quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Uma vida equilibrada


A última característica do Fruto Espiritual listada por Paulo em Galatas 5:22 é EGKRATEIA. Este termo grego tem como raiz etimológica a palavra “kratos”, que literalmente significa “ter domínio ou autoridade sobre algo ou alguém”. No hebraico, a mesma expressão se translitera para APHAQ, e se refere a alguém que consegue controlar suas próprias emoções (Gêneses 43:30-31).

Na língua portuguesa, seus equivalentes mais conhecidos são os termos Domínio Próprio e Temperança, que basicamente, expressam a idéia de um indivíduo que tem controle sobre as suas paixões, sobriedade em suas atitudes e decisões, e que consegue evitar os excessos em seus apetites, seus desejos e vontades. Apesar da redundância, podemos dizer de forma resumida, que Domínio Próprio nada mais é que autocontrole.

Embora pareça fácil alcançar plenamente o autocontrole, obter domínio próprio é extremamente complexo, e se faz necessária à intervenção auxiliadora do Espírito Santo. Somos constituídos de corpo, alma e espírito. Deus deseja operar nestas três esferas de nossa vida (pensamentos, vontades e ações), mas para que isso aconteça, precisamos entregar esse “pacote” à Ele.

Para podermos doá-los ao Senhor, primeiro precisamos ter controle sobre ele e para tal se faz necessário uma amortização da carne, um refinamento de alma e uma constante renovação espiritual. Se tudo isto acontecer, então o homem consegue perseverar em oração, jejuar, meditar na Bíblia e assim encontrar os meios (e a força necessária) para manter seus impulsos e instintos em stand by. O Domínio Próprio não elimina nossas fraquezas e defeitos, mas as tranca em uma caixa espiritual, de onde não podem mais agir, embora continuem vivos e ativos lá dentro.

Outro termo usado para definir esse autocontrole é TEMPERANÇA. Desenvolver esta virtude significa equilibrar seus sentimentos; colocar limites aos próprios desejos; controlar a atração por prazeres; assegurar o domínio da vontade espiritual sobre os instintos carnais e corrigir desvios temperamentais. Relevantes estudos da psicologia cristã revelam quatro tipos básicos de temperamentos individuais, sendo que todos possuem seus deméritos, sendo eles: melancólico, fleumático, colérico e sanguíneo.

Um indivíduo que amadureça Frutos Espirituais não eliminará de seu temperamento os aspectos negativos inerentes à ele; mas poderá equilibrá-los com as demais virtudes presentes no Fruto. Por exemplo: Um cristão que tenha o temperamento melancólico terá tendências para a autodepreciarão, tristeza constante e inclinação a um quadro depressivo, mas compensa estas fraquezas com outras virtudes do Fruto Espiritual, tais como amor, alegria e paz. O fleumático tende a ser calculista, materialista e sistemático, mas equilibra suas ações através do amor, da longanimidade, da benignidade e da bondade.

O colérico, inclinado ao preconceito, ao rancor e a ansiedade, equilibra seu caráter mediante o amor, a fidelidade e a mansidão. Já o sanguíneo, impulsivo e intolerante, corrige seus desvios de personalidade ao exercer amor, benignidade, longanimidade e mansidão. Exatamente por este motivo, não podemos considerar como genuíno, um fruto onde esteja ausente qualquer uma das características indicadas.

Este fruto pode ser descrito como uma tangerina com nove gomos ou um belo cacho com nove uvas muito viçosas, sendo esta uma condição irrevogável e sem concessões. Um fruto com apenas oito gomos ou um cacho com apenas oito uvas, logo é um fruto defeituoso, produzido por uma árvore de qualidade duvidosa.


Uma árvore que produza frutos incompletos será desqualificada, desarraigada e lançada ao fogo. Assim, a avaliação de nosso caráter para fins de juízo ou galardão se dará pelo minucioso exame dos frutos que produzimos ao longo de nossas vidas. A sabedoria de Deus é tão maravilhosa, que uma das características do Fruto do Espírito é responsável por “equilibrar” todas as outras de forma homogênea, linear, cíclica e duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário