quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Quarta Forte - Eu cuido de você!


A Quarta Forte deste dia 14 de setembro de 2016, marcou o início da campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim e Deus cuida de nós”. E para esta noite especial, recebemos diversos cantores da região, e a participação especial da Casa Orebe.

O preletor da noite foi o Ev. Lucas Gomes, que ressaltou a condição hedonista do mundo moderno, que contradiz todo ensinamento bíblico de amar a Deus sobre todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo. O amor próprio fica bem aquém das prioridades emocionais do cristão. Assim, a ministração inicial da campanha teve como tema “EU CUIDO DE VOCÊ”, e foi baseada no texto de Lucas 7:1-10, que conta a história de um poderoso Centurião Romano, que não mediu esforços para chegar até Jesus, e interceder pela cura de um de seus funcionários.

Havia em Cafarnaum um destacamento que tomava conta do porto e da estrada comercial, comandado pelo centurião a serviço do tetrarca Herodes Antipas. O centurião ficava à frente de uma companhia de cem homens, a sexta parte de uma corte, que era a décima parte de uma legião, composta por cerca de seis mil homens. Em cada legião havia, portanto, sessenta centuriões. E o centurião de Cafarnaum, certamente, com um gentio, vindo de uma nação dominadora como Roma, recebeu muita rejeição da parte dos judeus. Mas ele descobriu a elevada moral que o verdadeiro judaísmo pregava. E passou a admirar e crer no Deus de Israel. No que respondeu a toda rejeição, com amor e boas obras. Mandou construir uma sinagoga às suas próprias custas, em homenagem ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E sem dúvidas, essa foi a mais formosa e rica sinagoga de toda Cafarnaum.

De longa data a benevolência do centurião vinha se manifestando por meio de boas obras. E a maior delas, certamente era a alta estima que esse oficial tinha em relação ao seu servo. Um fato muito raro vindo dos romanos, que geralmente tratavam seus escravos com tal desprezo e rigor, que frequentemente chegava à crueldade. Demonstrar consideração por um servo ou escravo, de tão incomum que era, partindo de um romano, que isto só realçava o nobre caráter deste humilde homem. E ele move-se de íntima compaixão pelo seu servo, e se esforça nas providências que tomava a favor dele. Certamente a medicina tão limitada naqueles tempos, não pôde ajudar em muita coisa.

Mas a notícia da cura do filho de um oficial do rei, quando Jesus disse apenas uma palavra, e o menino que estava a mais de sessenta quilômetros de distância do Mestre, ficou curado instantaneamente, já havia se espalhado por toda região João 8:46-47. E este milagre certamente chegou ao seu conhecimento. Ele imediatamente creu e não duvidou que Jesus poderia curar milagrosamente o seu servo que jazia em casa, paralítico. E Deus, Jesus na sua divina ciência, já havia contemplado a bondade no seu coração, e observava os seus bons feitos. Ao receber o pedido e o testemunho dos anciãos da cidade em favor do centurião, o Mestre não se detém e segue em direção da casa onde estava o centurião de Cafarnaum com seu servo doente.

O centurião de Cafarnaum conhecia por própria experiência, as prerrogativas do comando. Ele sabia o que era obedecer à autoridade de um rei ou comandante. E sabia que se ele, sendo um oficial subalterno, possuía poder de com palavras produzir efeito de obediência em seus servos, quanto mais a palavra de Jesus, que era e que é o comandante supremo e rei do universo, o Senhor dos Exércitos celestiais! Para curar, bastava uma palavra de Jesus; e mesmo estando à distância a enfermidade não teria outra opção, a não ser obedecer, e sair imediatamente!

A glória foi que ele conseguiu discernir que o seu pedido era direcionado ao próprio Elohim, o Senhor Majestoso que tudo criou e que tem todo poder, e que tem a chave da vida e da morte em suas mãos. E que faz misericórdia aos milhares que o servem e que o amam. E por saber disso, por conhecer a altíssima origem de Jesus, o centurião falou com o Mestre: "Não sou digno que entres em minha casa! Basta apenas uma palavra tua!" E Jesus sendo o Mestre da fé, sendo Jesus própria fé em pessoa, Ele se admira e se surpreende com a fé e a bondade do oficial romano. E não houve outra opção, a enfermidade teve que sair.

A oração intercessora é poderosa porque está sempre revestida por fé e amor, dois pilares bases do cristianismo. Muitas são as pessoas a nossa volta que podem ter suas vidas transformadas pelo poder residente em nossa oração. Jesus espera que eu e você chegue até ele com um pedido generoso nos lábios, pedindo não por nossos sonhos e planos, mas sim por nossos irmãos. O milagre que alguém espera, pode estar adormecido em nossa faz. Então... Cuide de alguém. Seja um portador de bênçãos para sua família, sua igreja, seu bairro, sua cidade e sua nação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário