quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Sete coisas que Deus não pode suportar


Provérbios 6:16-19 é sem dúvidas um dos mais reveladores textos bíblicos para uma melhor compreensão do caráter de Deus. Ali, estão listadas uma série de ações (infelizmente, muito comuns entre os seres humanos) que simplesmente provocam um sentimento de completa repulsa no “Todo Poderoso”. 

Salomão nos diz que há sete coisas que o Senhor detesta e uma delas, sua alma abomina.  “Detestar” conota a ideia de ter aversão e antipatia, não poder “suportar” algo, alguém ou alguma coisa. Já “abominar” vai além de uma “reprova”, sendo um sentimento de completa rejeição, capaz de gerar horror quando se está diante daquilo que é abominável. Logo, quem pratica tais ações não toma parte de Reino de Deus, a menos que se arrependa, confesse e deixe de praticá-las (Provérbios 28:13). 

Quando Moisés recebeu as tábuas com os Dez Mandamentos (que se preservam atuais e inalterados), Deus instruiu seu povo através de um código moral que tratava das relações homem-Deus e homem-homem. Não ter outros deuses, não construir imagens de escultura para adora-las, não fazer uso indevido do nome de Deus, ter um dia especial para descanso e meditação, honrar pai e mãe, não matar, não adulterar, não roubar, não mentir e não desejar o que é de outra pessoa, são preceitos que segundo Jesus, se resumem num único mandamento: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lucas 10:27). 

A prática de qualquer uma das ações abaixo identificadas, se opõem ferrenhamente tanto a lei quanto a graça, inviabilizando por completo nossa relação com Deus.  As seis primeiras são:

- Olhos altivos, reflexo de um coração arrogante e vaidoso, orgulhoso de si mesmo e que menosprezam o seu próximo. 

- Língua mentirosa, que age sem lisura ou pudor, difamando, ludibriando e enganando.

- Mãos que derramam sangue inocente, que praticam a violência e se negam a semear a paz.

- Uma mente maliciosa que maquina pensamentos perversos, enchendo o coração de maldade.

- Pés que correm rumo ao pecado, desejando ardentemente a prática do mal.

- A testemunha falsa, que com suas palavras mentirosas prejudica o próximo.

A sétima e última, é também a mais perniciosa de todas elas, quando a análise é feita sob a ótica divina. Tiago 3:15 dá ênfase ao perigo de se incorrer neste erro ao dizer que uma pequena faísca é capaz de incendiar uma floresta:  SEMEAR CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário