terça-feira, 1 de abril de 2014

Colados e Cimentados (Palavra Pastoral - Abril 2014)


Texto publicado originalmente na Edição Nº 51 do Informe Gospel


“Esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. Por esta razão, o homem  deixará pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e eles se tronarão uma só carne”.  
(Gênesis 2:23-24)

Participava eu de uma palestra para casais, quando assisti surpreso ao nosso palestrante colar duas folhas de papel, para algum tempo depois tentar separá-las. É claro que as avarias em ambos os lados foram inevitáveis; e então ele nos explicou de uma forma bem pragmática o sentido do verso acima: “Se tornarão uma só carne”.

Aprendemos que no texto hebraico original o sentido desta palavra pode ser entendido como “colados” ou “cimentados”, ou seja, o casamento foi planejado por Deus para ser algo insolúvel, e quando infelizmente isso não acontece, ninguém (eu disse NINGUÉM) consegue sair ileso de um matrimônio desfeito, pois marido e mulher já foram fundidos pelo Senhor.

Essa fusão é tão forte que segundo o relato da queda do homem descrito em Gênesis 3:1-20; foi Eva quem primeiro comeu o fruto proibido, mas o pecado foi debitado na conta de Adão.

Do mesmo modo que a Bíblia diz que a mulher precisa e deve ser submissa ao marido, diz também que por sua vez o homem precisa e deve respeitar e honrar a fragilidade da esposa e somente agindo  assim terá suas orações atendidas (I Pedro 3:7).

 É uma fusão divina, uma estrada de mão dupla, duas folhas de papel unidas e coladas, duas almas intimamente ligadas e espiritualmente unidas, duas vidas cimentadas.

Deixo aqui meu registro de felicidade e agradecimento pelo “1º Encontro de Casais” realizado no mês de março, na cidade de Ibitiura de Minas – MG. Externo meu júbilo pela vida do casal Jaime e Edna Avile que organizaram magistralmente um final de semana inesquecível aos casais da igreja. Foi uma experiência maravilhosa e ímpar para mim e para a Pra. Márcia, que vivemos momentos ainda não vividos em quase 31 anos de nossa relação conjugal...

Meu abraço carinhoso a todos os casais que partilharam conosco desta experiência: Jaime e Edna, Evandro e Adriana, Jacques e Elândia, Edvaldo e Josefa, José Osvaldo e Carmem, Cátia e Carlos, Ronaldo e Marta, Miquéias e Valquíria, Djavan e Carla, João Gracia e Aparecida, Paulo e Leni, Grimaldo e Clueza, além do palestrante, Pr. Joais Andrade e sua esposa, Pra. Eliúde...


Foi uma honra dividir este momento com todos vocês!

Pr. Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário