sexta-feira, 11 de março de 2016

Artigo - Fibromialgia


Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

A Fibromialgia é caracterizada pelo acontecimento de dor musculoesquelética generalizada, crônica, não inflamatória e sensibilidade acentuada á palpação de pontos dolorosos chamados “tende points” (pontos de dor). 

Sua etiologia é desconhecida, apresentando-se de diferentes formas.  A fibromialgia é mais frequente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos. 

Diagnóstico e sintomas

O diagnóstico da fibromialgia é fundamentalmente clínico, sendo a sua característica a presença de dor difusa, referida nos ossos, articulações, músculos e tendões. Em mais de 80% dos pacientes, a dor é acompanhada de distúrbios do sono e fadiga importante. Podem ocorre outros sintomas como: rigidez matinal, sensação subjetiva de inchaço das extremidades, parestesia, olhos e boca secos, fenômeno de Raynaud, tonturas e palpitações.

Tratamento

O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.

O tratamento pode envolver:

- Fisioterapia

- Programa de exercícios e preparo físico

- Métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento

- Terapia cognitivo comportamental

Existem várias classes de medicamentos que são utilizados em conjunto com o tratamento não medicamentoso. As drogas mais utilizadas são analgésicas de ação central, incluindo algumas drogas antidepressivas e antiepilépticas que têm esta ação analgésica. Medicamentos para melhorarem o padrão do sono e miorrelaxantes também são, frequentemente, utilizados isoladamente ou em conjunto com medicamentos analgésicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário