segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Crise, cenário de crescimento (Palavra Pastoral - Fevereiro 2016)


A vida é uma grande compilação de aprendizados. Nas páginas da história da nossa vida estão registrados momentos inesquecíveis, e anotadas frases tão impactantes, que acabam sendo fundamentais na construção do próprio caráter, pois saíram da boca de pessoas experientes, bem vividas, parâmetros de conduta e exemplos a serem seguidos.  E uma das frases que mais me motiva no temeroso ano que se inicia é esta:

“A crise é um terreno fértil para nosso crescimento”.

Confesso que embora já tenha me deparado com esta frase inúmeras vezes em livros, dinâmicas de grupo, palestras e pregações, não sei quem de fato é o seu autor. Motivacional e inspiradora, ela poderia muito bem ter sido dita com propriedade por José, Moisés, Josué Gideão, Jefté, Paulo ou João. 

Mas hoje, em tempos onde a crise justifica todo tipo de inércia e omissão, que esta sentença passe de uma “frase de efeito” para a “realidade” do dia-a-dia.

Assim, por mais aterrador que seja o futuro, conseguiremos visualizar ainda mais a frente, encontrando as possibilidades que se escondem atrás dos obstáculos. Recuar só se for para tomar impulso. 

Quem tem vontade de seguir em frente, diante de uma crise, analisa os poucos recursos que tem e se vê obrigado a “improvisar” para superar as deficiências.  Assim, a crise é um excelente estimulante para o crescimento pessoal, o desenvolvimento intelectual, o protagonismo da criatividade e um senso apurado do sentido prático da vida.

Aí está a grande beleza dos tempos de aperto, trazendo em seu bojo grandiosos aprendizados e a certeza que é possível ir além dos próprios limites conhecidos. Tendemos a viver na zona de conforto até que o “dia mau” chega, nos acua e exige ações improváveis.

Será que correríamos riscos e tangeríamos o desconhecido sem as crises baterem em nossa porta? Certamente não.

Como é bom descobrir a capacidade da superação! Quem não se dava crédito algum, do dia para noite esta lá, conquistando o impossível e se redescobrindo um gigante vencedor.

Na crise, nos reinventamos. Se num dia estamos chorando e achando que tudo acabou, no dia seguinte descobrimos que os recomeços são possíveis, e que limites existem para serem testados. E com Deus, eles podem ser ultrapassados...

Pois sempre que houver um movimento na terra, o céu também se move em nosso favor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário