quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Pistis - A Fé e a Fidelidade


O Coração do velho Abraão pulsava despedaçado. Moriah já estava ao alcance dos olhos. Seus pensamentos divagavam a procura de resposta, afinal, pai e filho estão imersos em porquês e mais porquês. Mesmo assim, nenhum deles ousa questionar as ordens de seu Deus. Já no cume da montanha, Abraão estava pronto para realizar o impensável, oferecendo seu filho Isaque em sacrifício ao Senhor.

Ele prepara o holocausto, cuidadosamente ajeita a lenha, amarra Isaque “carinhosamente” e o deita sobre o altar. Apesar da dor, o velho patriarca tem uma certeza que lhe conforta o coração: - Nem que seja das cinzas, eu sei que Deus trará meu filho de volta! (Hebreus 11:17-18) 

Não por acaso, Abraão é conhecido como o Pai da Fé, pois em sua vida se cumpriu integralmente a definição de FÉ que o inspirado escritor da epístola aos hebreus redigiu:  - FÉ é a certeza das coisas que se esperam e a prova daquilo que não se pode ver (Hebreus 11:1).

Mas, falar de fé ao cristão pode parecer redundante, pois se cremos na divindade de Cristo, em seu nascimento virginal, sua vida, seu evangelho, sua morte, sua ressurreição, sua ascensão e seu vindouro retorno, sem que ao menos exista sequer uma única evidência cientificamente comprovada de sua existência, então nossa vida já é baseada em fé.

Na verdade, segundo as escrituras, o justo deve “viver” por FÉ (Romanos 1:16-17). Na pratica, todo homem nasce dotado de FÉ, a qual podemos chamar de FÉ NATURAL.  Poderíamos definir esta fé mais como um “ACREDITAR” do que propriamente “CRER”. É esta fé que leva grande parte das pessoas a acreditarem em DEUS. Todo cristão, em algum ponto de sua vida, também desenvolveu uma FÉ SOBRENATURAL em Cristo Jesus, e é esta FÉ que nos leva a obter salvação através da Graça (Efésios 2:8).

Alguns indivíduos do Corpo de Cristo, através do Espírito Santo, recebem uma capacitação especial para desenvolver uma fé que excede a da grande maioria, e foi a esse tipo de FÉ que Jesus se referiu quando disse que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível (Mateus 17:20). Essa FÉ específica, é a capacidade de se confiar em Deus de uma maneira completa e sobrenatural e se manifesta apenas em ocasiões especiais, em um número reduzido de pessoas, visando à realização de obras extraordinárias em tempos de crise, desafios e emergências. A este “fenômeno” damos o nome de "Dom da Fé".  Em muitas oportunidades essa FÉ opera em conjunto com outras manifestações espirituais, como é o caso dos dons de curar e do dom de operar maravilhas (I Coríntios 12:7-11).

Porém, se em alguns casos a fé pode obter picos de rara elevação, inegavelmente, todo cristão precisa desenvolver a FÉ, pois sem ela, o Fruto do Espírito fica incompleto.

Quando listou as características do fruto espiritual, Paulo usou a palavra grega PISTIS, que para a língua portuguesa, pode ser transliterada por FÉ ou FIDELIDADE, dependendo da versão bíblica. Ambas, estão intimamente ligadas, e não é possível exercer uma delas se a outra não estiver latente em nossa conduta.

A Fidelidade é uma qualidade que o Espírito Santo molda em nosso caráter, e que aperfeiçoamos diariamente em nossa peregrinação rumo ao céu. Ela nos faz “fiel em “tudo”. Quando pensamos em fidelidade como fruto espiritual, logo imaginamos se tratar de uma fé devotada ao Senhor, mas na verdade, devemos ir muito além deste conceito. Ser fiel a Deus implica em exercer a fidelidade em todas as esferas de nossa vida. Jesus nos ensinou que a fidelidade de um discípulo é medida primeiramente nas coisas pequenas e que mediante aprovação nestes “testes” seriamos promovidos a coisas maiores (Mateus 25:21). 

A fidelidade é a característica do fruto espiritual que nos leva a ser fiel não somente ao Senhor, mas também ao próximo e a nós mesmo. Fiéis nos dízimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; no relacionamento, na vocação, nas virtudes; entregando corpo, alma e espírito, sentir e agir, pensamentos e atitudes para Deus.

Ninguém é fiel a Deus sendo infiel ao seu cônjuge ou ao seu ministério. Ninguém é leal a Deus negando lealdade ao seu líder ou para com seu trabalho.   Nada disto, porém, é possível sem o exercício diário e continuo da Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário