quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Encontro Marcado



O capítulo 25 de Mateus é sem dúvidas um dos textos mais viscerais de todo o cânon sagrado. Jesus sabia que seu tempo na terra estava se findando e ainda havia muito para ser ensinado, então ele reuniu os seus discípulos e começou a ensina-los sobre as verdades mais relevantes do Reino de Deus e o ensinamento começa com uma orientação muito simples e vital : Estejam preparados para a chegada do Reino!

Em sua forma mais singela e incrivelmente eficaz de transmitir uma mensagem, Jesus se utiliza de um recurso que lhe era muito peculiar e conta-lhes uma história a fim de que o entendimento de uma verdade tão profunda acontecesse naturalmente, de forma sútil, mas que se enraizasse nas entranhas das gerações. Uma história sobre um casamento muito atípico... Com 10 noivas sonolentas e um noivo bem atrasado...  

(versos 1-5)
Jesus disse: – Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.  Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.
Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
           
Numa primeira análise, não dá pra diferenciar as noivas... As versões mais originais as chamam de “virgens”... Todas... Sem exceções... Além disto, o contexto nos mostra que todas tinham uma lamparina na mão, todas possuíam azeite e todas as lamparinas estavam acessas. Todas no horário marcado saíram de suas casas, adornadas e preparadas para se encontrarem com o noivo e adentrarem em sua festa. Todas chegaram praticamente juntas e ali, juntas permaneceram por longas horas... E todas foram pegas de surpresa com um fato nada convencional. O atraso do noivo...

Atrasos em cerimônia de casamento são comuns, toleráveis e até certo ponto “elegantes”... Isso é claro, se o atraso for da noiva. Poucas vezes em minha vida vi um noivo que tenha chegado depois de sua amada ao local do casamento (eu sou um deles... Afinal, minha esposa, sufocada pelos minutos que ainda faltavam para se casar comigo, se adiantou em sua chegada)... Em outra ocasião nada convencional, vi o ministro chegar à igreja 40 minutos após a noiva...

Mas é claro que nada se compara ao atraso do noivo desta história contada por Jesus... O camarada chegou com praticamente um dia de atraso, já que no momento em que os primeiros alaridos de sua chegada são ouvidos, o relógio já marca quase meia noite e todas as moças, todas as dez,  sem nenhuma exceção, em algum momento da espera foram vencidas pelo sono e quando se anuncia a chegada do noivo, todas dormiam profundamente.

À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!” Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.

Todas as moças acordaram de sobressalto... Limparam os olhos remelentos, baforaram para checar o hálito e tomaram suas lamparinas à mão; e se atentarmos ao textos veremos que as lamparinas estavam apagadas, afinal todo o azeite contido nos recipientes fora devorado durante as horas de cochilo... Cinco delas, calmamente abriram suas bolsas e retiraram de lá um pequeno vidro , abriram e ... ualá... Azeite reserva... A escuridão não era mais problema pra elas. As outras cinco, porém, ao revirarem suas provisões encontraram todo tipo de futilidades (ou não): escova de cabelo, rímel, perfumes, batom, espelho, remédios para dor de cabeça, agenda, cds e dinheiro... Mas no meio de toda essa tralha não encontraram nem uma única gota de azeite.

Com um sorriso amarelo no rosto, olharam para as colegas mais precavidas e pediram emprestado um pouco do precioso fluído, mas como resposta tiveram uma negativa respaldada numa cautela digna de elogio – “Não nos levam a mal meninas, mas se emprestarmos azeite pra vocês, ele acabara faltando para todas nós e corremos o risco de as dez ficarmos no escuro”; entretanto o conselho dado em seguida me parece nada cordial e até um pouco maldoso –  “Ei, temos uma grande ideia! Porque vocês não correm até uma venda e compram mais azeite?”

(versos 6-9)
À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”.
Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
“De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”


Comprar azeite? A meia-noite? Que ideia mais estupida! Onde elas encontrariam uma venda aberta aquela hora? E se por acaso encontrassem tal lugar, seria o ambiente propício para cinco donzelas adentrarem? Havia alguma prudência nisso?

Porém, sem medir consequências, as moças saíram desembestadas rumo à cidade vazia e escura, batendo alucinadamente de porta em porta, mendigando um pouco de azeite, se afastando cada vez mais do local marcado para o encontro com o noivo.

O grande problema é que quando elas se ausentaram, o noivo chegou!

(verso 10)
Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.

O noivo era zeloso e imponderável. Imediatamente ele reduziu o número de suas pretendentes pela metade. As conduziu em seu cortejo, entrou com elas no lugar preparado para a cerimônia e mandou trancar as portas. Ninguém mais iria entrar e isto incluía as outras noivas que não estavam no local marcado para o encontro. Mais tarde estas moças retornaram, não sabemos se conseguiram ou não o azeite, mas isto já não importava mais. Elas foram deixadas pra trás.

Correram angustiadas ao lugar da festa e desesperadamente batiam a porta pedindo ao noivo que as deixassem entrar... Mas o noivo olhando pela porta deu ordem aos seguranças para que elas fossem retiradas dali, afinal ele nem se quer as conhecia.

Quando se fica para trás, as desculpas e justificativas já não tem valor algum... E até o seu rosto é apagado da memoria.

(versos 11-12)
Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”

Mas qual será que foi o fato mais determinante para que o noivo as rejeitasse de forma tão veemente?

Será que elas eram mais feias que as demais?
Não... Elas haviam sido escolhidas pelos mesmos critérios que as outras cinco...

Será que foi porque dormiram?
Não... Afinal todas elas foram vencidas pela espera...

Já sei... Foi porque suas lâmpadas tinham se apagado.
Não... Ele não as rejeitaria só porque as suas lamparinas estavam apagadas... Afinal o noivo estava vindo em um cortejo e luz para iluminar o caminho até a festa não faltaria...

Então onde esta o grande erro dessas meninas?

Simples. 

Elas não estavam no local marcado para o encontro.

Faltou azeite? Sim... Isto é um problema? Sempre é... Mas sair pra conseguir repor esta falta correndo exatamente em direção oposta a do noivo?

Ah, este é o fato que determinou o destino insólito das moças.

(verso 13)
E Jesus terminou, dizendo: – Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Nesta parábola, a noiva é a Igreja e o noivo é o próprio Cristo, emissário eterno do Reino. As dez virgens representam a grande variedade (o que não é um fato positivo) de micro igrejas dentro da única Igreja. Todas as noivas porem conhecem as regras: Estejam no local marcado, na hora marcada, com as lâmpadas acessas e azeite na botija...

O local do encontro é debaixo das asas do Senhor... Prostrado diante do trono em uma vida de entrega, renúncia e santificação.

A hora marcada? Ninguém por aqui sabe. Pode ser a meia noite, pode ser ao meio dia, pode ser amanhã, pode ser antes de eu concluir este texto... Por isso esteja pronto para o encontro “AGORA”...

Quero que você se pergunte sobre  o que  faria se tivesse apenas 24 horas até a volta de Jesus? Pois é, agora lembre-se que você não tem 24 horas!

Mas é se eu pegar no sono durante a espera? A Bíblia diz que o noivo vira com alarido e voz de Arcanjo, mediante o som da ultima trombeta (I Tessalonicenses. 4:16). Com um despertador destes, não há sonequinha que resista.

Mas é se minha lâmpada apagar? Ora, isso é simples... Reacenda-a! Afinal o Reino perfeito abrirá suas portas para uma multidão imperfeita, que reconheceu suas falhas, erros e pecados; se arrependeu deles e mediante a Graça de Cristo fizeram tudo novo, trazendo nova luz ao seu castiçal (Apocalipse 2:5).

E se o azeite faltar? Simples... Compre!... Diretamente do Noivo... Ele é dono de uma venda celestial onde o freguês encontra tudo o que precisa para estar preparado para o encontro (Apocalipse 3:18).

E o mais importante. Não se afaste do ponto de encontro. Pois se o noivo chegar e não te encontrar lá, não haverá justificavas (por mais nobres que elas sejam) capazes de abrir as portas das bodas pra você!

Pb. Miquéias Daniel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário