sábado, 3 de setembro de 2016

Pedra de Auxílio


Na noite deste sábado, 03 de setembro de 2016, o Grupo de Missões Ágape realizou um culto especial voltado para a conscientização da obra missionária. Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Entre os sinônimos da palavra missão estão: encargo, incumbência, tarefa, compromisso, obrigação, delegação e representação.

Missão é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.). Para nós, cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja para todo o mundo. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé, é o que se dedica a pregar e levar a semente do evangelho sobre as nações, espalhando a Palavra do Senhor. Em resumo, somos todos missionários comissionados e convocados.

Entre muitos louvores e palavras de encorajamento, coube ao Pb. José Severo ministrar a Palavra do Senhor, que inspirado pela palavra EBENEZER, encorajou toda a congregação para confiar no Senhor, o Deus que nos ajuda em todas as nossas batalhas. A palavra hebraica “Ebenézer” literalmente significa “Pedra de Ajuda” e aparece três vezes na Bíblia. Sendo uma delas, na miraculosa vitória dos israelitas sobre os filisteus.

Vinte anos anos se passaram desde a última guerra entre israelitas e filisteus, os quais, em duas guerras ceifaram a vida de 34.000 soldados de Isarel. No último confronto os israelitas levaram a arca da aliança para o campo de batalha, sendo que a arca era o símbolo da presença de Deus. E os israelitas estavam usando ela como um amuleto, pensando que a presença da arca no campo de batalha iria garantir a vitoria pra eles. Mas, Deus permitiu que eles fossem derrotados e filisteus tomaram a arca e levaram-na para terra deles.

O motivo de Deus ter permitido tal coisa, foi por que os israelitas confiaram na arca de Deus e não no Deus da arca. Durante os sete meses que a arca ficou na terra dos filisteus, eles foram afligidos por Deus. Os filisteus, cujo deus Dagom foi humilhado pela arca, símbolo da presença de Deus, então, devolveram a arca para Bete-Semes e dali a conduziram para Quiriate-Jearim, porque Deus também feriu os moradores de Bete-Semes porque olharam para dentro da arca.

Vinte anos depois, quando os filisteus vieram guerrear novamente contra Israel, Samuel convocou o povo ao arrependimento. Foi  nesta ocasião que Deus frustrou os planos do inimigo e os derrotou de tal modo que eles não voltaram a perturbar mais a Israel nos dias de Samuel. Neste lugar  onde Israel derrotou os filisteus, Samuel levantou uma pedra, e deu-lhe o nome de Ebenézer, que literalmente significa: Pedra de Ajuda.

- Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 

Agora pense bem nesta história, primeiramente, os filisteus derrotaram os israelitas próximo à aldeia de Ebenézer  que significa: Pedra de Ajuda. Deus  não pode ser  a pedra de ajuda para o seu povo porque eles  estavam confiando na arca de Deus e não no Deus da arca. Na segunda batalha quando Samuel convoca o povo para o arrependimento sincero diante de Deus,  aí sim, Deus pode ser: - uma pedra de ajuda, para o seu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus. Então Samuel declarou: - Até aqui nos ajudou o Senhor. Ou seja, até aqui o Senhor foi nossa pedra de ajuda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário