Santa Ceia da AD e da CCB são:

    *Seguimos a Tradição do Cálice Único;

    *É realizado anualmente como já citei, sendo independente do mês, citando como exemplo a minha pessoa, pois trabalho em regime de turno, e as datas as vezes divergem, onde eu e muitos tomamos em outras comuns localizadas no município ou nas cidades vizinhas. O ministério disponibiliza a condução para esses fins, ficando a critério do servo se ele quiser ir com seu próprio veiculo ou com o fornecido pela igreja;

    *Os hinos são tocados de forma solene;

    *No caso daqueles que não poderem se locomover por motivos de enfermidade ou outros, a ceia lhe é dada onde esta assentado ou até mesmo em casa.

    *E nós tomamos prostrados de frente ao púlpito, onde os ministros passam com o cálice de vinho e o pão partido nos servindo, e ali glorificamos ao Senhor Jesus por mais uma vitória concedida;

    Até a próxima, Deus os abençoe...

    ResponderExcluir
  13. A paz de Cristo irmãos,

    Sobre o Batismo, já é notória a contradição, deixo aqui o 5º Ponto de doutrina encontrado no Hinário como referencia:

    5. Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela fé em
    Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.
    Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus
    sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Romanos, 3:24-25; I Coríntios, 1:30; II Coríntios, 5:17)

    Nada a acrescentar. Deus é Justo...

    ResponderExcluir
  14. O ultimo item que aponta o desestimulo a leitura é outro equivoco.

    Ministério da Congregação Cristã tratando sobre o devido item a igreja:

    “A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer o seu conteúdo, pois nela está contida a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” (1Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29)”. (Tópico 13º da 78ª Assembleia de 2013).

    É certo que pessoas que falam sem o devido conhecimento Bíblico estão presentes em TODAS as denominações cristãs, assim como haverá sempre as divergências doutrinarias, exclusivismo e sincretismo por partes de alguns, livros apologéticos em ataque aos ensinos nas mais variadas igrejas, os pseudocrístões e entre outras. “ Digo que já vi e ouvi divergências entre membros da AD–Belém e a AD-Madureira, poderia ser o contrario...”

    Uma das práticas comuns de certos grupos apologéticos (teólogos e pastores de certas igrejas) é torcer o real sentido das palavras para poder provar suas convicções e ideologias. E nesse caso, por esta não condizer com o que pregam, acabam forçosamente enquadrando a CCB como uma Seita ou Movimento Contraditório.

    No tocante as refutações feita sobre os supostos itens deste tópico, aproveito e disponibilizo comentários de uma revista apologética:

    “Assim, a despeito de algumas práticas de importância secundária, consideramos improcedente classificar a CCB como um movimento sectário, cuja implicação principal seria a ausência de salvação dentro do grupo.” (Defesa da Fé – Revista de Apologética do Instituto Cristão de Pesquisas – ICP – Ano 12 – Nº 90 – março/abril de 2011, pág. 41, Rio de Janeiro – RJ, Brasil).

    Se tratando da generalização:

    “Tivemos a oportunidade de nos relacionar e entrevistar vários membros da CCB e estamos certos de que generalizar o exclusivismo e o proselitismo entre eles seria um defeito de argumentação da nossa parte, pois há exceções.” (Defesa da Fé – Revista de Apologética do Instituto Cristão de Pesquisas – ICP – Ano 12 – Nº 90 – março/abril de 2011, pág. 46, Rio de Janeiro – RJ, Brasil).

    Como eu disse, sempre haverá imprudentes, pessoas sem o devido entendimento da palavra nas mais variadas denominações cristãs, sendo iscas frágeis, e alguns tirando proveito generalizando e causando detrimento a palavra de Deus.

    E aqui encerro amados irmãos, deixando o meu convite a todos para estar congregando conosco, desde já agradeço a todos que leram, e que vocês possam meditar em Cristo nestas palavras que vos escrevi item por item, esperando também que lhes sejam proveitosos, quem sabe na EBD, pois a palavra de Deus diz assim:

    *Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18

    E mais uma vez a ele toda honra, gloria e louvor. Grande Abraço Fraternal, e um Ósculo Santo em seus Corações...

    ResponderExcluir