sábado, 19 de novembro de 2016

Cura para uma geração Aitofel



Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: Ó SENHOR, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel.” II Samuel 15:31.

Se quiser entender melhor sobre o rancor, a mágoa ou até mesmo o ressentimento, siga na prática a ilustre frase de Willian Shakespeare, “TOME UMA DOSE DE VENENO, SENTE-SE E AGUARDE OUTRA PESSOA MORRER!” Agora, se deseja cura para esses sentimentos, siga o conselho do mestre, “Perdoe!”

O proposito este artigo, para falar sobre um remédio que, com certeza curaria milhares de corações, o “PERDÃO”!  Quando falo sobre isso, me lembro das minhas aulas de Educação Física durante o ensino fundamental. Me saia bem nas aulas de handebol, de vôlei, de basquete, nesses esportes sempre alcançava a nota necessária. Porém quando o assunto era futebol, o vermelho enfeitava meu boletim! É claro que eu sabia as consequências vindas por não praticar o futebol nas aulas, minha professora me aconselhava sobre isso, porém “birrento’’ e ‘’convicto em fazer apenas o que me agradava” eu escolhia a média 2 no boletim, ao invés de jogar futebol e alcançar o 10. Minhas aulas de Educação física fala muito sobre perdão! Perdemos muito quando não o praticamos!

Já a história que abre este texto,  fala muito mais sobre isso. Permita-me conta-la. Davi nomeou a cinco homens sábios e entendidos, para com eles se aconselhar, entre eles estava Aitofe o gilonita, a qual quero destacar, Vale lembrar que cada conselheiro atuava especificamente em uma área. Aitofel, era o conselheiro de guerra. Provavelmente, era ele o estrategista das inúmeras batalhas que Davi venceu.  Aitofel merecia destaque entre os conselheiros de Davi. Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus. (II Samuel 16:23). Por ocasião da fuga de Davi, ao tomar conhecimento do golpe de Estado que Absalão estava elaborando, Aitofel, voluntariamente seguiu a Absalão. No meio da fuga, entre as centenas de pessoas que o acompanhavam, Davi sentiu a falta de Aitofel. Sabedor que era do peso da palavra de seu conselheiro, Davi orou, pedindo ao Senhor que transtornasse o conselho de Aitofel. Davi sabia muito bem que se Absalão seguisse os conselhos daquele homem, teria imensa vantagem sobre Davi.

Os dois conselhos de Aitofel a Absalão foram:

1º Manter uma relação sexual com as concubinas de seu pai Davi, em público. O intuito era que o povo entendesse de vez por todas que Absalão estava disposto a reinar e que ninguém deveria apresentar-se como obstáculo a este intento.

2º Aitofel apresenta-se como voluntário para formar um exército com doze mil homens e sair, imediatamente no encalço de Davi. Aitofel sabia que a marcha de Davi era lenta e, pelo tempo, ele ainda estava nas regiões montanhosas. Como ele não tinha onde acampar e estava sendo acompanhado por famílias inteiras, com suas mobílias, Davi não teria tempo para sentar-se e elaborar um plano de guerra. Neste projeto, Aitofel propôs a Absalão matar apenas a Davi e com isto dispersar os seus seguidores. Absalão gostou muito do plano.

No entanto, Husai, amigo de Davi, que a pedido deste tinha ficado com Absalão, propôs formar um exército muito maior, aliás, conclamar a todo Israel para sair à peleja, sob o argumento de que Davi não perderia uma batalha para apenas doze mil homens. Deus agiu, levando Absalão a preferir este conselho. Aitofel percebeu que o plano de Husai era uma furada. Até que reunissem a todo o povo, Davi teria atravessado os limites do território de Israel e estaria em lugar onde pudesse enfrentar qualquer inimigo. Aitofel não tinha dúvida que atendendo ao conselho de Husai, Absalão seria derrotado e Davi retornaria mais forte ainda para Jerusalém. Em função disto, Aitofel se enforcou pondo fim a toda a sua história no governo da nação de Israel.

Vamos entender a história!

Primeiro precisamos entender o que Aitofel tinha em seu coração, a ponto de Trair Davi. E a resposta gira em torno de uma única palavra “RESSENTIMENTO”. Ressentimento de um passado que não se apagou. Bate-seba, a mulher de Urias, que Davi possui pecaminosamente, era filha de Eliã (II Samuel 11:3). Por sua vez, Eliã, era filho de Aitofel – (II Samuel 23:34) Na lista dos trinta e sete valentes de Davi, aparece Urias – (II Samuel 23:39), e Eliã, filho de Aitofel. Ou seja, Urias, além de genro de Eliã, era seu companheiro de guerra. Todos eles, por parentesco direto ou por afinidade, estavam ligados a Aitofel. Este, por sua vez, assistiu a tudo o que Davi fez e guardou tudo isto em seu coração.

Aitofel apresentou-se como homem sábio e demonstrou imensa lealdade ao longo de, aproximadamente, três dêcadas. Pelo excelente serviço  prestado, ele tornou-se  um homem de confiança do rei Davi. 
No entanto, guardou esta mágoa em seu coração. Ele nunca deixou de desejar que um dia Davi fosse vingado pelo mal que causou à sua neta e ao esposo dela. No livro de Jó fala que aquele que guarda ressentimento, "morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem". Por isto o escritor da  epístola aos Hebreus, assim escreveu: "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem". - Hebreus 12.15.

Foi por causa deste ressentimento que Aitofel aproveitou-se da oportunidade que teve para se vingar de Davi. Ao propor que Absalão abusasse das mulheres do rei, ele estava dando o troco ao que Davi fizera à sua neta. Ao propor que Absalão lhe desse permissão de ir ao encontro da tropa de Davi, mas que somente ele deveria ser morto, Aitofel estava mostrando o quanto queria que Urias fosse vingado.
Por fim, Aitofel terminou por dar cabo à sua própria vida, por nunca ter se conformado com o perdão que o Senhor havia concedido ao rei Davi. Aitofel nunca perdoou e não admitia a maravilhosa graça de Deus para com Davi.

Se existe algumas coisas a qual não estamos imunes nesse mundo são: Sermos feridos. Traídos. Decepcionados. Agredidos com palavras.  Não é algo que desejamos. Não é algo que nosso coração suporte 100% mas as fragilidades, e defeitos da pessoas possui a capacidade de nos ocasionar essas situações.  E o que virá depois de sofrermos uma dessas “ações’ acima, vai depender unicamente de quem alimentaremos dali em diante, o Perdão ou o Ressentimento.

De acordo com o dicionário, ressentimento é a Ação ou efeito de ressentir; em que há mágoa, angústia ou rancor.” O dicionário também acrescenta: Ressentimento é Angústia ou mágoa ocasionada por uma ofensa, por uma desfeita, por um mal causado por uma outra pessoa.
Aitofel experimentou do ressentimento, ao invés de desfrutar do perdão. Perdeu a vida por mágoa, ao invés de adquirir bens na vida através do perdão.  Um artigo publicado em um determinado site de sermão, citou os cinco problemas do ressentimento, destacaremos apenas dois:

I - O ressentimento é irracional. É tolice. Não modifica o passado. Não altera o seu presente. Ao contrário, destrói seu futuro.
II – O ressentimento é doentio. Fere o coração. Apaga sorrisos. Afinal, ninguém é feliz remoendo aquilo que um dia o entristeceu.

Provérbios 17:22 diz algo sobre isso: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” A mágoa não traz benefícios. Não oferece mudança alguma, ao contrário, nos prende na mesmice, de uma vida triste e sem crescimento. Tranca o coração. Aprisiona a mente. Altera personalidade.  Porém há o remédio para esse mal, o Perdão.

Clara Barton foi à fundadora da Cruz Vermelha Americana. Um homem, anteriormente, a ferira muito profundamente. Anos depois, ela estava novamente envolvida na vida dele. Ela falava sobre ele com outra pessoa de maneira muito amável. A pessoa disse: “Não é ele o homem que feriu você?” Barton disse: “Sim, mas claramente me lembro tê-lo perdoado.”
O perdão é exatamente isso, é voltar amar. É começar de novo um ciclo. Talvez o mesmo ciclo, porém, sem a antigo ressentimento. Perdão é se lembrar, e não ser ferido.

Vivemos em um mundo repleto de corações magoados. Esposas traídas, que não perdoaram seu cônjuge. Garotas abusadas, que não perdoaram a ação. Filhos abandonados, que não perdoaram seus pais. Mães que teve filhos assassinados, e não perdoaram o assassino. Pessoas que estão perdendo o hoje, deixando de planejar o amanhã, porque ainda querem justiça pelo ontem. Vivem para que a justiça seja feita, mas na verdade estão morrendo por aguardar.  Só há um conselho para quem ainda vive acorrentado pelas correntes do Ressentimento. Enfrente o mundo de novo”. Se você estiver sempre olhando o que aconteceu no passado, permitindo que isso defina sua identidade, é como dirigir um carro olhando pelo retrovisor. Você vai bater. E de uma vez por todas quebra as correntes, use o perdão.

E para você que chegou até aqui, que memórias dolorosas você está escolhendo manter na memória? Alguma coisa dita por alguém? Ou feita? Ou pensou a seu respeito? Isso ainda lhe dói hoje? Talvez tenha acorrido já há muito tempo, mas quando algo mexe com sua memória, dói tanto como se fosse ao dia do acontecido. Sobre quem você tem falado: “Não vou ser nunca como aquela pessoa. ” Se você não os libera você começa a ficar semelhante a eles. O ressentimento faz coisas muito estranhas conosco. Alguns de vocês precisam perdoar seus pais. Todos temos pais imperfeitos, mas aqueles filhos que foram feridos, amam e odeiam os pais ao mesmo tempo. É duro para uma criança entender isso. Mas é possível amar alguém e odiar ao mesmo tempo. “Amo meu pai, mas por que ele está fazendo isso? ” “Amo minha mãe, mas por que ela está dizendo isso? ” É duro para a criança entender.

Alguns de vocês precisam perdoar um ex-cônjuge. Eles fizeram sua vida miserável no passado, não permitam que eles façam o mesmo hoje. Você não precisa fazer isso. Eles não podem mais lhe ferir, a não ser que você guarde alguma mágoa. O ressentimento não vale à pena. É irracional, inútil e doentio. Para seu próprio bem, perdoe... “Mas eu não posso perdoá-los! ” É por isso que você precisa de Jesus. Precisa dEle em sua vida. Ele pode providenciar o poder para perdoar quem não merece. Ele pode curar sua dor, aquele que ninguém mais consegue. Abra sua vida para Ele. Comece a levar seu coração a sério. Volte a ser feliz.  Não termine como Aitofel, que destruiu sua vida vivendo uma mágoa antiga. Dê valor a esse coração que pulsa dentro de você! Deixe Deus fazer morada Nele!

Que Deus abençoe!

Felipe Pavan

Nenhum comentário:

Postar um comentário