segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Casa na Rocha



Somos cidadãos do céu, mas ainda estamos fisicamente conectados a terra, sujeitos as suas intempéries. Neste mundo físico no qual vivemos, somos diariamente sabatinados por circunstâncias e situações adversas; medos, fraquezas, perturbações, afrontas, angústias, privações e mudanças constantes que questionam nossa confiança no sobrenatural e testam a base de nossa fé.

Tudo isto aliado aos ataques de Satanás, adversário meticuloso que não dorme em seus ardis, exige que todo cristão tenha como necessidade básica de sobrevivência, a aplicação irrestrita dos ensinamentos da Palavra de Deus em todos os aspectos de sua vida. A começar pela escolha do alicerce a partir do qual construirá sua existência.

Mateus 7:24-27, nos deixa uma clara lição, onde o “homem prudente” é alguém que observa bem onde vai construir sua casa. Ele tem o cuidado na escolha do terreno, pois para ter uma casa bem edificada que lhe dê segurança, o solo escolhido para a base de sua moradia é fundamental. No mesmo contexto, fica o exemplo de um homem tolo, que não priorizou a escolha de onde edificar sua casa, não dando importância para o “onde” construir. Sua casa não tinha firmeza e consequentemente não suportou a fúria dos ventos e tempestades que se levantaram repentinamente. O fim foi destruição total. 

É de extrema importância para nós cristãos da última hora, observar as escrituras pois nelas temos as informações necessárias para um viver diário firmados na “Rocha”. Em primeiro lugar, a lição nos dá o rumo certo da vitória: saber escolher os nossos relacionamentos. E este é um ponto que merece nossa total atenção, pois as influências externas corrompem o nosso interior, mas também é possível influenciar beneficamente aqueles que nos cercam.

Nesta linha de pensamento, dominaremos a Regra de Ouro, que está contida no texto de Mateus 7:12 -  Por tanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei - lo também vós, porque esta é a lei e os profetas. “Fazer o bem” é receber o bem de volta, não na proporção que queremos ou esperamos, pois o tempo da colheita muitas vezes é demorado, mas, o mais importante é semear uma boa semente para termos uma boa colheita com frutos dignos no futuro. O alicerce vem antes da casa.

A lei e os profetas representam toda escritura totalmente inspirada por Deus, pois os profetas não falaram de sua própria vontade e nem por vontade de homem algum. Esta é lei que veio a ser cumprida em Cristo Jesus. O Senhor Jesus Cristo veio resumir toda a lei nesta regra áurea: Amarás o Senhor teu Deus, de tudo o teu coração, de toda tua alma, e com todo teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandando. E o segundo semelhante ao primeiro é: amarás o teu semelhante (próximo) como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda lei e os profetas. 

O cristão deve saber fazer suas escolhas, e deve faze-las bem. Todos temos a liberdade de escolher baseado em nosso conhecimento do certo e do errado; cientes que todas as escolhas terão seus resultados e consequências. Daí a relevante deste ensino messiânico ressaltado por Mateus, que nos impressiona e nos impulsiona a sermos como o homem prudente (inteligente) que ao edificar sua casa, escolheu edifica-la sobre uma rocha, onde a segurança é total e os riscos são nulos. Esta rocha é Jesus. Tenhamos uma firme postura nas nossas escolhas e não nos deixemos levar por motivos frívolos.


Pb. Bene Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário