sábado, 20 de fevereiro de 2016

Simpósio da Família com Pr. Luiz Inácio Silva



Na noite deste sábado, 20/02/2016, foi aberto oficialmente o “ Simpósio da Família”, com o intuito de promover orientação e aconselhamento familiar aos membros da igreja. O palestrante especialmente convidado para esta reunião foi o Pr. Luiz Inácio Silva (Catedral Sede – Mogi Guaçu SP), que ministrou sobre a posição da família cristã no atual cenário social da pós modernidade.

Na Idade Antiga, a religião exercia forte influência sobre o estado, impondo a sociedade uma cultura teológica, onde Deus e a Igreja estavam no centro de tudo, impassível de questionamento.  Na idade Média, a visão de mundo sobre a perspectiva da religião começou a ser questionada, entrando numa verdadeira era metafisica, fazendo uma transição do espiritual para o materialista. A Igreja reagiu com violência a estas mudanças, e acabou se desgastando com a sociedade. Na Idade Moderna, uma serie de revoluções modificaram o mundo, e a crença no espiritual se fragilizou. A sociedade passou a crer no que é visível e tangível, desenvolvendo muita tecnologia e subsidiando uma vida mais confortável. Acreditava-se que este mundo responderia as questões mais relevantes sobre a vida, e que finalmente o homem seria feliz. Isso não aconteceu.

Chegamos então a Idade Pós Moderna, onde a visão materialista do mundo se consolidou. A Bíblia passou a ser tratada como um livro retrogrado e ultrapassado, não servindo mais de parâmetro para o comportamento humano. Muitas instituições foram profundamente afetadas por esta nova “visão hedonista” foi o núcleo familiar, formado por pai, mãe e filhos. Em decorrência da banalização do divórcio, o número de “famílias monoparentais” (onde os filhos são criados por apenas um dos pais) se exponencializou. O casamento é uma instituição estabelecida pelo próprio Deus, e aos olhos do Senhor é indissolúvel, devendo ser

Outro modelo familiar da pós-modernidade são as famílias oriundas de produção livre ou independente, onde os filhos convivem com pais que não são legalmente casados. Muitos jovens têm desenvolvido uma vida sexual ativa antes de contrair matrimonio, abrindo margem para gravides indesejáveis que culminam em núcleos familiares desfacelados. A beleza da virgindade está sendo desprezada e a santidade é relegada ao ostracismo. Mas Deus nos chamou para sermos Templo do Espírito, Tabernáculo Santo e Casa de Deus.

O mais controverso modelo familiar da pós-modernidade são as famílias homoafetivas, onde os dois genitores de uma criança são do mesmo sexo. Este tipo de relação familiar é antibiblica e põem em risco a própria existência da espécie, pois sem as relações homem e mulher, não pode haver fecundação da vida. Políticos ativistas têm tentado modificar as leis brasileiras, e até mesmo alterar os textos bíblicos para defender suas ideologias homossexuais. Uma aberração moral.

A Pós-Modernidade trouxe à baila o conceito de pluralismo, onde nenhuma verdade absoluta é aceita. É uma era de artigos indefinidos, onde cada cabeça tem sua sentença, e sustentar um conceito cristão pode ser considerado um ato preconceituoso e até mesmo criminal. Será preciso muita coragem para se posicionar contra o pecado e a imoralidade, pois ser amigo de Deus nos faz inimigos do mundo.

Outro conceito nocivo de nosso tempo é o “relativismo”. Neste conceito, tudo é relativo e nada é definitivo ou definido. A sexualidade, a família, a sociedade, o sagrado... Tudo é questionável e interpretativo, nada é certo ou errado, todos os caminhos são trilháveis, toda forma de amor é válida é justa. Mas a Bíblia não deixa margens de interpretação quando Jesus se define como único caminho, a verdade absoluta e a vida definitiva. É preciso uma urgente compreensão de nossa condição diante de Deus.... Somos filhos e servos, e precisamos ama-lo e respeita-lo como Senhor absoluto de nossas vidas, nos colocando a mercê de sua santa vontade. É preciso ser grato, pois o Reino é Dele, e Ele nos escolheu para tomarmos parte da sua Glória.

Que nossa família não se esquive de sua responsabilidade cristã diante dos desafios morais da pós modernidade. Postura e comprometimento são os segredos para uma vida familiar abençoada, íntegra e muito feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário