sexta-feira, 28 de março de 2014

EBD - IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL


A Igreja Messiânica Mundial, cujo nome oficial é Sekai Kyuseikyo, é uma instituição religiosa fundada no Japão em 01 de janeiro de 1935, por Mokiti Okada; sendo hoje classificada como uma das novas religiões japonesas.

Embora faça em seu nome alusão a um pseudo “messias”, esta organização não tem nenhum vínculo com o Evangelho do Novo Testamento ou com o Senhor Jesus Cristo. Suas contradições começam na própria nomenclatura da entidade, pois ela não é “IGREJA”, já que não tem Cristo como sua cabeça, e tampouco é "MESSIÂNICA", porque não tem o Messias prometido e enviado por Deus como seu Salvador.

História e Fundação
O Fundador da Igreja Messiânica Mundial, Mokiti Okada, nasceu no dia 23 de dezembro de 1882, na cidade de Tóquio – Japão. Foi admitido aos cinco anos de idade na Escola das Belas Artes de Tóquio. No entanto, foi obrigado a desistir dos estudos pouco depois devido a graves problemas de saúde. Em 1907 abriu o seu próprio comércio, fazendo fortuna no ramo da joalheria. Em 1919 a sua primeira esposa morre e nos anos seguintes o seu comércio é duramente afetado pela crise econômica mundial que se seguiu à 1ª Guerra Mundial (1920), e pelo grande terremoto de Kanto (1924). 

Seguidor desde 1920 do Oomoto (uma seita religiosa derivada do Xintoísmo), Okada dedicou-se então à descoberta espiritual.  Consta que Okada deu início a sua seita após ter recebido, em 15 de junho de 1931, no alto do Monte Nokoguiri, no Japão, revelações sobre Deus, o homem e o mundo. Essa revelação dizia que o homem só poderia alcançar a libertação através da purificação do espírito, e entendeu que esse seria o início da “Nova Era de Luz no Mundo Espiritual”.

Em 1935, Okada funda sua própria “igreja” chamada originalmente de “Kanon”. Quando morreu em 1955, sua segunda esposa Yoshi Okada, assumiu a liderança da organização, passando a ser conhecida pelo nome de “Nidai-Sama” (segundo líder), vindo também a falecer em 1962. Então, a filha do casal, Itsuki Okada, conhecida pelo nome de “Kyoshu-Sama” (mestre que ensina a Luz), ocupou o posto de líder máximo da seita até seu falecimento em 04/09/2013 aos 86 anos. Foi substituída no chamado Trono de Kyoshu  por seu sobrinho, Yoichi Okada, o atual Kyoshu-Sama.

Família Okada no comando da seita a quatro gerações:
 Mokiti Okada, Yoshi Okada, Itsuki Okada e Yoichi Okada

Para os messiânicos, Mokiti Okada  é "O Senhor da Luz”, sendo colocado acima do próprio Cristo. Suas obras literárias, “Alicerce do Paraíso” e “Os Milagres do Johrei”, bem como os ensinos de sua esposa, Nidai-Sama, são considerados “livros sagrados” pelos messiânicos.

O “Alicerce do Paraíso”  (Tengoku  Ishizue) é uma compilação de ensinamentos de Mokiti Okada. É o principal norteador da religião e sua edição inclui ensinamentos escritos pelo  Meishu-Sama em vários momentos de sua vida. Recentemente a Igreja Messiânica Mundial decidiu dividir a obra  em cinco livros menores, organizados da seguinte forma:

Vol. 1 - Meishu-Sama e o Johrei 
Vol. 2 - Religião, Milagre e o Mundo Espiritual
Vol. 3 - O Homem, a Saúde e a Felicidade
Vol. 4 - O Homem no Cotidiano
Vol. 5 - Agricultura Natural, Arte e Sociedade

Posteriormente, também foi editado o livreto “Os Novos Tempos”, que tráz uma pequena compilação de ensinamentos de Meishu-Sama extraídos de “O Alicerce do Paraíso” Esta versão “pocket” é recomendado a novos membros da Igreja.

Apesar desta religião ter se iniciado em 1935, somente no ano de 1947 ela foi autorizada a funcionar pelas autoridades japonesas. Com sua sede geral na cidade de Atami, no Japão, a Igreja Messiânica Mundial começou a se espalhar pelo mundo, afirmando que como igreja, conseguiria mudar os rumos da humanidade levando o nosso planeta a ser o verdadeiro “Paraíso Celestial”.

Rev. Tetsuo Watanabe
No Brasil, a Igreja Messiânica Mundial começou sua difusão com a vinda dos primeiros missionários em novembro de 1954 e agosto de 1955, sendo esta última data considerada o ano oficial de sua instalação em terras brasileiras. Em 15 de junho de 1962, dá-se a instalação provisória da Sede da Igreja do Brasil, com a realização do primeiro Culto do Paraíso Terrestre, e estabelece-se a organização do sistema de expansão no Brasil. Em 1964, foi aceito o pedido de registro legal da Sede da Igreja como pessoa jurídica, sob a denominação Igreja Messiânica Mundial – Sede Central do Brasil. Em 1982, a Igreja Messiânica inaugura o edifício Mokiti Okada, que é utilizado até hoje como Sede Central da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, na Vila Mariana, em São Paulo. Nos anos que se seguiram, a Igreja obteve grande expansão e em 1991, teve início às obras de construção do Solo Sagrado às margens da represa de Guarapiranga, em São Paulo. O líder de maior projeção no Brasil foi o Reverendo Tetsuo Watanabe, também falecido em 2013.
Reunião no Solo Sagrado Brasileiro

O Solo Sagrado “brasileiro”  vem sendo utilizado por diversas instituições públicas, privadas e religiosas, que realizam eventos e cerimônias e aproveitam as modernas instalações e recursos. Em decorrência de sua maravilhosa atmosfera, o espaço tornou-se inter-religioso, já que está aberto à visitação pública de pessoas de todos os credos, sem qualquer restrição ou distinção. Atualmente, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil conta com mais de 370.000 membros espalhados em todo o Brasil, em 550 unidades denominadas “Johrei Centers” que têm como objetivo a prática do Johrei e o atendimento aos visitantes e frequentadores, transmitindo-lhes as primeiras noções messiânicas e despertando-lhes o interesse e a vontade de ajudar no estabelecimento do Paraíso Terrestre.

Para a realização de atividades não religiosas ligadas ao grandioso objetivo de construção de um mundo melhor, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil instituiu a Fundação Mokiti Okada, o Centro de Pesquisa Mokiti Okada; o Ikebana Sanguetsu; a Faculdade Messiânica; a Korin Agropecúaria Ltda.; a Korin Meio Ambiente; a Korin Construtora Novo Mundo e a Korin Alimentação Natural.  Além do Japão e Brasil, a Igreja Messiânica Mundial esta instalada em mais de 70 países.

Não existe praticamente nenhuma exigência para a admissão nesta seita, exceto algumas aulas de orientação dadas pelos líderes. Os interessados, bem como os já adeptos, não precisam mudar seus hábitos, costumes, vícios, modo de vida, nem religião. É o tipo de igreja que agrada a todo mundo, opondo-se completamente a essência da verdadeira Igreja, cujo significado etimológico da palavra original “ekklesia”, significa literalmente “povo separado”.

O Evangelista João nos revelou que “a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo” (João 1.9). O Salvador Jesus veio a este mundo como a verdadeira luz; e, nessa condição, a sua função iluminadora não teve começo e não terá fim, diferente do “simples mortal” chamado Mokiti Okada. Jesus, a verdadeira luz, é a fonte e a origem de toda a sabedoria, assim também a sabedoria que há nos homens se deriva Dele; o intelecto humano é apenas um raio do resplendor de Jesus; e a própria razão humana se origina de Deus. A luz que emana de Cristo, também transforma o homem segundo a sua própria imagem (Romanos 8.29), pois os discípulos de Jesus Cristo são moralmente aperfeiçoados, vindo a possuir o amor, a longanimidade, a bondade e a justiça juntamente com todas as qualidades morais (Gálatas 5:22-23). O alvo da salvação para a humanidade é a transformação do homem, segundo a imagem de Cristo, a fim de vir a compartilhar de tudo quanto Ele tem, e de ser tudo quanto Ele é.

O Solo Sagrado da Igreja Messiânica

Solo Sagrado (designado em Japonês como: Seiti) é a instalação mais alta na hierarquia da Igreja Messiânica. São assim chamados os seus complexos formados por templos, museus e jardins, que segundo o fundador da Igreja Messiânica, são “Protótipos do Paraíso Terrestre”. Em um Solo Sagrado há, geralmente, além de templos para orações e cultos, vastas instalações onde acontecem reuniões, seminários e excursões. A entrada geralmente e gratuita e livre também para não-membros da Igreja. Há também vastos jardins e museus, onde se é permitido o culto ao belo, um dos três pilares da religião.
Segundo relata a Igreja Messiânica do Brasil após a visão no Monte Nokoguiri, Mokiti Okada apontou algumas cidades onde deveriam ser estabelecido os Solos Sagrados:

Hakone: Em maio de 1944, Meishu-Sama mudou de Tóquio para a cidade de Hakone onde imediatamente após a segunda guerra mundial iniciou ali a construção que levou sete anos para concluir o que seria o protótipo do Paraíso Terrestre; a “Terra Divina”. Representa o elemento “Fogo”.

Atami : Esta cidade era um local com clima ameno, havia estância de águas termais, montanhas, mar, praias de linhas sinuosas, paisagens variadas e com vista fabulosa. Essa cidade foi escolhida por Meishu-Sama para a construção do Solo Sagrado, também chamado de “Terra Celestial”. Representa o elemento “Água”.

Kyoto: Cidade localizada na região central do Japão, sendo sua capital até 1868. Em 1951, Meishu-Sama determinou que ela seria o local ideal para a construção do terceiro Solo Sagrado, que representaria o elemento “Terra”.

Solos Sagrados de Kyoto e Atami 
Posteriormente outros complexos foram construídos. O único Solo Sagrado do ocidente está localizado na região de Parelheiros , às margens da Represa de Guarapiranga, na cidade de São Paulo. Nele são realizados grandes encontros, como por exemplo, os que ocorrem quando o ocupante do "Trono de Kyoshu" vem ao Brasil. É apenas no Solo Sagrado, também, que pode ser realizada a cerimônia em que um seminarista da Igreja Messiânica se torna Ministro.
O Trono de Kyoshu é o título designado aos líderes espirituais da Igreja Messiânica Mundial. Segundo seus ensinamentos, quem o ocupa recebe o título honorífico de Kyoshu-Sama. Além de ser o supremo orientador, o Kyoshu tem a missão de ser o elo entre  "Senhor da Luz", que está no Mundo Divino (o primeiro a ocupar o Trono de Kyoshu) e os membros messiânicos, que se encontram no Mundo Material. Na prática não passa de uma posição de comando dentro da organização, que mantem o poder centralizado na família Okada.
Complexo do Solo Sagrado em Parelheiros,
as margens da Represa Guarapiranga em SP

A Igreja Messiânica e o Divino

Deus:
A doutrina da Igreja Messiânica Mundial mescla várias concepções em relação a Deus. Fazendo uma verdadeira confusão, apresentam Deus como criador, porém, um Deus que está distante de suas criaturas (doutrina deísta), e em outros momentos, apresentam Deus fundido na sua própria criação (doutrina panteísta). São também politeístas, visto que têm e veneram um verdadeiro panteão: Deus, Jeová, Logos, Ikoto, Nyorai, Dahis, Tengu, Kannon e muitos outros. O nome de Deus é sempre associado ao do fundador da seita, conhecido pelo nome religioso de Meishu-Sama, que significa “Senhor da Luz”. Se utilizam de uma tese deísta com aspecto ecumênico, em que confessam que Deus criou todas as coisas, mas que é sempre preciso um Brahma para os hindus, um Cristo para os cristãos, um Maomé para os árabes e um Meishu-Sama para os messiânicos.  A noção que eles têm de Deus é o de “energia fluída”, um termo ocultista das religiões orientais associadas ao Espiritismo, segundo a qual, essa energia penetra nas pessoas e as leva ao melhoramento gradual, dependendo da qualidade dessa energia. 

Jesus
Embora se auto intitule messiânica, essa igreja não reconhece o Messias de Deus, o Senhor Jesus Cristo, sendo ele apresentado simplesmente como mais um que encontrou a felicidade através da prática das “colunas da salvação”. Ela se julga suficiente em si mesma para transformar a humanidade sem a necessidade de Jesus, e assim estabelecer aqui na Terra o “Paraíso de Deus”, ficando o título de Messias para seu fundador Mokiti Okada, que segundo seus ensinamentos é superior  a Cristo, já que Jesus não chegou ao estado de “kenshinjitsu”, como chegou Okada.  Sendo assim, Okada é o único a ter tal grau de revelação.

A “revelação” do Messias é assim descrita pela Igreja Messiânica:

No dia 5 de junho, os dirigentes de Igrejas e os principais ministros foram chamados ao Solar da Nuvem Esmeralda, em Atami, para uma breve entrevista com o fundador, era a primeira, desde o início de sua purificação, em abril. Nessa ocasião, Meishu-Sama disse: “Fala-se sobre a vinda do Messias, não? Pois o Messias nasceu. Não são apenas palavras; é realidade mesmo. Eu próprio fiquei surpreso. E não se trata de renascer, mas de nascer novamente. É esquisito nascer depois de velho, mas o mais interessante é que minha pele ficou delicada como a pele de um bebê e, além disso, como podem constatar, surgiram-me estes cabelos pretos. Ao vê-los, o barbeiro disse que parece cabelo de criança. Os fios brancos foram sumindo gradativamente e só nasciam fios pretos. (...) Esse Messias tem a posição mais elevada na hierarquia do mundo. No Ocidente, ele é considerado o Rei dos Reis. Assim, a minha vinda se reveste da maior importância, pois, graças a ela, a humanidade será salva”. Dez dias depois, ou seja, em 15 de junho de 1954, foi solenemente realizada no Templo Messiânico, que estava noventa por cento pronto, a Cerimônia de Comemoração Provisória da Vinda do Messias. Nesse dia, o estado do Fundador não era bom, tendo ele subido ao Altar com muito custo, ajudado por terceiros. Como ficaram sabendo que poderiam encontrá-lo, depois de dois meses sem vê-lo, os fiéis ali se reuniram em número superior a dez mil, provenientes de todo o país. Era a primeira vez que o Mestre aparecia em público desde o início de sua purificação. Estava todo vestido de branco e fez uma saudação bem simples. Nessa oportunidade, o Presidente da Igreja, Okussa Naoyoshi, comunicou aos presentes a deliberação de chamá-lo, dali em diante, pelo nome Meshia Sama (Messias) e não mais Meishu-Sama. Após dois meses de purificação, o Fundador sentira-se firmemente convicto de que era hora de mostrar abertamente a Verdade, ou seja, que ele viera ao mundo com a missão de salvá-lo. Achou que os fenômenos misteriosos representados pelas linhas que lhe apareceram na mão e pela mudança observada em seu cabelo indicavam a chegada desse momento. Assim, nos dois meses que sucederam a Comemoração Provisória da Vinda do Messias, revelou a toda à sociedade o advento do Salvador do Mundo, apresentando-se ele próprio como sendo o Messias”

O Espírito Santo
 Os messiânicos desconhecem o Espírito Santo.

A Bíblia
Todos os valores cristãos e bíblicos não constam da fé messiânica. A Igreja Messiânica Mundial em nada tem a ver, sob qualquer aspecto, com a revelação de Deus, a Bíblia Sagrada. O grande e rápido desenvolvimento dos messiânicos deve-se ao facilismo antí-bíblico que pregam e, sobretudo, à falta de exigências para que os adeptos mudem ou deixem seus costumes, vícios e a própria religião. Pregam uma religião onde só se recebe e a única coisa que realmente deve ser dada são as ofertas voluntárias.


As Três Colunas da Salvação

A partir de um conceito chamado “verdade-bom-belo”, a Igreja Messiânica Mundial ensina que existem três fundamentos que devem ser praticados para se atingir a salvação. São eles:

O Johrei

Esta é a prática mais importante neste tripé da salvação apresentado pela Igreja Messiânica Mundial, sendo o ato de impor as mãos sobre uma pessoa, com o objetivo de eliminar as impurezas espirituais.

Johrei é uma palavra criada por Mokiti Okada, com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: “Joh” (purificar) e “Rei”(espírito). Assim ele pregava que esta é uma forma de canalizar com as mãos, a “intangível, infinita e poderosa energia” capaz de “purificar as impurezas do homem e possibilitar que ele se eleve espiritualmente para as camadas onde a Luz é intensa”.  Para a Igreja Messiânica Mundial, essa “luz” é a fonte da saúde, da sabedoria e da felicidade.

Esta heresia propõe então que simples mortais, usando suas próprias “energias interiores”, têm em si mesmos, o poder de curar e libertar as pessoas. A Bíblia assegura que se a “verdade (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36).

Agricultura Natural

A Agricultura Natural que é difundida pela Igreja Messiânica Mundial é um método de Agricultura desenvolvido por Mokiti Okada, cujo objetivo é o cultivo natural de alimentos. Argumentam que a harmonia do meio-ambiente, com a alimentação e com a saúde do homem, trazem qualidade espiritual ao ser humano. Eles creem num sistema agrícola que consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo que altere o solo. São contra a utilização de agrotóxicos (venenos), e até mesmo adubo de origem animal (esterco), pois todos esses elementos, que são predominantemente utilizados atualmente, segundo essa diretriz, retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, bem como prejudicam a saúde do homem, interferindo em sua vida espiritual.

O erro dessa heresia está na afirmação de que os alimentos interferem na espiritualidade das pessoas. A recomendação do Apóstolo Paulo deixa bem claro: “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber” (Colossenses 2.16). É obvio que a saúde é fundamental para o homem, porém essa seita extrapola, confundindo responsabilidade para com o templo de Deus, o nosso corpo (I Coríntios 3.17), com aspectos da salvação. Em Mateus 15.11 Jesus afirma: “Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina”.

Jesus mostra que o verdadeiro problema é a contaminação moral. Para Jesus, os princípios éticos que importam estão relacionados da seguinte forma: “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mateus 15.18,19). Nessa referência, Jesus lista comportamentos que o homem carnal possui, e que nenhum tipo de alimento vai transformá-lo.

O Belo

Mokiti Okada afirmava que a “consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos”. Para ele, a missão da arte é enobrecer os sentimentos do homem e enriquecer-lhe a vida, proporcionando-lhe alegria e sentido, interferindo diretamente na espiritualidade do homem. Okada criou museus no Japão, onde reuniu obras de elevado valor artístico e histórico. Realizava encontros de poesia, de humor e de música. Dedicou-se à difusão do Belo como fator essencial para a “salvação do homem”.

A arte, o “belo” e a natureza devem ser admirados, mas nunca se deve confundir esta apreciação com a veneração no sentido de buscar neles a salvação (João 8.32).

A Igreja Messiânica e seu Conceito de Salvação

Segundo a Igreja Messiânica Mundial, a salvação se dá no momento em que o ser humano se libertar das três desgraças: a pobreza, a doença e os conflitos. Ensinam que somente com a ajuda de Meishu-Sama, (nome religioso de Mokiti Okada), e com a prática das Três Colunas, o homem conquistará a salvação. O messianismo apregoa que uma nova ordem universal está para começar. Será uma era de felicidade, com paz, saúde e igualdade de condições para todos, sendo a Igreja Messiânica portadora dessa revelação. Nessa Era de delícias, a natureza e as artes atingirão o seu devido esplendor, como expressão do bom e do belo. Não haverá orgulho, cobiça, intrigas, tristezas, nem injustiça.

Toda essa “Nova Revelação” concedida a Igreja Messiânica é pura fantasia; fruto da utopia megalomaníaca de seu mentor.  Trata-se de um plágio descarado do conceito bíblico para Reino Milenial de Cristo em nosso planeta, que preparará este mundo para o Reino Eterno de Deus, quando então haverá Novos Céus e Nova Terra (I Coríntios 15:28-29; Apocalipse 21:2;  II Pedro  3:13.)

O pior dos enganos em que vivem os messiânicos, mesmo sendo cidadãos exemplares, benfeitores, sinceros e honestos, é crer que pela purificação do Johrei, alcançarão a perfeição e a salvação, e não através da redenção pelo precioso sangue de Jesus. A salvação proposta por Deus em sua Palavra é mais que um estado isento das mazelas desta vida (I Coríntios 15.19), é ter os pecados perdoados e ir morar eternamente com Cristo nos Céus de Glória.

Para conhecer mais sobre esta seita e seus ensinamentos “anti-messiânicos”, participe neste domingo, 30/03/2014, da Escola Bíblica Dominical.

TEXTO ÁUREO
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

 VERDADE APLICADA
Jesus é a verdade do caminho pelo qual os homens devem retornar a Deus. Portanto, Ele é o exemplo supremo e o Ilustrador desse caminho.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
João 14:1-5

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?


25 comentários:

  1. Se vcs não tem a capacidade moral de ter fiéis apenas pelo q vcs são,é realmente uma pena,pois religião q é digna não fala mal de outra...e mais uma coisa,todas as religiões queridos fiéis,levam-nos a um único Deus...pois só existe um. Messias existem vários e cada um acredita naquele q quer e queira seguir...Pois Deus nos deu o livre arbítrio...e é incrível como a bíblia nos ensina q não se deve julgar,e julgam pessoas q buscam o bem estar da humanidade. É muito triste...vcs são pessoas infelizes!!! boa missão p vcs!!! Fiquem sempre cm Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só existem duas religiões no mundo, amiga, e não são irmãs...uma, diz que você pode fazer alguma coisa por si mesmo para se redimir dos pecados, com sofrimentos, promessas ou qualquer outro tipo de ato humano, como a alimentação natural, a jardinagem e os sofrimentos da chamada igreja messiânica e tantos outros atos de tantas outras chamadas religiões. A outra religião não é humana, é divina. Deus diz porque nos criou, Deus diz como e porque nos afastamos dEle, Deus mesmo providencia uma forma de eliminar essa distância. Você não faz nada, apenas recebe Jesus como seu substituto. Simples assim. se as pessoas estudassem a Bíblia, saberiam disso e não procurariam religiões, pois Jesus é a única e verdadeira religião. O resto são tentativas. É importante estudar a Bíblia para não ser enganado, pois muitas religiões que dizem se basear na Bíblia, na verdade a distorcem de forma suja e manipuladora.Informe-se.

      Excluir
  2. Esta série de estudos foi destinada a elucidar os pontos divergentes que existem entre as diversas seitas e os conceitos bíblicos pré estabelecidos; sendo portanto de grande valia para inúmeras pessoas que passaram a conhecer mais profundamente certas doutrinas antibíblicas. . A ninguém se obriga uma fé, mas é função da "Igreja" apontar o caminho. A decisão cabe a cada um, pois a salvação é pessoal e intransferível e em nada tem a ver com religiões e religiosidade. Cremos na Bíblia como única regra de fé; e como já dizia o pré reformador Jonh Huss - "A nenhum Cristão deve se impor nada além da Bíblia". Não podemos de fato julgar pessoas, pois esta atribuição passa primeiro pelo próprio individuo e posteriormente por Deus; mas devemos denunciar (amparados pela Bíblia), qualquer comportamento que se oponha ao que já foi revelado nas Escrituras. E para os milhões de cristãos espalhados ao redor do mundo, Jesus Cristo é o único Messias, é qualquer pessoa que tome para si este título, será percursor de uma inverdade. Cabe a Igreja que aponta os perigos de se tomar o caminho errado, também mostrar a direção correta a se seguir; afinal; NÃO são todos os caminhos que levam a Deus.

    Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
    Mateus 7:13-15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo excelente trabalho. Que Deus possa abençoar esta matéria, para que sirva como ponto de partida a pesquisas e informações destes que se julgam salvos, mas caminham a passos largos cada vez para mais longe de Deus.Paz de Jesus!

      Excluir
  3. Bom dia, tudo bem?
    Sou messianico,ministro Johrei. Compreendo e respeito seus pontos de vista.Boa missão.E obrigado por organizarem as informações sobre o nosso trabalho e ajudarem a divulga-lo.
    Uma boa semana e sucesso.
    Paz e luz

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcelo, obrigado pela visita e também pela nobreza de seu comentário. Muita Paz!

    ResponderExcluir
  5. Você cometeu muitos erros ao julgar os Messiânicos, a começar pelo próprio julgamento em si.
    Primeiro ponto - nenhum messiânico tem a audácia de acreditar que realiza milagres, assim como no espiritismo, o ser humano é apenas um instrumento de Deus para levar amor e amparo ao próximo.
    Todo messiânico pratica o Belo, porque assim como no Budismo trabalhamos o desenvolvimento do autoconhecimento e a elevação espiritual através de coisas que nos fazem pensar e trabalhar o bem e o mal que existe dentro de cada um de nós, por isso praticamos as artes, a música o cultivo de flores, a ikebana.
    Todo messiânico cultiva a terra, porque Deus emprestou esse planeta para vivermos, e precisamos cuidar bem da casa que ele nos deu. Ninguém espera encontrar a salvação pela horta caseira, nem pela arte, nem pelo johrei em si, e menos ainda esperar que depois de morrermos sejamos salvos dos nossos pecados apenas pelo arrependimento deles. Esperamos sim construir um mundo melhor no tempo em que vivemos, não só pra nós mas pra todos aqueles a que Deus deu permissão para estar aqui no mesmo tempo que nós e pros que ainda virão, e isso conseguimos praticando o maior de todos os mandamentos que é o amor ao próximo, todo messiânico pratica o altruísmo, todos temos como missão principal ajudar nossos semelhantes, sejam eles messiânicos ou não.
    Todo messiânico respeita toda e qualquer crença e todos, católicos, evangélicos, budistas, muçumanos, judeus ou seja lá qual for a religião ou ordem a que você pertença você sera sempre bem recebido por um messiânico, não vamos nunca questionar a fé de ninguém e menos ainda julgá-los por não entender a nossa. Somente quem vivencia a filosofia messiânica, sim, filosofia que vai muito além de um simples credo, entenderá do que estou falando.
    Aqui a tua consciência é teu guia, o bem e o mal existe dentro de ti, e você quem decido o que irá vencer.
    Paz plena a todos vocês, é o que nós messiânicos lhes desejamos.
    Por Noemi Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também cometeu alguns erros Noemi, não tantos quantos você mencionou acima, mas muito mais sérios. Primeiro: você sabe que Deus criou o planeta e o emprestou para nós, mas despreza as orientações que Ele mesmo deu sobre como deveríamos viver, e como o pecado nos afastou dEle. O mesmo Deus que estabeleceu o amor como regra máxima, também estabeleceu que o salário do pecado é a morte...enquanto não pagar sua dívida, não poderá estar perto de Deus, pois o pecado faz separação entre nós e Deus. A única forma de resolver isso é receber a Jesus Cristo, o verdadeiro Messias, que morreu em seu lugar. Aí sim, você terá Deus não apenas perto, mas dentro de você e aí sim , poderá levar amor aos outros, pois Deus é amor.Eu não estaria te amando verdadeiramente se não dissesse isso, pois vejo que você é sincera no que pratica. Mas ir sinceramente na direção errada, não vai te levar À direção certa. E para Deus, Jesus é o único caminho, ok?
      Por Andréa Correa

      Excluir
  6. Sou Messiânica e amo minha família, sou pós graduada, pago meus impostos corretamente, trabalho com pacientes com câncer com muito amor e dedicação por cada um, sem ao menos conhecê-los. Quando eu me outorguei messiânica tinha muitas dúvidas porém minha fé em Deus me permitiu seguir em frente mesmo sendo de uma família de Testemunhas de Jeová e lendo uma matéria preconceituosa como esta. Realmente a IMM me permite fazer o que quiser, posso beber, posso fumar, usar drogas, comer qualquer tranqueira, ir à baladas, fazer o que eu quiser...mas quer saber? Eu não faço nada disso, pois não tenho vontade, não preciso, não quero! O verdadeiro Espírito de Amor é viver para fazer o outro feliz. Pensem nisso, julguem menos...e sejam felizes!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por publicar o maravilhoso trabalho da Igreja Messiânica Mundial. Graças a Deus e ao seu blog muitas pessoas poderão ver a obra de Messias Meishu-Sama!!! Sou muito grato

    ResponderExcluir
  8. Nossa, muito obrigado pelas explicações no blog. 02 amigas minhas aqui de maricá, tiveram suas aulas de primeiras noções messiânicas, depois de ter visto seu blog e explicar tão bem a messiânica. Receba nossa profunda gratidão!

    ResponderExcluir
  9. Uma outra coisa: nossa doutrina não é deísta, até porque, cremos que a partícula divina habita em nós, ou seja, Deus habita em nós. Nós não precisamos gritar e berrar para que Deus nos ouça. Ele está dentro de nós!! Valew

    ResponderExcluir
  10. Que coisa de mau caráter e CRIME ficar discriminando as outras denominações religiosas, como se SÓ a de VCS fosse a única igreja no UNIVERSO!!!

    Coisa feia heimmmmmm!!!!

    Isso é coisa de incompetentes, PeTralhas, que não consegue se evidenciar pelo que são e querem rebaixar os outros!!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada denominação religiosa se preocupasse em fazer o BEM e preservar o Planeta, DEUS habitaria suas casas!!!
      Ao DISCRIMINAREM a casa alheia, se maculam, como querem macular os seus vizinhos de fé!!!
      Eis os maus lideres religiosos, que fomentam o ÓDIO entre as NAÇÕES disseminando a morte, medo e terror entre os povos filhos de DEUS!
      Tem gente que distancias os irmãos, colocando as pessoas em lados opostos, quando todos buscam a mesma coisa.... Muito lamentável esse texto!!!!

      Excluir
    2. Só existem duas religiões no mundo, amigo, e não são irmãs...uma, diz que você pode fazer alguma coisa por si mesmo para se redimir dos pecados, com sofrimentos, promessas ou qualquer outro tipo de ato humano, como a alimentação natural, a jardinagem e os sofrimentos da chamada igreja messiânica e tantos outros atos de tantas outras chamadas religiões. A outra religião não é humana, é divina. Deus diz porque nos criou, Deus diz como e porque nos afastamos dEle, Deus mesmo providencia uma forma de eliminar essa distância. Você não faz nada, apenas recebe Jesus como seu substituto. Simples assim. se as pessoas estudassem a Bíblia, saberiam disso e não procurariam religiões, pois Jesus é a única e verdadeira religião. O resto são tentativas. É importante estudar a Bíblia para não ser enganado, pois muitas religiões que dizem se basear na Bíblia, na verdade a distorcem de forma suja e manipuladora.Informe-se.

      Excluir
  11. Obrigada pelas informações, foram de grande valia.Que a Luz Divina alcance a cada um de nós, trazendo sabedoria e discernimento para vivermos finalmente em Paz e harmonia. Gratidão!

    ResponderExcluir
  12. Não achei a matéria preconceituosa, pelo contrário, muito aberta e esclarecedora. Afinal, o conceito "Messias" é o tema central da Bíblia, e seria natural para qualquer pessoa relacionar a Igreja Messiânica à Bíblia, pelo seu nome. É importante saber que não, afinal para aqueles que creem num único Deus, criador dos céus e da Terra e no Messias que Ele mesmo prometeu, a Bíblia é referência máxima. Acho incrível como pessoas acham tão fácil crer num messias que nunca foi prometido, não teve missão alguma na efetiva salvação( pois de acordo com a doutrina messiânica cada um paga seu próprio pecado através do sofrimento) e que não concorda com os ensinamentos de Cristo, o verdadeiro e único Messias. Este sim, veio com uma missão: pagar o preço dos pecados como nosso substituto e nos dar acesso a um paraíso muito maior do que a jardinagem e o paisagismo podem oferecer. Pura ingenuidade imaginar que algum de nós poderia alcançar a perfeição sem Ele. E numa coisa os messiânicos estão certos, podemos sim ter Deus dentro de nós. Desde que sejamos filhos de Deus, Ele coloca em nós a sua natureza. A Bíblia é bem clara ao dizer" E por sermos filhos de Deus, Ele colocou em nós o seu Espírito Santo, pelo qual clamamos: Aba Pai( Papai)- Gálatas 4:6.E para ser filho, a condição foi dada pelo Messias, Jesus Cristo: "A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de SEREM FEITOS filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome"( João 1:12. Ou seja quem crê que Jesus Cristo é o Messias e O recebem, se tornam filhos de Deus. Outros nomes de outros messias não oferecem a mesma garantia:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, por tudo isso que você falou, eh que caracteriza sua religião como infernal. A messiânica não precisa julgar ninguém. Seus membros fazer os mesmos milagres de Jesus. Estamos aqui para salvar a humanidade e, como o próprio Deus Supremo disse: Não há um que não procurará a Igreja Messiânica! Fica na paz!

      Excluir
  13. Anônimo, por tudo isso que você falou, eh que caracteriza sua religião como infernal. A messiânica não precisa julgar ninguém. Seus membros fazer os mesmos milagres de Jesus. Estamos aqui para salvar a humanidade e, como o próprio Deus Supremo disse: Não há um que não procurará a Igreja Messiânica! Fica na paz!

    ResponderExcluir
  14. Os protestantes fazem jejum, berram durante seus cultos, deliram dizendo que recebem Espírito Santo, ficam dançando igual caboclos de Umbanda, ficam alterados quando as pessoas o rebatem, não usam a lógica, falam mais do Diabo do que de Deus e vem dizer que a Igreja Messiânica é que precisa de sofrimento? 😂😂😂 Façam um favor a vocês mesmos... vocês são a VERGONHA DO BRASIL E DA EUROPA. Meu pai era protestante alemão e dizia que evangélicos brasileiros eram idiotas! Só para constar: quantos ministros messiânicos são presos? Quantos pastores, bispos etc, são presos por roubo, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, estupro, pedofilia, charlatanismo... ufa, e tem muito mais!

    ResponderExcluir
  15. Por favor, assistam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7HS_i_LS4PQ

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi a Igreja Messiânica oferecendo produtos em troca de benção, nunca vi a igreja messianica pedir carro, casa, dentre outras coisas para os fieis em troca de benção. Agora a de vocês kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Como é feio a falta de informação.
    E aliás, repassar as coisas de forma errônea e distorcida...
    Bom, peço a Deus que perdoe essas pessoas que se importa tanto com a fé do próximo.
    Pois Deus, independente do credo, do idioma/sotaque, do título dado por casa povo em épocas diferentes, é o mesmo e único. É isso que Meishu-Sama ensina, bem como Jesus também ensinou. Ambos ensinam respeito, tolerância e amor ao próximo. Vamos aprender isso juntos?
    Como Messiânico, seguidor dos ensinamentos de Meishu-Sama, que explicam de forma mais ampla, pragmática, profunda e atual as palavras do Cristo.
    Unificar todos é algo lindo e divino. Respeitar é genuíno...
    Compreender as diferenças é excepcional.
    E se quiserem falar sobre a religião do outro, antes, vivam na prática. Sem fica criando ilusões baixas e enganando os que não tem conhecimento de tal fé.

    Gratidão a Deus, a Meishu-Sama e ao Senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles esquecem de ensinar aa seu irmãos de fé como deve se proceder um cristão (em amor verdadeiramente) e dedicam um domingo pra atacar os messiânicos. Gratidão a Deus e a seus filhos por nós guiar no verdadeiro caminho da luz, do autruismo.

      Excluir
  18. Confusão é essa pesquisa. Quando alguém tiver dúvidas sobre A, aconselho que vá até A e pergunte diretamente, pesquise. Nunca pergunte ao B sobre o A, porque este irá dizer que ele é a letra correta pra se iniciar um parágrafo. Desconfiem sim de religiões que, em vez de pregar as maravilhas do VERDADEIRO ENSINAMENTO DE JESUS (amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo), se preocupa em fazer um marketing agressivo sobre outras religiões. Lamentável esse desperdício de tempo, que deveria servir pra falar de amor, em vez de servir pra espumar de irá contra quem não se assemelha aos seus ideais de fé.

    ResponderExcluir