sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Uma síntese sobre o Jardim


Já ouviu o ditado: - A curiosidade matou o gato?

Pois é... Ela também derrubou o homem, que até hoje, tem dificuldades para se levantar... Somos ensinados pela Bíblia a sempre fugir da aparência do mal, e nunca  buscar maiores "informações" sobre a maldade.

Tudo ia bem no paraíso. Até que Adão e Eva almejaram "conhecer" mais do que deveriam...

O jovem casal progredia em conhecimento, interagindo com o mundo para eles criado e descobrindo os prazeres e as alegrias existentes na vida a dois. Tudo estava em perfeito equilíbrio e paz. As únicas preocupações existentes eram colher os frutos de uma terra produtiva, estar em casa no final da tarde para “tomar” chá com o Criador e aproveitar o que a vida tinha de melhor a oferecer.

Ali no Jardim tudo lhes era permitido, exceto comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles foram alertados que uma vez que procedessem de tal modo, encontrariam destruição e morte. E assim aconteceu.

Eva foi tentada primeiro. A antiga serpente se aproximou da bela jovem, enchendo seus ouvidos com promessas de onisciência e sua boca com um pedaço generoso do fruto proibido. O gosto era bom e ela levou o que sobrara para seu marido. Ele por sua vez esboçou uma reprovação, mas também cedeu aos encantos do fruto.

Como Deus alertara previamente, o fruto lhes deu o conhecimento do bem e do mal... Um mal que eles ainda não conheciam...

A nudez inocente conheceu a vergonha
O trabalho recompensador conheceu o cansaço
A terra produtiva conheceu a esterilidade
O prazer conheceu a dor
A certeza conheceu a dúvida
A confiança conheceu o medo
A sensação de “posso fazer” conheceu a sensação do “o que eu faço agora?”.

Adão e Eva abriram mão do Jardim para conhecer o Mundo... E o Mundo se revelou cheio de maldade... A expectativa acalentadora do próximo dia se tornou em angústia pela incerteza do amanhã.


Um comentário:

  1. Gostei da exposição da tragédia anunciada. Com os dois jovens postos sozinhos em um Jardim de frores perfumes e frutos.Fala sério oque o criador esperava,a não ser a fatalidade, que o criadar ja sabia de ante mão que nao tinha como fugirem na real situação de queda.O Eterno nao foi pego de surpresa. Ele deixou acontecer o ue ja estava no seu excript.

    ResponderExcluir