quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Quarta Forte com Pregº José Felipe


O dia 7 de setembro é sem dúvidas, uma das datas mais significativas a todo brasileiro, afinal, comemoramos a Independência do Brasil, em na referida data, no ano de 1822, tornou-se uma pátria soberana, desvinculando-se permanentemente de Portugal. Porém, em nenhum momento de sua história, o Brasil pode (ou poderá), se tornar independente de Deus, afinal, bendita é a nação cujo Deus é o Senhor.

E nesta data memorável, a Quarta Forte foi mais que especial, com a realização de um Clamor Pelo Brasil, onde além da ministração poderosa da Palavra de Deus, e dos louvores inspirados na voz do cantor Diego Barros, toda a congregação se pôs de joelhos, clamando pela intervenção de nosso Deus em todas as esferas da sociedade brasileira, o que aliás, é um dever cívico e espiritual de cada cristão: - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (II Crônicas 7:14).

O ministro especialmente convidado para esta celebração foi o preletor José Felipe (Itapira SP), que inspirado na história de Ismael e Hagar, ministrou sobre a capacidade existente somente no nosso Deus, para abrir fontes de água em meio ao deserto, atendendo a súplica do sedento, e devolvendo vida ao moribundo.

Hagar não era esposa de Abraão, mas concubina e escrava. Sara era estéril e desejava dar um filho a Abraão. Hagar foi uma espécie de mãe de aluguel. A criança nascida seria considerada filho da esposa e não da concubina. Esse costume era comum nas tribos Quando Ismael nasceu ele herda os direitos de filho legítimo de Abraão. Ele passa a ser o herdeiro de todos os bens de Abraão, o que garantiria a continuidade da sua descendência. Agar se esqueceu da sua condição de escrava e passou a desprezar a sua senhora. Sara então passou a ser dura com sua serva, que temendo a represália, fugiu de casa. O anjo do Senhor encontra-se com Agar no caminho e a ordenou que voltasse e obedecesse Sara. O anjo não condenou a atitude de Agar, apenas a orientou sobre o que fazer naquele momento.

Aos 99 anos, o Senhor apareceu a Abraão e Sara, reafirmando a sua promessa com o casal, mas a aliança de Deus era seria com Isaque e não Ismael. Quando Isaque estava crescido, novamente Sara se mostrou incomodada com a presença de Agar e Ismael e pediu que Abraão os mandasse embora. Deus diz a Abraão que faça conforme o desejo de Sara e os despeça de sua casa. Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba. No meio do caminho, a água acabou, e percebendo que seu filho não sobreviveria a seca, Agar se afastou para chorar, certa que ambos morreriam de sede.

Mas Deus estava olhando por eles, e não os deixaria morrer. O choro da criança, a sua atitude de desespero moveu o coração de Deus. Quando estamos desesperados e oramos ao Senhor com sinceridade, certamente seremos ouvidos. Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele esta”.

O desespero de Agar e seu filho cessaram, a promessa de Deus estava em pé e seriam cumpridas integralmente. Deus envia um anjo para fortalecê-los e renovar suas promessas para Ismael:  Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. Agar estava perto do poço, mas o seu desespero não lhe permitiu enxerga-lo. É o que acontece com a pessoa envolta em seus problemas, o desespero a cega e não deixa enxergar soluções tão próximas.

Sempre haverá um poço de soluções perto de você. Clame ao Senhor por águas que curaram não somente a sua vida, mas também, a toda nossa nação! E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas, porque assim diz o Senhor:  - Não vereis vento, nem vereis chuva, contudo esse vale se encherá de água, e bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais” (II Reis 3:16-17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário