terça-feira, 15 de novembro de 2016

Administrando o Tempo


Ninguém nasce pronto para arcar com responsabilidades ou executar qualquer tipo de trabalho. Da mesma forma, um líder não é produzido instantaneamente, pelo contrário, ele precisa ser “identificado”, “treinado” e “lapidado”. Não é tão complexo para homens com visão espiritual identificar potenciais obreiros em seu grupo de liderados. O treinamento também pode ser ministrado em um curto período, mas a “lapidação” deste “novo líder” em um “GRANDE LÍDER” é um processo lento, paulatino e contínuo.

A maturidade necessita de tempo. Aprender a valorizar o tempo e administrá-lo com sabedoria trará não somente sucesso, mas confiança naquilo que se faz. O dicionário Houaiss diz que: “tempo é um período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem”. Uma liderança solidificada crescerá em todo o tempo. Para algumas pessoas as circunstâncias adversas podem ser pedras de tropeços, mas para líderes de visão, as circunstâncias podem se tornar ferramentas pelas quais avançarão e obterão sucesso.

Os servos de Deus cresceram independentemente de fatores externos, eles nunca olham para fora, mas para dentro si, para a visão que Deus tem neles implantado (Filipenses 3:14). O relógio pode ser tanto um inimigo, quanto um aliado neste processo, dependendo de como lidamos com ele, e que tipo de efeitos ela causa em nós. O tempo não pode ser parado ou guardado. Assim, o que nos resta fazer em nossa breve existência é administrá-lo. 

Vejamos alguns exemplos de como administrar o tempo:

Estabeleça seus alvos de forma organizada:

Sem organização os seres humanos perdem tempo e energia. Organizar é por ordem, é estabelecer metas e objetivos, tanto para si quanto para organização a que se pertence. Dentro de qualquer organização é imprescindível que se estabeleça metas a curto, médio, e longo prazo. Existem coisas que levam tempo para se concretizar. Quando olhamos para o exemplo do rei Josafá, vemos um líder que alcançou grandes realizações. Ele decidiu ser um homem exemplar; decidiu reformar o culto a Jeová eliminando toda a idolatria possível; instituiu ensinadores do Livro da Lei para ensinarem nas cidades de Judá, e, juntamente com isso, veio-lhe muita prosperidade e respeito das terras em redor. Josafá era um homem organizado e de metas, por isso, todos o respeitavam (II Crônicas 17:1-10).

Estabeleça prioridades:

A disciplina para eleger prioridades e a capacidade para trabalhar em uma meta estabelecida são essenciais para o sucesso. Um bom líder sempre terá prioridades, saberá separar o que é importante daquilo que é urgente. Não é questão de trabalhar demais, mas a maneira eficiente de como trabalhar. Estabelecer prioridades é uma forma de se evitar muitos desperdícios, é determinar o que vem primeiro, o que é mais importante e mais digno (Mateus 6:33). 0 líder que escolhe trabalhar as prioridades, distribuirá sua energia na proporção adequada aos seus alvos e sempre alcançará um ótimo desempenho. Um bom líder saberá fugir daquilo que lhe tira o foco. Note que Josafá tinha um foco, ele era disciplinado. Sua motivação era servir a Deus de coração e seu objetivo maior era reformar o culto a Jeová e servir o povo da melhor maneira possível.

Faça tudo com amor:

A vida pode ser maravilhosamente feliz quando fazemos aquilo que gostamos. É raro quando não nos decepcionamos por um mau atendimento em alguma repartição, inclusive na igreja. Existem pessoas que servem com mau humor, como se estivessem ali obrigadas e não por gostar da função que ocupam. Por isso, é importante que um líder anime seus liderados a amarem o que fazem a ponto de serem capazes de fazê-lo com excelência (I Coríntios 16:14). Que aprendam a fazê-lo tão bem que as pessoas desejem pagar pelo serviço que prestam. Quando alcançamos sucesso em algo que gostamos, isso não é trabalho, é uma fonte de vida. Ao mesmo tempo em que estamos dando nossa contribuição estamos também desfrutando.

Cabe aqui uma pergunta: Se pudéssemos viver outra vez, o que faríamos de maneira diferente? John Maxwell diz que todas as pessoas têm dois dias muito felizes em suas vidas: o dia em que nasce e o que se entende o propósito da vida. Afirma que devemos descobrir a tarefa à qual nos doamos por inteiro, aquela que o tempo passa e sequer sentimos, por que amamos fazê-la. Diz também que existem pessoas trabalhando com o que não amam. Do contrário, não haveria tanta gente que se esforça, mas não faz sucesso, tantas empresas quebradas e tantos artistas que não conseguem vender suas obras.

Aproveite melhor o seu tempo:

O Blog da Escola Bíblica enumerou 10 dicas para que você aproveite melhor o seu tempo. Com mudanças simples em sua rotina diária, seu dia pode sim ser muito mais pró-ativo, dando a você oportunidades de empregar algumas horas em atividades muito mais prazerosas e produtivas. Confira:

01) Faça um planejamento de atividades e organize-as conforme a importância e urgência. Considere fatores como trânsito, tempo de deslocamento e esperas.

02) Não conseguiu escapar do trânsito? Aproveite-o para ouvir música ou notícias no rádio, fazer cursos de idiomas ou outro tema em áudio ou vídeo (internet).

03) Trinta minutos, três vezes por semana, são suficientes para criar uma rotina de caminhada, corrida ou pedalada.

04) Tire proveito da tecnologia. O celular e a internet podem ajudá-lo a se organizar, com ferramentas como calendário, alertas e aplicativos bancários. Só não se esqueça de observar as regras de segurança!

05) Para se organizar melhor no trabalho, deixe as atividades mais difíceis para a parte da manhã.

06) Você não é uma máquina. Depois de atividades que exigem esforço e concentração, permita-se uma pausa de pelo menos cinco minutos para relaxar. Tome um café ou uma lufada de ar fresco.

07) Aprenda a se impor limites. Às vezes, o mais saudável é dizer “não” a algumas solicitações de tarefas que não estavam agendadas e que vão te complicar.

08) Por mais que pareça produtivo, trabalhar além do horário todos os dias denota falta de planejamento. 

09) Praticar esporte demais também não é bom. A palavra aqui é equilíbrio.

10) Estabeleça recompensas. Por exemplo: se conseguir cumprir as tarefas agendadas para o dia marque um encontro com amigos ou compartilhe com a família, agradecendo a Deus com uma oração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário