segunda-feira, 14 de março de 2016

Qual a importância da Escola Bíblica Dominical?



A palavra “EVANGELHO” significa literalmente “Boa Notícia” ou “Boas Novas”. Porém, mais do que trazer alegria e esperança, esta “novidade” vinda diretamente dos céus traz para a vida do ser humano uma verdadeira “transformação”. 

Esse é um processo longo e contínuo que só será completado quando o nosso corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, no exato momento que encontrarmos o Senhor nos ares.  Mas até lá, cabe a cada um se entregar sem reservas a esta “transformação” espiritual que o Evangelho de Jesus Cristo tem o poder de efetuar.

O problema de grande parte da cristandade é exatamente viver um Evangelho superficial, onde muito se fala, mas pouco se vive. Jesus está presente nas falas, mas omitido nas ações. É muito sermão e pouca experiência. Fachada sem comprometimento. Jesus quer promover mudanças, mas muitas pessoas estão conformadas com suas vidinhas medíocres e acomodadas em sua redoma legalista, pouco propensas para viver uma transformação verdadeira. Este tipo de desenvolvimento só é possível se pautado ponto a ponto no manual de instrução que verbaliza o passo a passo de uma vida cristocêntrica: A Bíblia. É nela que Jesus se revela e se torna um modelo de como cada cristão precisa agir e pensar. Renegar a Bíblia é como rejeitar o próprio Cristo, e “abandonar” as escrituras em um canto da estante é “exilar” Jesus no limbo de nosso coração. 

A decisão de viver o Evangelho é pessoal e intransferível, mas deve ser influenciada dentro do lar. Atividades cristãs em família (leitura bíblica, devocionais, louvores, orações e cultos domésticos) são ferramentas poderosas na educação espiritual dos filhos e nenhuma outra instituição será capaz de aplica-las de forma mais efetiva. Porém, a família não deve se esquecer que também é “Corpo de Cristo”, e por isso, o desejo de congregar em comunidade e o comprometimento em tomar parte nas atividades eclesiásticas precisam ser implantados nas crianças desde a mais tenra idade.

A porta de entrada obrigatória é, sem dúvidas, a Escola Bíblica Dominical. Por ser atemporal, a EBD é crucial para a formação do caráter cristão numa escala congregacional, pois uma de suas maiores virtudes é exatamente o potencial de acompanhar o indivíduo ao longo de uma vida. 

E a EBD já nasceu com a capacidade de proporcionar verdadeiras transformações. A Igreja de Cristo sempre prezou pelo ensinamento das escrituras, mas a EBD no formato que conhecemos hoje nasceu apenas em 1780 na cidade de Gloucester (Inglaterra).

Após a Revolução Industrial, muitas famílias deixaram as áreas rurais e migraram para as cidades. Este êxodo rural expôs a grande desigualdade social dos ingleses, contrastando a riqueza de poucos com a pobreza de muitos.

Como resultado, a criminalidade alcançou índices elevados. Toda semana, cerca de 100 criminosos eram levados a julgamentos no tribunal da cidade de Gloucester. Um jornalista chamado Robert Raikes percebeu que nas manhãs de domingos, a ação dos criminosos era mais intensa. Crianças e jovens que trabalhavam nas fábricas durante toda a semana, aproveitavam o domingo para extravasar suas frustrações externadas em violência contra os cidadãos de bem.

Raikes então, passou a dar aulas bíblicas dominicais, afim de ocupar aquelas crianças com uma atividade que comovesse suas almas. Com a ajuda de algumas irmãs caridosas daquela comunidade, em apenas três anos, Raikes já havia fundado sete escolas, e testemunhava em seu jornal sobre as transformações ocorridas na vida de seus alunos.

 O efeito das Escolas Bíblicas Dominicais foi tão impactante, que doze anos depois, o tribunal de Gloucester estava vazio, pois não havia um único criminoso na cidade. Em decorrência deste verdadeiro milagre, diversas comunidades eclesiásticas passaram a ministrar estudos bíblicos dominicais. Com o tempo as classes foram se adequando a cada faixa etária, dando origem a mais democrática escola do mundo.

Se a EBD pode mudar uma cidade caótica para um cenário de paz, imagina o que ela poderá fazer por sua família que já é uma benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário