domingo, 12 de janeiro de 2014

EBD - Espiritismo, uma das seitas que mais crescem no Brasil



Na manhã deste domingo (12/01/2013), demos prosseguimento ao estudo das religiões, seitas e heresias de maior relevância em nosso país; estudando sobre uma das crenças que mais crescem (em termos proporcionais) no Brasil. Na lição de hoje fomos apresentados as suas origens históricas, conhecemos as principais divisões e ramificações do Espiritismo e aprendemos a refutar suas principais heresias pela verdade das Escrituras Sagradas.

O Espiritismo é um sistema de crença e rituais existente a milhares de anos, mas que só foi organizado em uma doutrina quando Léon Hippolyte Dénizart Rivail, sob o pseudônimo de Alan Kardec, publicou em 1857, o Livro dos Espíritos.

Desde então o Espiritismo tem se disseminado pelo mundo e encontrado uma terra fértil em nosso país, sendo praticado em diversas formas, tais como:

Espiritismo Comum: Quiromancia (adivinhação por leitura das linhas das mãos); Cartomancia (adivinhação pelo jogo de cartas), Psicografia (consultas espirituais por escrita), Hidromancia (adivinhação com uso de água), Tipomancia (comunicação espiritual através de sons); Astrologia (arte de conhecer a destinação mediante estudo dos astros e dos signos zodiacais – horoscopo).

Espiritismo Baixo: Práticas não camufladas de ritos espirituais, tias como Vodu, Candomblé, Umbanda, Quimbanda e Macumbas em geral.

Espiritismo Kardecista: Conjunto de doutrinas compilados por Alan Kardec em suas livros – “O Livro dos Espíritos”, “Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “Céu e Inferno” e “Genesis” – e que se autodenomina “a terceira revelação de Deus aos homens ( a primeira seria através de Moisés e a segunda através de Jesus). Nos ensinos kardecistas identificamos as seguintes heresias: Possibilidade de comunicação com mortos; crença na reencarnação através da purificação pelo sofrimento e pelas boas obras  até atingir a salvação;; progresso espiritual do individuo se acumulando através das reencarnações; “Guias” que se manifestam através de médiuns como sendo nosso contato com Deus; afirmação que Jesus não é Deus, mas sim uma entidade muito evoluída que veio ao mundo.
(todas estas heresias podem ser refutas através da Bíblia: Hebreus 9:27; Deuteronômio 18:11; Isaias 8:19-20; Efésios 2:8-9; I Pedro 1:19, I Timóteo 6:3-6).

Espiritismo Cientifico: Chamado também de “Alto Espiritismo”, “Espiritismo Ortodoxo” ou “Espiritismo Profissional”, refere-se aos grupos que negam o espiritismo como religião, o intitulando como filosofia, ciência, associação beneficiente, movimentos sociais e organizações místicas ou esotéricas. No Brasil um dos grupos mais expoentes é a Legião da Boa Vontade.

Com cerca de 4.000.000 de praticantes declarados em nosso pais, o espiritismo precisa ser compreendido pelo cristão, a fim de que o mesmo possa refuta-lo e aasim livrar muitas vidas desta armadilha espiritual.

TEXTO ÁUREO
“Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos”. Is 8.19

VERDADE APLICADA
A Bíblia condena toda e qualquer prática que envolva a comunicação com os mortos.

TEXTOS DE REFERÊNCIA:
Deuteronômio 18.10-14

Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador; nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois, todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor; e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora diante de ti.

Porque estas nações, que hás de possuir; ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.


Um comentário:

  1. Nossa, quanta desinformação!! Umbanda e candomblé não são espiritismo. Procura saber melhor!! Que a Paz e a Luz de Deus e Meishu Sma esteja convosco. Kannagará tamati hae massê!

    ResponderExcluir