domingo, 28 de fevereiro de 2016

Rede Jovem com Ev. Carlos Silva


Domingo, 28/02/2016, dia de muitas atividades para a REDE JOVEM, que começou ainda pela manhã com um maravilhoso estudo bíblico dentro da EBD itinerante, almoço comunitário com amigos e irmãos, e muita atividade física, fazendo uso das dependências do Centro de Esportes Mario Rocha. Preocupação com corpo e alma, alimentação material e espiritual.

Para fechar o dia com chave de ouro, a REDE JOVEM ainda realizou seu culto mensal, com muito louvor, alegria e celebração, onde a juventude ganhou voz, e pode compartilhar com toda a congregação seus anseios e esperanças.

O preletor especialmente convidado para esta noite foi o Ev. Carlos Silva (Assembleia de Deus Ypê 5 – Mogi Guaçu SP), que inspirado pelo Espírito Santo, e baseado nos textos evangelísticos de Lucas e Marcos (além dos registros históricos de Flavio Josefo), ministrou uma palavra poderosa, intitulada “O cego que podia ver”.

Os evangelistas neo testamentário registram a história de um cego que ficava as margens da estrada que levava até Jericó. Não sabemos exatamente o seu nome, pois ele apenas é identificado como Bartimeu, termo que faz alusão ao fato de ser filho de um homem chamado Timeu.

Segundo Flavio Josefo, Timeu havia sido um respeitado general do exército de Israel, que ousou confrontar o poderoso império romano. Por sua “insolência”, ele foi executado por Roma, e seu filho, também acabou sendo punido, tendo os olhos vazados e deixado a beira do caminho para viver de esmolas. Para isso, foi lhe dado uma capa, que durante o dia, o identificava como um mendigo “legalizado”, e quando anoitecia, era sua única proteção contra o frio relento.

Aquele homem abandonado a margem da vida, um dia foi um garoto cheio de sonhos e projetos. Sua família era respeitada e bem-sucedida financeiramente. Ele não passava por privações e a palavra “sofrimento” não constava no seu vocabulário. Porém, o dia mau bateu em sua porta, e Bartimeu acabou sendo privado de tudo que tinha... Perdeu sua casa, seus bens, sua herança, seu pai, sua cidadania e até sua visão. A vida lhe foi uma adversária cruel, e sua história acabou marcada por sangue e muita dor. Ele não tinha motivos para ter esperanças no futuro, porém, não se conformou com esta condição, e se apegou a única possibilidade de mudança que existia.

Um dia, Bartimeu percebe uma movimentação diferenciada que vinha pela estrada. Seus ouvidos aguçados se focam nos barulhos que uma multidão faz. Há cânticos e júbilo no ar, e o cego logo pergunta para alguém o que estava acontecendo. Em resposta, ouve que Jesus de Nazaré estava se aproximando.

Bartimeu sabia quem era aquele jovem pregador. Sobre Ele os profetas falaram séculos atrás. Muitas eram as histórias que Bartimeu conhecia sobre o amor, a misericórdia e o poder daquele carpinteiro de Nazaré. Então, Bartimeu faz a única coisa que lhe era possível naquele momento. Ele grita:

- Jesus, Filho de Davi... Tem misericórdia de mim!

Imediatamente, as pessoas lhe interpelaram para que parasse com a gritaria, pois tamanha algazarra iria incomodar o Mestre. Em resposta, ele começou a gritar ainda mais alto:

- Jesus, Filho de Davi... Tem misericórdia de mim!

Contrariando toda e qualquer logica humana, Jesus, cercado por uma multidão, volta seus ouvidos para o clamor do cego. Ele para, e pede para que Bartimeu seja trazido até sua presença. Ali, ajoelhado diante do Cristo, aquele homem cego ouve de Jesus a pergunta que mudaria por completo sua vida, desta vez, para muito melhor.

- Filho, o que quer que eu faça por você?

Naquele instante, Bartimeu relembrou toda a sua história. Ele evoca em suas lembranças o brilho do sol, a beleza das flores, as cores do arco-íris... Tudo isso foi tirado de seu mundo no dia que roubaram dele sua visão... E então, ele se dirige a Jesus dizendo...

- Senhor... Eu quero voltar a ver...

Um sorriso doce e amável tange o rosto do Messias. A impossibilidade daquele homem era nada diante de suas possibilidades...

- Então vê.... A tua fé te salvou...


Nenhum comentário:

Postar um comentário